Alguns leitores ficaram curiosos sobre o Cerato renovado, também conhecido como Forte. Pois fomos lá ver o carro de perto, nesta quarta, dia mais tranqüilo para andar no Salão. A impressão é que ele ainda não está à altura dos sedãs médios principais. Estaria mais para um bom sedã médio de entrada, para brigar com versões mais simples do mercado.
O carro é “n” vezes mais interessante que o Cerato antigo: linhas diagonais, traseira notchback, rodas atraentes, etc. Ao entrar no carro, no entanto, não pensem em Corolla ou Civic, é bem mais simples, embora tenha alguns itens que vemos no rivais, como entrada para iPod e USB, por exemplo. A Kia e a Hyundai ainda não se livraram daquele padrão coreano de painéis, botões e grafismos, talvez uma das poucas heranças do passado.
Resta saber se anda bem e se custará barato. Nós também escutamos gente falando em R$ 50 000 e outros em R$ 60 000, mas acreditamos na hipótese mais barata. O Cerato não tem porte para encarar os sedãs japoneses.
Em compensação, o Soul, um pequeno crossover cogitado para ser produzido aqui, parece uma jogada muito certa da Kia. As dimensões externas são pequenas, mas por dentro ele é espaçoso. Tem cara de uma espécie de Vitara moderno, carro que agrada as mulheres. Deve vir custando em torno de R$ 70 000, um pouco mais barato que o Sportage.