Foi como o leitor Luiz Otavio disse no post anterior: a Fiat acabou liberando as informações do novo Stilo nesta terça-feira, à noite. Normalmente, essa parte do evento fica reservado para antes do test-drive da imprensa, que ocorre hoje, quarta-feira.
Melhor para nós, que pudemos ver o novo Stilo com todos os detalhes. Mas, como primeiro lançamento do ano, o hatch médio da Fiat veio mais como aperitivo do que prato principal. Isso porque as novidades são pequenas no visual e o câmbio “automático” Dualogic, embora interessante, não é nada revolucionário.
Resumo da ópera: o Stilo 2008 veio para ganhar tempo enquanto o Bravo não chega – quem sabe no final de 2009. A verdade é que a Fiat precisava oferecer uma alternativa pra quem gosta do carro, mas quer um câmbio de trocas automáticas. O sistema Free Choice, da Magnetti Marelli cumpre essa tarefa, apesar de não ser um câmbio automático como enfatiza a Fiat em seu release.
Sim, é parecido com o Easytronic que a Chevrolet disponibilizou no Meriva. No entanto, a Fiat diz que ele é mais inteligente a ponto de registrar o perfil de direção do motorista, reduzir marchas quando há frenagem e oferecer um mimo para os amantes da velocidade, as borboletas de trocas manuais atrás do volante.
Se o rodar do Stilo Dualogic for semelhante ao do Meriva automatizado – o que apostamos –, dirigi-lo será uma experiência um tanto estranha, misto de manual com automático, mas que dá para se adaptar.
Por falar em adaptação, a Fiat preferiu não mexer tanto no visual do carro, como fez com a linha Palio, que ganhou toques de Punto e Alfa Romeo. As modificações fora discretas, resumindo-se a uma nova grade, pára-choque frontal, espelhos retrovisores com luzes de direção e escapamento duplo. Duplo?! Opa, aqui erramos na suposição. A Fiat criou saídas falsas na traseira, apenas para conferir um visual esportivo e nós caímos.
Por dentro, o carro ganhou o rádio Connect, capaz de atender telefones e tocar músicas de MP3 players e pen drives.
Ah, sim, tal qual o Meriva Easytronic, também o Stilo Dualogic custa menos que um câmbio automático convencional. São R$ 2 490 a mais no preço pelo equipamento, disponível nas versões Flex e Sporting. Quase esquecemos de falar do desempenho. Pois é, a Fiat informa que é o mesmo do modelo com câmbio manual tanto em velocidade máxima e aceleração quanto no consumo, nesse caso usando o modo manual.
E na prática? Bem, o Stilo surpreendeu. O câmbio Dualogic é bem mais eficiente que o Easytronic. Em muitas situações, ele lembra mesmo um câmbio automático, com trocas suaves e um trabalho adequado da embreagem eletrônica.
Ou seja, a Fiat tem aí uma boa oportunidade de oferecer um hatch médio com câmbio sequêncial mais barato e com motor flex, o que a concorrência não tem ainda.
[album=5,extend]
Desculpem mas,o stilo nao tem escapamento duplo,e sim uma imitacao mal feita de um escape duplo,ja q se pode ver o verdadeiro cano de escape atras do para choque.
Não tem nada de novo, porém ainda continua um belo carro.
Agora que papo é esse de que é não tem escapamento duplo? Credo que idéia ridicula essa do remendo, se for verdade.
Até tinha achado o carro bonito nas fotos com duas saidas de espape, mas esse remendo não dá.
O Stilo só ganhou com esses retoques.
Continua bonito e imponente.
Face-Lifit no Brasil não presta!!!
Claro que em partes!!!
quem fala mal do stilo sporting dual logic ou é recalcado ou não tem dinheiro pra comprar um. fala serio… o carro é bonito, excelente de direigir, confortável e muito estável.
nao tem do que falar mal. e olha que já tive golf 2.0 confortline e peugeot 307 feline e nenhum chega aos pés…
O carro é fantástico pena que será descontinuado em 2009!
O CARRO É ÓTIMO. NO COMEÇO TIVE DUVIDA MAS LOGO QUE CHEGOU FIZ A AQUISIÇÃO DE UM MODELO. PRA QUEM AINDA TITUBEIA FIQUEM TRANQUILOS. NAO HA MOTIVOS PRA ISSO MAS TEM QUE SER COMPLETO. LINDO, CONFORTAVEL, MODERNO. O CAMBIO É FANTASTICO COM MUDANÇAS SUAVES E PRECISAS AO SIMPLES TOQUE DAS BORBOLETAS NO VOLANTE OU NA ALAVANCA DE CAMBIO, O CONSUMO DENTRO DOS PADRÕES FLEX, DIREÇÃO ELETRICA, CONTROLE DE TRAÇÃO E MUITAS OUTRAS COISAS INTERESSANTES.
UM CARRO PRA QUEM TEM ESTILO E GOSTA DE TECNOLOGIA.
COMO SEMPRE A FIAT É UMA MARCA INOVADORA.
TECNOLOGIA É O FORTE DA MARCA, A PRIMEIRA A LANÇAR UM VEICULO TURBO DE FABRICA NO BRASIL, UM MOTOR DE 5 CILINDROS E 20 VAVULAS, TETO SKY WINDOW, RADIO COM CONECÇÃO BLUETOOTH DENTRE OUTRAS COISAS.
O CARRO EU RECOMENDO.
ESTOU MUITO FELIZ COM A AQUISIÇAO.
ABRAÇOS…
quanto ta custando o stilo schumarq
belo carro.
Stilo, um belo carro, se Deus quiser irei comprar um 03 04 e simplesmente um completo carro, maravilhoso! so fala mal quem nao tem coragem de encarar a manutencao e quem nao tem a grana pra comprar um.
Abracos,
Não adianta fala mal do carro …Quem não tem ‘Stilo’ não tem nadaaaa !!! rsrs
abraços
fala serio esse carro é foda meu sonho
fala serio esse carro e meu sonho
maravilha de carro,este é o meu sonho sei que ainda vou ter oportunidade de adiquirir um. as cores são fatasticas principalmente amaralo esporte.
este nao da dreito de falar mau, so fala quem nao intende de carro.