Fiat Grand Siena com teto solar circulando em testes (Foto: Autos Segredos)
Há um tempo, o teto solar era uma opção para carros considerados de luxo. Porém, nos últimos anos, esta situação se reverteu. A Fiat, por exemplo, incrementou a linha do Punto com o teto solar Skydome, que fez a cabeça da molecada e até mesmo dos mais velhos, que curtem uma esportividade e sensação de liberdade. Entretanto, oferecido como opcional, o item era bastante caro, chegando a custar o preço de uma moto popular de cem cilindradas, por exemplo. A Citroën também entrou na onda e já está na sua terceira edição Solaris na gama do compacto C3, que agora também contempla do médio C4.
Porém, um modelo mais barato seguirá essa estratégia para fazer os olhos dos jovens brilharem. A nova geração do Palio ganhará em maio a opção de teto solar Skydome, segundo revelou o programa Auto Esporte no último domingo, em uma reportagem exibindo o hatch equipado com o item e retratando o conto citado acima. É bem provável que o equipamento esteja disponível nas versões topo de linha do hatch, ou seja, a Essence e Sporting.
O novo Grand Siena seguirá o mesmo caminho e ganhará no mesmo mês o teto solar Skydome na sua lista de opcionais na versão Essence. O preço, porém, ainda é uma incógnita. Se seguir o mesmo valor cobrado no hatch médio Bravo, que é de R$ 4.805, continuará sendo uma “menina dos olhos” dos jovens mesmo. Pois quem estaria disponível a pagar quase cinco mil reais num item que seria utilizado na maioria das vezes em dias de sol?
Ao contrário de países europeus e da américa do norte, esse acessório nunca vingou no país. Excessão são os da linha Fiat, em especial o do Stilo (Sky Windows)que sabe como ofertar tal acessório como o algo a mais e diferênciado com relação aos tetos da concorrência. O pequeno show que os Stilos proporcionavam aos seus donos e demais é um diferêncial que não vejo num Peugeot, VW, Honda etc… que possuem tal acessório.
A Fiat fará "um gol" de placa ao oferecer o teto solar (quase um panorâmico e não apenas uma "escotilha solar") no popular Palio em um país tropical como o Brasil. Se vier à um valor convidativo, não vai ter pra ninguém.
Tenho um Civic 96 e só posso dizer que teto solar é maravilhoso, de dia e de noite, adoro dirigir com ele aberto, nem que seja só levantado pra ventilar, e em dias de frio quando tá aquele sol que engana,se vc fechar os vidros, sente que o sol te esquentando mais que num carro sem teto ou com ele fechado….
Outra utilidade, obviamente em estacionamentos de confiança, deixá-lo levantado garante que o carro não esteja tão quente quando vc volta…
Eu morro de vontade de ter um carro com teto solar.
Pena que ainda é um opcional muito caro…
A Fiat devia fabricar só teto solar e parar de fazer carros, porque ainda não aprendeu