Com a esperança de termos uma versão bem mais atraente, a Renault decidiu revelar o Duster, um crossover barato baseado na plataforma do Logan. Mas surpreendeu ao apresentar um Duster de corrida, preparado para disputar o troféu Andros, de corrida no gelo. Pois é, existe até essa categoria de automobilismo.
Ao contrário da unidade fotografada dentro das instalações da Dacia, a versão de corrida é extremamente baixa, graças à suspensão preparada. Tem suspensão double-wishbone, ideal para corrida, pesa apenas 950 kg e traz um motor 3.0 litros com 350 cv – os pneus são Continental Racing Contact 3 calçados em rodas 5,5 pol x 16 pol.
E quem vai pilotar o Duster no gelo? Nosso glorioso inimigo número nas pistas nos tempos de Ayrton Senna e Nelson Piquet, o tetracampeão Alain Prost.
A versão de série do Duster, claro, será bem diferente. Terá porte semelhante ao do EcoSport e deve ser produzida no Brasil para encarar o bem sucedido modelo da Ford. Mas precisa de um banho de loja para agradar o brasileiro porque com essa cara da Dacia, Deus me livre…