Ícone do site BlogAuto

Novo Volkswagen Santana aparece sem disfarces

Volkswagen Santana 2014

Parece que a Volkswagen começou a se mexer para tentar manter participação no mercado de carros de entrada. Enquanto suas rivais avançam em segmentos mais recentes, a marca alemã dormia sobre os louros do passado. Um dos modelos que ela ignorou é o “sedã médio espartano”, que surgiu basicamente com o lançamento do Honda City. Como o carro japonês chegou caro pouca gente deu conta do seu potencial. Mas o lançamento de modelos como o Logan, da Renault, e mais recentemente, do Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e Fiat Grand Siena tornou clara a demanda por esse tipo de carro.

Famílias emergentes que tinham carros pequenos – hatches e sedãs – precisavam dar um passo para cima e não tinha condições de comprar um sedã médio mais equipado. Os sedãs simples mas espaçosos foram a solução ideal. Não são caros e comportam mais gente e bagagem.

A Volkswagen, nesse aspecto, foi esperta. Em vez de pensar numa nova geração do Polo Sedan, carro moderno mas pequeno, foi buscar inspiração na China onde o modelo Lavina precisava de um substituto. É esse carro que a marca alemã fará no Brasil em 2014 com financiamento do BNDES. E o nome mais provável é mesmo Santana, carro que simboliza como ninguém esse segmento. No fim da sua carreira, o modelo foi opção de usado para quem precisava de mais espaço e não tinha tanto dinheiro.

Volkswagen Santana 2014

As fotos da revista Autocar mostram que o novo Santana segue à risca o estilo da marca, mas com alguns pequenos disfarces para confundir suas linhas finais. Há aspectos mais simples como os retrovisores, mas itens que no Brasil são exclusivo de versões caras como teto solar. Certamente, isso não se aplicará ao nosso mercado já que o Santana não pode custar quase tanto quanto um Jetta. O aspecto mais marcante desse novo Santana é o friso que percorre a lateral à meia altura, necessário para evitar confusões com outros modelos.

Não se deve esperar por muito desse Santana. Para custar entre R$ 45 mil e R$ 60 mil, o sedã será despojado e com equipamentos apenas indispensáveis como ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, entre outros.

Mas é uma boa notícia para uma marca que anda atrasada em vários outros segmentos como o de hatches médios.

(Os logos da Volkswagen foram aplicados por nós para dar uma cara mais próxima da final!)

Volkswagen Santana 2014

Sair da versão mobile