Para se manter atual, um automóvel passa por uma série de mudanças, normalmente quatro anos após ter sido introduzido no mercado, o que inclui um facelift (também conhecido como reestilização). Trata-se de uma alteração feita pelas fabricantes em seus veículos, que consiste em pequenos ajustes no visual para oferecer uma “cara” mais moderna e se alinhar com a identidade visual da marca, com mudanças mínimas para a linha de produção da empresa.
Na maioria dos carros, um facelift inclui faróis com novo formato, grade redesenhada, para-choque dianteiro e traseiro com novo desenho, lanternas com novo formato e ajustes no desenho do porta-malas, além de novas portas. No entanto, em alguns modelos (como é o caso da versão reestilizada do Ford New Fiesta), as mudanças se concentram apenas na dianteira.
Além disso, o fabricante pode atualizar o interior do modelo. Caso as mudanças sejam mais drásticas (como no recém-lançado Novo Fiat Uno), há painel com um novo formato, volante redesenhado, novo painel de instrumentos, painéis de porta com mudanças e novos equipamentos. No entanto, se as alterações forem apenas pontuais, há somente mudanças no acabamento e novos itens de série.
O que não muda, porém, é a parte estrutural do veículo e também a “lataria”. As medidas do carro podem sofrer mudanças, devido ao uso de novos componentes, mas a distância entre-eixos, por exemplo, costuma ser a mesma.
Para acompanhar o facelift, a gama de motores também pode receber novidades, com ajustes para entregar mais potência e menor consumo de combustível, por exemplo, ou até mesmo uma motorização totalmente nova.
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Além de carros de passeio, o facelift é aplicado em outros veículos, como é o caso de utilitários, motocicletas e até mesmo caminhões.
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