Não dá para negar que os crossovers, SUVs e utilitários-esportivos são a atual sensação do momento nos quatro cantos do mundo. No mercado brasileiro, o modelo mais vendido da categoria emplacou quase 50 mil unidades no acumulado de 2017; se posicionando em 11º lugar no ranking geral de carros de passeio e comerciais leves. Porém, você sabe o que é cada um deles?
O crossover, de início, pode ser classificado como um veículo que combina diversos estilos e funcionalidades. Entre eles, o conforto entregue por um sedã; o amplo espaço interno de uma minivan; a modularidade de uma minivan e a versatilidade de um hatch. Além de, é claro, um certo apelo off-road; mas sem abusar muito de tal característica – ou seja, nada de enfia-lo na lama como se fosse uma picape. Como exemplo, há o Nissan Kicks e o Hyundai Creta.
Por outro lado, um SUV (Sport Utility Vehicle) ou em português, utilitário esportivo, é um veículo que ostenta característica parecidas com a de um crossover. No entanto, este tipo de automóvel é mais “bruto”; tanto é que a maioria deles utiliza o chassi de uma picape – o Toyota SW4, por exemplo, nada mais é que uma versão “fechada” da Toyota Hilux. Com isso, ele entrega uma maior capacidade para o fora de estrada; inclusive com motorização diesel e tração 4×4 na maioria dos modelos do segmento.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Porém, para o Inmetro, um SUV é um carro que oferece ângulo de entrada mínimo de 25º e de saída de 20º; ângulo de transposição de rampa mínimo de 14º; altura livre do solo entre os eixos de pelo menos 200 mm e altura livre do solo sob os eixos dianteiro e traseiro mínima de 180 mm.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.