Agora é oficial: a picape Hoggar e o sedã 207 Passion já não constam mais do site da Peugeot no Brasil. Os dois modelos também sumiram da lista de preços que a marca francesa envia aos jornalistas todos os meses. A morte das duas versões tupiniquins do hatch 207 já era aguardada desde o ano passado, mas, na época a Peugeot desmentiu a informação. No fim, apenas a perua 207 SW saiu de cena.
Mas o fim da família 207 era questão de tempo. Com vendas em queda, os quatro modelos agora darão espaço para os compactos da Citroën e a dupla 208 e 2008, este último previsto para lançamento em 2015. Aliás, o hatch 207, na verdade, um 206 reestilizado, ainda segue em linha, porém, vende cada vez menos – em setembro foram apenas 135 unidades.
À deriva
A situação da Peugeot no Brasil nunca foi tão ruim. De um período de graça no final da década de 90, quando o 206 virou objeto de desejo, a marca francesa vem perdendo clientes ano a ano. Nem o bom 208, que chegou aqui quase junto com a Europa, conseguiu reverter a situação. A montadora amarga apenas a 12ª posição no ranking de vendas em 2014 e, caso o 2008 não mude esse cenário, deve ser ultrapassada até pelas marcas de luxo BMW, Mercedes e Audi.
A verdade é que a Peugeot colecionou erros de estratégia nos últimos tempos. O primeiro deles foi batizar o 206 reestilizado de ‘207’. Depois vieram o 207 sedã e a picape Hoggar, produtos feitos para o Brasil, mas que não caíram no gosto. Seus modelos médios também custaram a evoluir: o 308 foi o que melhor se saiu, mas nem passou perto das boas vendas do 307. Já o sedã 408 é figura rara nas ruas. Mas o grande problema da marca é a imagem que tem de ser cara e ruim de pós-venda. Mesmo com muita campanha, essa percepção parece não ter mudado.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
A empresa anda mudando de presidente com uma frequência incomum no Brasil. Espera-se que agora o novo presidente consiga mudar esse quadro.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.