“Não compre sedã médio agora”, já dizia o slogan de uma certa marca sem presidente. Mas é sensato não tomar nenhuma atitude até o final do mês. Dois lançamentos foram confirmados esta semana: o Corolla 2012 com visual reestilizado e o novo Jetta, da Volkswagen.
O Corolla chega primeiro com seu leve facelift que, para muitos, piorou o visual. Motor 1.8 agora com Dual VVTi, ou seja, válvula de escape com comando variável, câmbio automático manual de seis marchas e outras melhorias. O evento começa na segunda, dia 21, e o test-drive acontece na terça, 22. A Toyota faz o correto em relação ao seu carro mais vendido, líder do segmento: não pode ficar esperando a concorrência encostar.
Ao contrário da Honda, a montadora melhorou o pacote de equipamentos e criou novas e verdadeiras versões, aumentando as opções dos clientes. Mas o Altis, coitado, merecia ser aposentado porque pagar R$ 88.250 por um sedã é dureza. Dá para levar um belo crossover para casa ou um sedã grande como o Fusion ou Malibu.
Jetta para gregos e troianos
Expectativa mesmo temos pelo Jetta. Das tentativas de incomodar os japoneses, a da Volkswagen nos parece a 2ª mais potencial depois do Elantra, da Hyundai. Tecnicamente, o modelo pode incomodar: a dirigibilidade é das melhores, equipamentos não faltam e há ainda a dupla TSi e DSG, o motor turbo com injeção direta e o câmbio de dupla embreagem. O carro está maior e o design se não é surpreendente ao menos não é feio. O outro lado da história é o motor 2.0 de 120 cv da versão de entrada e o péssimo costume da marca alemã de cobrar por uma pecinha em formato circular com um V e um W sobrepostos. Por causa dela, seus carros custam mais que outros semelhantes sem oferecer nada a mais. Se oferecer um custo-benefício bom de verdade o Jetta pode, sim, ser um sucesso. Vamos descobrir isso nos dias 24 e 25, conforme havíamos adiantado antes (e errado um mês um pouco antes!).