São os mesmos carros do flagra anterior, sem dúvida, mas a revista Auto Express conseguiu fotografá-los de perto, com todos os detalhes. Sim, falamos do novo Jetta, da Volkswagen. O sedã médio está na reta final para ser lançado nos Estados Unidos com a nada fácil tarefa de fazer frente ao Civic e ao Corolla.
Bem, seria um segredo de arrepiar não fossem duas coisas: a primeira que o conceito NCC, o Jetta cupê, praticamente matou qualquer dúvida sobre seu estilo, salvo algumas proporções menos exageradas. A segunda é que o design da Volkswagen está tão previsível que dá sono. Walter De Silva, o chefão da área, deve estar com uma baita preguiça de desenhar e resolveu mandar fotocópias do mesmo projeto para a engenharia…
Com o novo Jetta, como se vê, há poucas novidades. Os protótipos, aliás, chamam mais a atenção pelo pequeno disfarce bolado pela VW. Uma fita nos faróis, outra nas lanternas para desfigurar um pouco a aparência e só. Já o logo estranho, de perto, tem explicação. É uma versão distorcida do emblema da Toyota – pelo menos na nossa interpretação.
Estilo à parte, o novo Jetta certamente terá virtudes técnicas para enfrentar os dois japoneses, mas não é só isso. Apesar do bom acabamento, o sedã da VW precisa crescer, sobretudo no entreeixos, que hoje tem apenas 2,58 m. Quem andou no banco de trás da atual geração sabe do que falamos. É bem mais apertada que Civic e mesmo Corolla que, apesar do entreeixos de 2,6 m, possui um aproveitamento de espaço primoroso.