Se já tínhamos achado o Corolla 2012 caro – e olha que ele é o líder da categoria e se dá ao luxo de abusar por isso -, ficamos de queixo caído ao saber dos preços que a Volkswagen cobrará pelo novo Jetta. A versão de entrada Comfortline parte de R$ 65.750 com câmbio manual e automática, R$ 70.005 – a top Highline tem preço de R$ 89.520.
A informação foi antecipada pela revista Carro em seu site e coincide com o valor que apuramos há alguns meses – que apontava R$ 65 mil como o valor inicial.
Bem, numa análise inicial, o Jetta vai custar quase o mesmo que Corolla e Civic. Teoricamente, o Comfortline enfrentará o Civic LXL e o Corolla GLi. Estes custam hoje R$ 68.450/R$ 73.225 e R$ 67.070/R$ 70.570, respectivamente nas versões manual e automática.
Digo isso porque a lista de equipamentos do Jetta está mais próxima dessas versões: “direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), quatro airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, computador de bordo, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio com Bluetooth, MP3, entrada auxiliar USB e seis alto-falantes, banco traseiro bipartido e rodas de aro 16” com pneus 205/55”, segundo a Carro. Até há mais itens no Volks como os airbags laterais.
Ainda assim, o Jetta está mais caro que os novos rivais Fluence e 408, por exemplo. A versão Highline é um caso à parte: com motor turbo de injeção direta e câmbio DSG, ela coloca no chinelo Civic EXS, Corolla Altis, 408 Privilège e cia. Mas vai brigar, como dissemos anteriormente, com sedãs grandes como Fusion, Malibu e, quem sabe, uma versão mais barata do Sonata e do Optima.
Já o Comfortline, o “Jetta dos mortais”, ficou mesmo com o 2.0 8V do Bora, com 120 cv de potência. Mas…
…mas, acreditem, ele anda bem mais que o Corolla: o a 100 km/h em 10 segundos contra 11,6 do Corolla VVTi 2.0! E aí, como contestar isso?
Não sei. Melhor esperarmos até amanhã, no lançamento, para entender o que a Volks pretende com o novo Jetta.