A indústria automotiva brasileira enfrentará mudanças significativas já em janeiro, quando fabricantes nacionais e importadoras serão obrigados a implementar uma série de recursos de segurança em seus veículos, conforme estabelecido pelo Rota 2030.
O Impacto do Rota 2030 na Segurança Veicular com os novos itens
Iniciando no primeiro dia de 2024, todos os carros fabricados e importados para o Brasil, com ano/modelo 2024, deverão incorporar novos equipamentos de série. Essa medida visa garantir a segurança não apenas dos motoristas, mas também dos passageiros e pedestres. Embora as obrigatoriedades estivessem inicialmente programadas para aplicação anterior, foram adiadas devido à pressão do setor produtivo, agravada pela crise da COVID-19.
O Rota 2030, estabelecido em 2019, já havia tornado obrigatórios alguns itens de segurança para veículos novos. Agora, seu escopo se expande, assegurando que até mesmo projetos mais antigos em comercialização ofereçam esses recursos de fábrica. Os objetivos centrais do programa incluem fortalecer o setor automotivo nacional, tornando-o referência em produção e exportação, e garantir maior eficiência energética, adoção de tecnologias avançadas e proteção a ocupantes.
Implementação Gradual dos Novos itens
O projeto Rota 2030 é implementado de forma gradual, introduzindo obrigatoriedades para as montadoras a cada ano. As unidades produzidas em 2023 ou anteriores e que ainda estão em estoque nas revendas estão isentas das novas obrigações. Abaixo, destacamos alguns dos equipamentos que todos os carros 0km fabricados a partir de 1° de janeiro de 2024 deverão oferecer de série.
Controle de Tração e Estabilidade – ESC
O ESC, obrigatório em novos projetos há quatro anos, torna-se agora um item de série em todos os carros no mercado. Utilizando sensores para calcular o trajeto do veículo, o sistema atua em conjunto com direção, suspensão e freios ABS, corrigindo desvios em curvas e derrapagens que poderiam levar a acidentes. Modelos como Fiat Mobi, Argo, Cronos, Peugeot 2008 e Renault Logan, que não possuem o recurso em todas as versões, serão obrigados a implementá-lo.
Luzes de Condução Diurnas – DRL
Para garantir maior visibilidade dos automóveis durante o dia, o DRL torna-se obrigatório. Não é necessário que esteja acoplado à peça principal do farol ou seja composto por luzes de LED. Por exemplo, o Volkswagen Polo Track utiliza iluminação halógena para esse fim. Importante destacar que as luzes de posição não possuem a mesma função. Modelos como o Fiat Argo, que possui apenas um filete em LED como luz de posição nas versões mais caras, precisarão realizar alterações no conjunto óptico.
Repetidores de Seta Laterais
Anteriormente exclusivos para modelos mais caros, os repetidores laterais de seta serão obrigatórios a partir de 2024. Esses dispositivos, instalados nos retrovisores ou nas laterais próximas às caixas de rodas, facilitam a visualização da direção pretendida pelo motorista, mesmo fora do campo de visão das lanternas traseiras e faróis.
Alerta de Uso dos Cintos de Segurança
Em 2024, todos os automóveis novos no Brasil deverão contar com alertas sonoros indicando o não afivelamento do cinto de segurança. Esse recurso emite um som estridente para alertar motoristas e passageiros sobre o uso inadequado do equipamento de segurança, cessando apenas quando o cinto está corretamente preso.
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Futuras Adições ao Rota 2030
Além das mudanças imediatas, as próximas fases do Rota 2030, sem atrasos adicionais, incluirão novas obrigações, como proteção de impacto ao pedestre a partir de 2025 para veículos não lançados e 2030 para os novos. Outras medidas abrangem proteção contra impactos frontais para SUVs, câmera de ré ou sensor sonoro e proteção para impacto lateral contra poste, estabelecendo padrões mais elevados para a segurança automotiva no Brasil.
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