Foi como o leitor Luiz Otavio disse no post anterior: a Fiat acabou liberando as informações do novo Stilo nesta terça-feira, à noite. Normalmente, essa parte do evento fica reservado para antes do test-drive da imprensa, que ocorre hoje, quarta-feira.
Melhor para nós, que pudemos ver o novo Stilo com todos os detalhes. Mas, como primeiro lançamento do ano, o hatch médio da Fiat veio mais como aperitivo do que prato principal. Isso porque as novidades são pequenas no visual e o câmbio “automático” Dualogic, embora interessante, não é nada revolucionário.
Resumo da ópera: o Stilo 2008 veio para ganhar tempo enquanto o Bravo não chega – quem sabe no final de 2009. A verdade é que a Fiat precisava oferecer uma alternativa pra quem gosta do carro, mas quer um câmbio de trocas automáticas. O sistema Free Choice, da Magnetti Marelli cumpre essa tarefa, apesar de não ser um câmbio automático como enfatiza a Fiat em seu release.
Sim, é parecido com o Easytronic que a Chevrolet disponibilizou no Meriva. No entanto, a Fiat diz que ele é mais inteligente a ponto de registrar o perfil de direção do motorista, reduzir marchas quando há frenagem e oferecer um mimo para os amantes da velocidade, as borboletas de trocas manuais atrás do volante.
Se o rodar do Stilo Dualogic for semelhante ao do Meriva automatizado – o que apostamos –, dirigi-lo será uma experiência um tanto estranha, misto de manual com automático, mas que dá para se adaptar.
Por falar em adaptação, a Fiat preferiu não mexer tanto no visual do carro, como fez com a linha Palio, que ganhou toques de Punto e Alfa Romeo. As modificações fora discretas, resumindo-se a uma nova grade, pára-choque frontal, espelhos retrovisores com luzes de direção e escapamento duplo. Duplo?! Opa, aqui erramos na suposição. A Fiat criou saídas falsas na traseira, apenas para conferir um visual esportivo e nós caímos.
Por dentro, o carro ganhou o rádio Connect, capaz de atender telefones e tocar músicas de MP3 players e pen drives.
Ah, sim, tal qual o Meriva Easytronic, também o Stilo Dualogic custa menos que um câmbio automático convencional. São R$ 2 490 a mais no preço pelo equipamento, disponível nas versões Flex e Sporting. Quase esquecemos de falar do desempenho. Pois é, a Fiat informa que é o mesmo do modelo com câmbio manual tanto em velocidade máxima e aceleração quanto no consumo, nesse caso usando o modo manual.
E na prática? Bem, o Stilo surpreendeu. O câmbio Dualogic é bem mais eficiente que o Easytronic. Em muitas situações, ele lembra mesmo um câmbio automático, com trocas suaves e um trabalho adequado da embreagem eletrônica.
Ou seja, a Fiat tem aí uma boa oportunidade de oferecer um hatch médio com câmbio sequêncial mais barato e com motor flex, o que a concorrência não tem ainda.
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