Eis uma boa notícia em vários sentidos. A prefeitura da cidade de São Paulo anunciou que a partir de 2012 os táxis da cidade passarão a ostentar uma faixa quadriculada em volta do carro, provavelmente na cor azul. Além disso, número de registro e identificação da frota também deverão constar na carroceria.
Com isso, São Paulo voltará a ter táxis, digamos, mais padronizados com o que se vê mundo afora – e mesmo no Brasil também. A medida pretende facilitar ainda a identificação pelo usuário de táxis que não aceitam corridas ou que cometam infrações.
Como era esperado, os táxistas não gostaram da medida. Segundo o presidente do sindicato da categoria, os táxis paulistanos são bem identificados: “Tem o luminoso em cima, a placa vermelha. A população sabe o que é um táxi”, disse Natalício Bezerra da Silva. O que ele esqueceu é que a cidade é visitada por milhões de turistas que não se habituaram com a “discrição” dos táxis de São Paulo.
Em cidades como Rio de Janeiro ou Porto Alegre ou Curitiba, os táxis recebem pintura especial inconfundível – amarelo limão com azul na primeira, e laranja com preto na segunda. Em vez de usar algum tom diferenciado, a prefeitura padronizou o branco desde 1988, o que praticamente eliminou a cor do catálogo dos veículos particulares.
Aliás, segundo a Folha de São Paulo, a moda do carro branco principalmente em modelos luxuosos teria sido um dos principais motivos da medida. Melhor ainda saber que qualquer um poderá escolher o branco sem ser confundido com um táxi na maior cidade do país.
Acho que é Curitiba, e não POA, que tem os taxis laranjas com faixas pretas!
Taxi tem que ser muito bem identificado. Os caras compram os carros com 30% de desconto que não querem colocar as faixas identificadoras pra não desvalorizar os carros.
Se coubesse a mim esta decisão, pelo menos para São Paulo e outras grandes capitais, eu partiria do pressuposto que ocorre na maioria das capitais cosmopolitas, onde não é qualquer veículo que está homologado para a função "taxi", havendo toda uma linha específica para tal função. Exemplo: Londres, Nova York e Tóquio. Isso evitaria inclusive este tipo de confusão.
Mas aí é exigir demais de uma categoria que, além das benesses e mercado negro de credenciais, ainda se incomoda em aceitar estar em um ambiente que teoricamente deveria ser regulado.
Concordo com o Rodrigo tem que padronizar até os modelos que podem ser usados como táxi.
tb concordo com o Rodrigo. Tinham que levar em conta a emissão de poluentes, conforto ao passageiro e usuário e até criar categorias de acordo com itens de conforto (como ar-condicionado e wi-fi).
Outro dia pedi um carro grande no aeroporto de guarulhos no radio taxi especial e o cara queria me trazer um Honda Fit! Quando reclamei ele ainda argumentou que o Fit era uma van e que nem kit gás no porta-malas ele tinha. Brincadeira. Antigamente o radio taxi especial só tinha Opala e Quantum.
Acho ótimo, mas melhor mesmo seria mudar a cor, pois ainda haverá preconceito com o carro usado na cor branca, uma vez que o taxista ao vender seu taxi usado, vai facilmente retirar a faixa azul e vendê-lo na cor original, branca…
Em Porto Alegre, os carros são padronizados na cor laranja pelo menos há 30 anos.
Rodrigo tem razão,deveria haver uma padronização de determinados modelos para táxi,pelo menos nas grandes cidades,e que fossem os menos poluentes e mais econômicos pela medições do INMETRO.
É só polir o carro antes de aplicar as faixas.
muito palhaça isso , quem não percebe a diferença de um taxi , acho que é bem ceguinho, os de sp tem um luminoso em cima bem grande escrito taxi maior que os de outros municipios , isto é para a porefeitura arrecadar dinheiro , estão sempre inventandoe coisas , em saõ paulo os taxi ja são bem caracterizados os comum são todos na cor branca os de fronta tem as faixas na cor da empresa os de radios tambem tem o locotipo diferente e tem os de luxo que são carros grandes executivos de qualquer cor agora se colocar faixa no comum vai ficar todos iguais, quem não conhece não tem que comentar nada, sou taxista e meu carro ja ta cheio da faixas por sou de radio taxi
Colocar as faixas nos taxis é facil,porque eles não se preocupam em pegar carros clandestinos que fazem concorrência desleal com os taxistas em porta de grandes hotéis ou aeroportos que tá na cara de todo mundo e ninguém faz nada,padronizar os carros é uma boa,mas então vamos começar a fazer o certo para todos e não só para uma parte
E verdade compram com desconto de 30% e ainda ganham quase Rs 10.000 acho que vou virar taxista
Ser Taxista não é tão simples, concordo que conseguimos carros com até 30% de desconto, mas devemos levar em conta as taxas e impostos que pagamos para a prefeitura (que não são poucas) e ainda temos o carro super desvalorizado na hora da venda, e agora com a FAIXA AZUL ??? ele ficará machado e ainda seremos obrigados a pintá-lo que haverá mais depesas e desvalorização do veículo…. será que vale a pena tudo isso ??? ou é apenas uma questão de "ego" dos ricos que querem ter seu carro branco e não ser confudido com nossa categoria…..
Sou taxista e sou favorável até a mudança de cor para amarelo se for o caso, mas não posso deixar de comentar o seguinte: taxista não compra carro com desconto e sim isenção de impostos. Pra você é a mesma coisa? Não é não, o governo tem que dar isenção senão a frota vira um lixo, e quem achar que se fatura muito que venha trabalhar na praça.
Tambem sou táxista, e muito emgraçado saber como tem gente invejosa e fraca de caráter. Garanto que quem nos crítica não tem coragem de trabalhar 12, 14, 16 horas. Pensam que é só vantagems e regalias, vai na prefeitura para que te deem um alvára de presente, seja feliz com seus supostos 30 % de desconto e dedique 70 % de sua vida trabalhando, meditando é estudando com voltar a ter uma vida normal.
Tb sou do meio e tenho filho no taxi todavia, tenho formação superior o meu filho cursou o HySchool nos EUA e durante boa parte de minha vida dividi as horas noturnas e finais de semana trabalhando com meu taxi, pois sempre fui da área administrativa nas empresas que trabalhei . Alugns comentários maldosos que percebemos nessa pleia são de pessoas totalmente desinformadas sobre a gloriosa classe que deveria ser muito mais incentivada a continuar colaborando com o turismo, negócios, transporte de pessoas enfermas, dos boêmios que curtem a madrugada paulistana, enfim há uma variedade de prestação de serviço público por todos nós.
Tenho um Astra 2008 que vale na tabela FIP R$ 32.000,00 e paguei na ocasião 31.200,00. Sabem por qto estou vendendo para renovar minha ferramenta, depois de 300.000km rodados? R$ 18.500,00 !!!
Alguém que é do ramo comentou sobre as horas de trabalho a fio, sem direito a um toalete adequado (muitos fzm xixi na garrafa para depois dispensar no vazo sanitário), restaurantes caros o que leva a alguns chegarem ao absurdo de trazerem suas marmitas esquentadas dentro do motor de seus carros-taxi para almoçarem dentro do veículo ao relento dos cantos de uma rua qquer desta cidade.
Não falem bobagem. Não a profiram siquer sobre qquer assunto qdo não versarem de forma cabal sobre o mesmo. Vcs estão prestando uma desinformação a sociedade. Não se preste a falar asneiras em um meio tão contundente como esse – a internet.
É lamentável, não obstante os erros de português que percebi
ao ler alguns dos comentários.
Vcs tem visto por aí um profissional do taxi em situação financeira favorável? Morando em bons bairros, com plano de saúde em dia, com um bom dentista, mantendo a faculdade dos filhos, etc?
Amigo, seja cuidadoso com as palavras proferidas !
ISSO É DISCRIMINNAÇÃO, VC FAZ UMA FESTA E NO CONVITE VC COLOCA PESSOAS NEGRAS SÓ PODEM ADENTRAR COM ROUPAS VERMELHAS, MUITO OBRIGADO
É O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS TAXIS EM SÃO PAULO , OS BACANAS DESCOBRIRAM QUE O BRANCO É LINDO, E PRA FICAR DIFERENTE ESTÃO MANDANDO OS TAXIS COLOCAREM FAIXAS PRA FICAREM DIFERENTES DOS DELES…
NA MINHA OPINIÃO OS BACANAS QUE COMPRAREM CARROS NA COR BRANCA QUE COLOQUEM FAIXAS PRA FICAREM DIFERENTES…
NÃO PODEMOS MAIS ACEITAR ESSE TIPO DE DISCRIMINAÇÃO, DE PRECONCEITOS DA SOCIEDADE….
SOMOS TODOS IGUAIS …..SOU TAXISTA
Sou taxista em SP. O que vai acontecer é menos investimento no setor, como ocorre nos estados em que ouve essas padronizações. Se a desculpa é sobre fiscalização, que se invista na própria. Mas o municipio(assim como estado e federação)"não" tem dinheiro para tal, assim como não tem para educação, saúde, etc. E o cabresto continua nessa aceitação imposta que o povo inciste em aceitar. Reinvindicar seus direitos, pra que? É mais fácil aceitarmos os bolsa familia e ficarmos quietos. Arrecada-se impostos mais que Suiça e recebemos de volta pra lá de Paquistão.
e que benesses, hein? divide 30% para 24 meses. essa é a nossa benesse. naõ sou contra o enfaixamento diferenciado, até porque carro branco tem mais valor de mercado mesmo. mas também sou a favor de poder comercializar o alvará e pagar imposto sobre a venda, poder enfaixar de zebrado um audi, um azera, um ix35, um sonata, uma land rover. afinal de contas, segurar as pontas de passageiros apressados e desorganizados 16 horas por dia não é para qualquer um. mas não tem problema não, mais cedo ou mais tarde a população vai nos valorizar como merecemos.
ROXO. essa deveria ser acor. afinal de contas trocar o café da manhã pelo almoço, o almoço pelo jantar e o jantar pelo café da manhã, só taxista mesmo. essa é uma das unicas classes trabalhistas no brasil que não tem direito a nada. fgts, férias, 13o., 14o., assistencia médica, seguro de vida, praticamente quatro meses por ano só batendo lata sem passageiros-dezembro, janeiro, junho, julho- tem que ter aquele negócio…………..TAMBÉM ROXO. receber uma esmola do governo que todos acham que é desconto mas não é, isenção para os leigos é desconto. ganhamos isenção e em troca somos feitos de idiotas. ficamos sentados 16 horas por dia para podermos arcar com nossas despesas. não é por luxo não, ou porque estamos sentados em montanhas de dinheiro. se não for assim não pagamos nossas contas. infelizmente a população tem inveja e dor de cotovelo porque somos autonomos. nos danamos 24 horas, mas somos independentes. somente damos satisfação a prefeitura e ao inmetro. aquele que anda na linha consegue levar a vida sem ter que ficar preso oito horas por dia dentro de uma empresa. tudo tem vantagem e desvantagem na vida, mas a liberdade não tem preço e é um pouco por causa dela que a nossa cor É ROXA.
eu queria deixar meus comprimentos aos autores desse projetinho de colocarem faixas nos taxis , pais democratico e assim fazem e nem perguntam se a classe e favoravel , sr Kassab NADA perdeu toda a moral q tinha com a classe de taxistas nem pense que apoiaremos vc e seu partido nas ELEICOES, OBRIGADUUUU
SR GILBERTO KASSAB uma perguntinha , os carros que fazem trabalho de translados clandestinos em varios hoteis de SÃO PAULO como vai fazer vao ter que colocar as faixas tbem , mas ai vem a pergunta como vao passar no DTP se o trabalho e clandestino ?
bom nao presciso nem comentar que vai ser mais umas das taxas como a do lixo que ate hoje existem pessoas com processo ADM
, BOM SEI QUE esse e mail nao vai chegar em suas maos mas pra gostou da ideia , troque a cor do seu carro e coloca uma faixa quadriculada nele , por que vc ja viu como fica bonitinho , afff sem comentarios mas enfim
um gde abrx a todos e que DEUS O ABENÇOE
É engraçado como as pessoas acham que taxista nada em rios de dinheiro né? só porque pagamos um pouco mais barato nos carros temos um puta beneficio né? mas se esquecem que na hora de vender o prejuizo da desvalorização fica todo com a gente. Mas tudo bem não vou me preocupar em comprar carrão, se querem carro enfeitado vão andar em pé de boi daqui pra frente…
bom dia estou indignado com a merda das faixas que fui obrigado a colocar no meu carro .
tenho uma zafira trabalho com excutivo estou perdendo serviço porque o Doutor nao quer andar com carro fantasiado .
espero que o nosso sindicato de merda faça alguma coisa.
fora que quem nao sabe ou e de fora me pergunta se minha zafira e de frota respondo a eles nao meu carro è do Kassab ele me emprestou para que eu ficasse de palhaço trabalhando pra ele hahahahahahah. Cade a lei cidade limpa porra…
Espero providencias urgente . obrigado pela atençao de todos e me desculpe me por alguma coisa.
as pessoas que nao entende ! nao sabe o que e trabalhar 14 a 18hs para pagar impostos, varias taxas seguro caro prestacao alem do mais aguentar estes domingueiros , estes bebados de carroes brancos de habilitacoes compradas ou ate vc mesmo que nao tem capacidade de ser um profissional de taxi e sem falar da fabrica de multas do kassabinho isso e uma vergonha e nao vamos te esquecer nas proximas elecoes
adeus nunca mais vamos comprar carros bons para o servico de taxi falou kassabinho e esqueca nos votos e da nossa fammilia !!!
Eu acho quem fez esta "lei" nunca pegou táxi ou não está enxergando direito, pois os táxis já estavam identificados, cor branca, luminosos no teto escrito TÁXI e placas vermelhas, misturaram inveja da cor branca com o nossos serviços prestados isso é realmente uma pena, estão acabando com nossos carros novos ficaram apenas ridículos, fica aqui meu humilde comentário "um abraço a todos da classe".
Infelizmente alguns administradores nomeiam pessoas despreparadas para cuidarem de pastas que não os compete.Ex.: a ex digníssima prefeita Marta,nomeara como diretor de transportes publicos para seu então governo um agrônomo.
colegas , nada impedira os taxis geladeiras (clandestinos), sejá onde for, com faixa sem faixa, na hora que precisa de um taxi ele vai estar lá, pronto pra te atender, se tiverem faixas serão imãntadas, eles tem uma capacidade enorme de bular até fiscas e mole.
Isso e uma vergonha para a cidade.essas faixas ficarão horriveis, os taxi de sp foi eleito os mais bonitos do brasil, logo vai ficar os mais feios, pq os taxista ñ van investir dinheiro em carros pr colocar aquelas faixas feias.
como sempre o brasileiro não sabe o que diz e nem sequer analisa uma situação.
Quais são os maiores interessados nessa identificação???
30% é muito para um trabalhador que precisa ao menos trabalhar 12 a 14horas por dia TODOS os dias da semana.
Qual o custo de manutenção de um carro que roda diariamente no minino 100km ???
Como seria a nossa frota sem o desconto de 30%??? Vcs acreditam que o governo chegou a esse percentual por uma numerologa???? rsrsrs.
Ingenuos enquanto perdemos tempo com esses ataques os verdadeiros interessados provavelmente estam bem longe de SP aproveitando a vida.
Ou vcs acham que o verdadeiro motivo é facilitar a identificação para o usuario ????
pra quem nao sabe ja havia um padraõ,era o taxi comum BRANCO da frota com faixas da frota ,radio taxi com faixas da radio ,radio taxi especial VERMELHO E BRANCO ,e o luxo QUALQUER COR ,muito simples mas agora acabaram com o padrão,dei sinal pra um taxi com faixas na paulista a porra era do vermelho e branco mas nao tinha mais as portas e capo vermelho a porra era com faixa ,tive q paga mais caro pq a porra da tarifa e mais cara,e ainda era um logan afffffff hj de manha dei sinal pra um corolla todo branco tarifa normal ,gente venhamos por um logan no vermelho branco taxi especial ,em vez de se preocuparem com esse tipo de padronizaçao ai sim ,mas so acabaram com o padrao,agora quando vo da sinal espero vim um todo branco pq com faixa nao sei o que to pegando se frota ,vermelho branco , comum so da pra sabe quando cara para ai vc vai fica olhando e dispensa nao rola ne ,bem feito pro kassab tomara q taxista nenhum vote nele ,se isso acontecer aqui sp kassab ja era ,pq taxista e formador de opiniao fuiiiiiii