O grupo Fiat gosta dessa prática: mostra o carro por fora e, depois de um tempo, publica fotos do interior. Com o Doblò foi assim e agora o Alfa Romeo Giuletta seguiu o roteiro. O ex-Milano (veja a história curiosa no final do post) é tão belo por dentro quanto por fora. O console tem linhas horizontais sem interrupções do porta a porta – apenas na altura dos mostradores há um belo contorno na parte superior.
A tecnologia atual está lá mas o aspecto é meio retrô com soluções estéticas interessantes para cada grupo de instrumentos. O painel de instrumentos é uma elegância única mas…
..tinha que ter um “mas”. Repare no volante, cópia do que é usado no Linea, da Fiat. E veja no computador de bordo o sistema Blue&Me. Nada contra esses equipamentos, mas a Alfa é uma marca premium e não pega bem para um comprador que paga mais caro por um produto diferenciado ver itens de carros comuns.
Ainda assim, o Giuletta é um hatch à altura da tradição da Alfa Romeo. Poderia, sim, ter se chamado Milano, que tem mais a ver com sua proposta, mas a Alfa mudou o nome temendo protestos dos ex-funcionários da unidade milanesa, que foi fechada. Seria uma ironia um carro com nome da cidade ser feito em outro local.