Meus caros, estou em Genebra cobrindo o salão para o iG Carros. Apesar da correria, segue aqui uma lista do que vi de legal no evento, com meus comentários pessoais. Essa seleção pode aumentar caso eu me lembre de outros modelos.
O Megapixel é evolução do Pixel que, por sua vez, era uma releitura da proposta do Nano. Em outras palavras, como fazer um carro barato que europeu goste já que o Nano passou longe de agradar. As portas deslizantes são bem funcionais para cidades e o interior parece bem aproveitado. Daí virar realidade já é outra história, mas o caminho me parece promissor.
Demorou para a Ford se tocar que uma minivan compacta é ainda uma boa sacada na Europa. O Fusion – o europeu – tentou sem sucesso, mas com a B-Max a missão parece possível. O modelo é bonito, prático – também apela para a porta deslizante na traseira (além de dispensar a coluna B), melhor que a estranha porta suicida da Opel Meriva – e confortável. Se os motores Ecoboost cumprirem com a expectativa que criaram, a Ford vai se dar bem. Queria ver a B-Max no Brasil, mas com o EcoSport novo isso é uma utopia.
Não que o visual seja arrebatador. Pelo contrário, é a mesma receita da Volvo nos últimos anos, mas o V40 (ah, sim, trocaria esse nome para C50 ou algo assim) é um hatch para pensar em comprar. O C30 tem seu valor, é verdade, mas espantava muitos clientes com suas soluções exóticas e pouco práticas. O V40 não. Segue a cartilha da praticidade e tem um interior muito legal além de bom pacote técnico que deve melhorar no futuro já que a Volvo prepara uma nova família de motores 100% sua.
Se você tem um bom home-theater em casa ou qualquer aparelho com um som potente (um iPhone serve) experimente ver no Youtube esse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=v5ML9ET7GJ0). As imagens e a música dizem tudo. A Ferrari passou o vídeo num telão em seu estande com o volume tão alto que você sentia no peito a vibração do motor V12. Parecia que a F12berlinetta estava acordada ali do lado.
Em matéria de design, eu considero a Nissan em duas situações bem distantes. Há os esportivos como o GT-R e o 370Z que têm um visual cativante e o carros comuns, com seu estilo apagado. O Invitation é um sopro de renovação bem vinda. Suas linhas são bárbaras, os faróis e lanternas saltam aos olhos e a grade faz muito mais pela marca que uma Livina inteira. O nome, aliás, não poderia ser mais perfeito. Só resta torcer para que o modelo vire algo palpável.
Quando eu venci o mar de gente que formava uma barreira humana à frente do Aventador J a primeira coisa que me veio à cabeça foi “nossa, parece um Mach 5 futurista do desenho Speed Racer!”. O Aventador jé um esportivo com imensa personalidade, mas essa versão passa dos limites. A Lamborghini faz carros um tanto exagerados, porém, o “J” não parece ter nada sobrando.
Não acho os carros da Koenigsegg bonitos, detesto o nome, não sei nem como eles conseguem fazê-los ir tão rápido, mas tive de dar o braço a torcer. Essa versão com pintura azul é fabulosa. Até na foto o carro ficou meio que em 3D. Ao vivo, é melhor ainda. Mas nem assim eu levaria para casa…
Fiquei mal-humorado com a Peugeot aqui na Suíça. Aluguei justamente um 207 europeu para ir ao salão, carro que não tinha dirigido anteriormente. E é um bom hatch, mais espaçoso, ergonômico e confortável que o nosso falso 207. Ainda gosta de bater duro no asfalto, mas era para ser um concorrente respeitado no Brasil. Agora, a marca vai corrigir esse equívoco com o 208 nacional. Mas ele será tão bacana quanto o europeu?
Tive a oportunidade de conhecê-lo em detalhes graças à paciência de funcionário da Peugeot no estande e adoraria ter um. O visual não vai gerar o mesmo alvoroço do 206, mas é inconfundível. O carro traz motores e câmbios novos e muitas sacadas legais como tela multifuncional com direito a aplicativos que falam com a internet e smartphones. A posição de dirigir é ótima, o volante pequeno e ovalado possui ótima pegada e o acabamento surpreende. Claro que falta andar para confirmar várias teorias, mas a Peugeot tem uma ótima chance de se redimir no Brasil.
Caro Ricardo, será que vamos receber o verdadeiro 208, ou teremos que aturar novamente um "207,5", ou seja, um 207 com facelift para parecer o 208?
Pelo histórico da Peugeot, é isso que irá acontecer.
sem deixar nada para falar, reportagem pessimo. parece que enviaram ao homem das cavernas ao futuro, acima sem gosto nenhum. na verdade opiniao de brasileiros vai de mal em pior, somente basta com ver as merdas de carros que temos neste pais e as mesmas que vao a seguir.
O novo volvo nunca poderia se chamar c50 pq nao é um coupe…mas poderia se chamar v30 para nao dar confusão
Depois de ver o novo sistema PAT da Volvo, o V40 ficou mais bonito do que nunca.
Esse sistema faz com que ao ser detectado o pedestre e "em último caso" (!) o capô do carro se inclina em direção à dianteira do veículo e é acionado um air bag em forma de "U" que cobre a maior parte do para-brisas dianteiro protegendo o corpo (capô) e a cabeça (air-bag) do pedestre (ciclista)!
Muito à frente, mas muito à frente mesmo, do que um dia sonhamos em ter! Ficamos, por aqui, felizes por termos air bags frontais de série em nossos carros, imagine a dupla, mais air bags laterais, cortinas, para proteção de joelhos, sistema anti-atropelamento, esse sistema PAT, mais a sopinha de letrinhas de freios, tração etc… que hoje é disponibilizada aos europeus!!! Pelo visto, a vida deles é muito mais valiosa, muito mais importante do que a vida dos pobres mortais do hemisfério sul!
E viva o Palio Celebration, o Gol 25 Anos, a nossa Kombi, os Mille e tudo mais!!!
Faltou dizer que muitas marcas comunicam sobre a economia de combustivel e items de seguranca inovadores dos seus modelos, mas parece que isso ainda nao e' importante para o jornalista que escreveu o artigo.