Ícone do site BlogAuto

Oficial: Land Rover e Jaguar são da Tata

O que um dono de um S-Type tem em comum com um futuro comprador do Nano? A pergunta tem tom de piada, mas agora é mais pura verdade: ambos são produtos da indiana Tata, a mais falada montadora de veículos dos últimos anos.

Depois de uma longa e arrastada negociação, a Ford vendeu as duas marcas inglesas para o grupo indiano, capitaneado por Ratan Tata, o criador do automóvel mais barato do mundo, o Nano.

Para quem foca em veículos de massa, pagar US$ 2,3 bilhões pelas duas marcas de luxo é uma surpresa, mas Tata quer ir além. Não se sabe para onde, mas ele é ambicioso, sem dúvida. Se a Land Rover é um bom negócio, a Jaguar é um mistério. Embora tenha imagem, tradição e requinte, deixa a desejar em vendas para outras marcas.

Espera-se que a Tata não vá repetir a estratégia furada da Ford, que ao invés de manter os carros dessas marcas com o mesmo padrão de luxo, resolveu introduzir peças e equipamentos mais baratos da sua linha, o que tirou status da Jaguar, principalmente.

Resta agora apenas a Volvo como marca premium da Ford, dentro da investida que ela fez na década de 1990. Mas essa, pelo jeito, deve ficar no grupo ao menos por um bom tempo.

Sair da versão mobile