Era uma vez um projeto batizado de “Arara Azul” que ambicionava ser o carro mais barato do Brasil. Isso há 15 anos. Hoje o “Arara Azul”, mais conhecido como Celta, experimenta um ocaso lento na linha da Chevrolet.
A marca lançou nesta quinta-feira a linha 2015 do Celta e foi como dissesse “não compre esse carro”. Mas não naquele sentido de promoção que faz regularmente e sim para mostrar que o modelo não vale a pena. Custa até mais que o Onix de entrada, mesmo sendo menor e mais antigo.
Enquanto o Onix LS sai por R$ 33.190 o Celta LT 2015 (única versão agora) custa a partir de R$ 32.490, embora o preço oficial ainda não apareça no site da GM. Ele vem bem equipado, é verdade, com direito a ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e outros itens normalmente desejados, mas a faixa de preço o deixa muito próximo de modelos mais novos e mais atraentes.
Não é à toa que as vendas estejam minguando a cada mês que passa. O fenônemo não está restrito ao Celta especificamente, mas no consumidor brasileiro que anda disposto a gastar um pouco mais para ter um carro maior e mais completo. Pelo que se vê nos emplacamentos, a era dos pé-de-boi como o Palio Fire, Clio e o próprio Celta já morreu.
“A era dos pé de boi já morreu”…quanto elitismo nesta frase, quanta arrogância,quanta presunção,quanto pedantismo…
A indústria brasileira está cada vez menos escutando o que o povo tem condições de ter e só quer saber de oferecer tudo cada vez mais caro e mais caro e desdenhar o que é barato e o povo pode pagar.E a imprensa embarca nesta onda tb, desprezando os carros básicos, sem equipamento, mas de preços baratinhos, que no entanto, podem ser excelentes carros em si !
Até pouco tempo, Renault Clio, Fiat Palio,VW Gol G4 e Chevrolet Celta eram os representantes desta faixa, sendo o Clio, disparado, o melhor e mais eficiente deles.Aí vem a arrogante prepotente VW oferecer uma proposta semelhante com o Up,num preço absurdo, totalmente fora da realidade, e como a VW é a queridinha e protegida da imprensa,a imprensa protege este carro e manipula os testes para que o Up ganhe tudo, tentando transformar um fracasso num sucesso(sem sucesso, aliás, pois o Up não vende nem metade do que o Gol consegue).Em contráste , a imprensa em geral tem ódio mortal da Renault e esquece do Clio completamente, não o cita nem o compara com ninguém, tremenda injustiça para com este carro formidável.Agora vem a Chevrolet e elitiza o Celta, para que ele caia pelas tabelas e ela possa tirá-lo de linha de vez.
O brasileiro comum não tem dinheiro para torrar num Celta chique a peso de outro, nem para um Up,etc.
O que as montadoras precisam oferecer ao povão brasileiro, digo povão mesmo, são carros com a mesma proposta e filosofia dos antigos Fusca, Citroen 2cv, Mini, Fiat 500, não me refiro a estas cópias moderninhas retrô que custam fortunas, mas dos originais dos anos 40,50,60, que eram populares de verdade,povão mesmo, para valer.Teriam de ter esta mentalidade , este conceito, esta recieta de carro realmente popular mesmo, que possa ser vendido pela metade do preço dos falsos populares elitistas de hoje em dia: motores pequenos, de baixo desempenho, mas econômico, interiores ultra espartanos super ultra simples , mecânica simples e barata de reparar, além de barata de fabricar,utilitário e prático e robusto ao extremo, feito para durar.É disto que o povo precisa e só assim se democratizará o carro de verdade no Brasil: fazer carros que mesmo quem ganha apenas um salário por mês possa comprar ‘a prestação,em que os opcionais não sejam ar condicionado, direção hidráulica, viros/travas;espelhos elétricos e sim tapetes de borracha, revestimento de borracha nos pedais, revestimento de vinil nas portas,capinha de plástico para revestir a alavanca do freio de mão,ventilador.Isto sim seria carro popular de verdade, o básico do básico do básico a preço de banana!
Escritor Cristiano Camargo
Olá, Cristiano, entendo sua revolta, ela é justa, mas não sou eu que determinei o fim da era dos pés-de-boi! São o mercado e as montadoras! Minha opinião? Onix, HB20, Gol, novo Palio custando R$ 20 mil e todos equipados. Isso sim seria um merecido fim para os pés-de-boi. O problema hoje é que as vendas de carros ‘pelados’ está cada vez menor. O Mille, meses antes de ser aposentado de forma compulsória, representava apenas um terço das vendas gerais do Uno. Veja só.
O caso do Clio também é um bom exemplo. Mesmo custando R$ 25.290 na promoção, ele vendeu este ano 5,5 mil unidades. O Sandero, que custa de R$ 30 mil a R$ 52 mil, emplacou no mesmo período 30 mil carros!!! Quase seis vezes mais! Confira aqui: http://carros.ig.com.br/ranking/mais+vendidos+renault+todos+os+modelos+todos+os+paises+em+2014/01_2_1_24_00_00_00_00_2014_1.html
Com o Celta e o Onix é um caso parecido, mas a diferença é a GM meio que abandonou o primeiro ao equipá-lo com tudo que tem na manga e cobrar um preço alto por ele. É uma pena, mas para tornar os carros mais acessíveis a um consumidor com menos dinheiro é preciso cortar impostos, margens e facilitar o financiamento novamente. Sem isso, não há milagre.
Abraços,
Ricardo Meier
Se bestar, eles vão tirar o Celta de circulação e vão manter o Classic.
Sim porque se o ONIX vende bem, não tem porque manter o CELTA pois a diferença de preço é pequena. Aí então você pode até perguntar: “Então para que vai manter o Classic?”
Simples:
A diferença do preço de entrada do Celta para o ONIX é de menos de mil reais, mas a diferença do Classic para o Prisma (Sedan do ONIX) é bem maior com mais de onze mil reais de diferença. Não tem sentido manter CELTA.
Acredito que o Celta na faixa de R$ 24.500 seria um carro a ocupar a liderança em vendas, pois é um carro que, para o dia a dia, dá conta. O problema que muitos consumidores veem a “beleza” externa acima de outras questões. Tenho um Celta e um Gran Siena. O Celta é nosso carro de dia a dia. Ótimo quando precisamos ter agilidade no transito e estacionar em quase qualquer espaço. Já o Gran Siena é nosso carro para viagens com mais de 1 hora de deslocamento. Um carro alto, bem equipado, bem espaçoso que custa cerca de R$ 10 mil a mais que o Celta. Paguei R$ 44.900 no Gran Siena e acho que valeu muito a pena pois veio bem completo e mais robusto que muitos dos carros da categoria que rodam por aí. O Celta tinha tudo pra emplacar como um verdadeiro carro popular. Porem aqui na minha cidade (Parauapebas) cobram R$ 36.900 no Celta basico…. não preciso nem comentar sobre esse preço………….
Que texto infeliz meu caro Ricardo, tenho um Celta 2010 completo que me atende até hoje.
Sabe como encontrei sei blog? (só pode ser seu, para aceitarem esse tipo de texto). Pesquisando sobre esse novo Celta ou lançamento de um novo modelo para 2016, afinal, quero outro.
Ai você deve pensar, esse Bruno é um pobre que deslumbrou-se com seu primeiro carrinho, mas não, meu caro, meu pai tem um Evoque e uma S10 da nova.
Quando preciso viajar vou de Evoque (não é meu, mas tenho acesso quando quiser e sim, um dia será), no dia a dia, uso meu Celtinha com muito orgulho, do qual já em minhas mãos percorreu mais de 90.000 km.
Quantas vezes me deixou na mão? Nunca.