Apesar das tentativas, não conseguimos conexão para transmitir a coletiva do Fox ao vivo. Como faremos o test-drive à tarde, aproveitamos para bater um papo com os executivos da Volkswagen. Antes de mais nada, li alguns comentários de leitores contestando a afirmação de que o Fox é “novo”.
Compreendo a indignação de vocês, mas esse assunto é extremamente complicado. Afinal, o que podemos chamar de novo hoje em dia? Um projeto como o do Agile, que tem carroceria nova, mas componentes e plataformas de outros veículos mais antigos? Ou um carro que é um facelift, muito bem feito, por sinal, de um produto idealizado em 2003? Ou, então, um sedã de design original, mas feito de maneira mais simples e para países mais pobres como é o City, da Honda?
Veja que podemos passar horas analisando cada produto e suas nuances a fim de determinar qual o grau de novidade de determinado carro. Acho que esse assunto, aliás, merece até um post à parte para trocarmos ideais sobre esse conceito. Infelizmente, o Brasil é um mercado pouco valorizado pelas montadoras no sentido de respeito ao consumidor. Culpa delas, do governo, de nós mesmos?
Enfim, voltando ao lançamento do “Fox renovado”, a Volks tentou no explicar a estratégia das mudanças e o que pretende com ele. Primeiramente, é importante dizer que as versões anteriores acabaram. Nada mais de Route, Sunrise, Plus e cia. Agora existem apenas duas versões reais – Basis e Prime. No meio delas está o módulo Trend e as versões com motor 1.6 pode receber o câmbio ASG, automatizado, e ganham a logomarca I-Motion.
Ou seja, dá para criar até 10 combinações, conforme vocês verão abaixo. Para ter a versão com 2 portas, o cliente poderá comprar apenas o motor 1.0 e a Volks garante que há demanda para ele.
Itens de série? São poucos, infelizmente. Direção hidráulica e a chave canivete. Há, sim, o painel com quatro mostradores é padrão – apenas o I-System é opcional. Os faróis do carro, que imitam um olho, tem parabola simples e dupla, mas é difícil notar a diferença. Basicamente, o duplo traz luz de direção na parte inferior – no simples, ele é ocupado pela luz de lanterna. O friso lateral no Prime tem acabamento cromado.
O módulo Trend traz faróis duplos, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, preparação para som, para-sóis iluminados e revestimento exclusivo. Aliás, a Volks preparou revestimento específicos para cada versão. A Prime, por exemplo, tem perspontos vermelhos e detalhes em tecido Jacquard.
Mas e o Fox mudou de segmento? Pelo que a VW dá a entender, não. Ele continua com a mesma proposta. Um carro com caráter familiar, jovem, mas com um visual mais masculino. Perguntamos se haveria confronto com o Polo já que há detalhes que são superiores ao hatch, mas Fabrício Biondo, gerente de marketing, garantiu que não: “o público sabe que o Polo é um compacto premium, mais sofisticado”.
Uma coisa reafirmamos: o Fox faz o bom estilo do Gol parecer um tanto “vazio”. Eis aí umproblema. O Gol incorpora o DNA anterior da marca, visto no Passat CC e no Tiguan. Já o Fox trouxe a nova identidade global, introduzida pelo Scirocco e repetida no Golf e no Polo europeu.
“Novo”, “novíssimo”, “renovado”, talvez não haja um adjetivo adequado, mas é fato que o Fox é um carro muito melhor que o anterior. Vamos para o test-drive e mais tarde voltamos com nossas impressões e para saber se todas as mudanças melhoraram o carro na prática. Abaixo, os preços e duas configurações mais equipadas. Curiosidade: a versão básica ficou R$ 3 mais barata que a anterior. Já o Fox 1.6 Prime, que entra no lugar do Route, está R$ 120 mais cara.
Volkswagen Fox 1.0 2p Basis – R$ 29 990
Volkswagen Fox 1.0 4p Basis – R$ 31 830
Volkswagen Fox 1.0 2p Trend – R$ 30 610
Volkswagen Fox 1.0 4p Trend – R$ 33 440
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis – R$ 34 800
Volkswagen Fox 1.6 4p Trend – R$ 36 477
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime – R$ 36 930
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis I-Motion – R$ 37 290
Volkswagen Fox 1.6 4p Trend I-Motion – R$ 37 967
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime I-Motion – R$ 39 400
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis +ar,trio, alarme,I-System – R$ 39 104
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime +ar,trio, alarme,I-System – R$ 40 705
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis I-Motion +ar,trio, alarme,I-System – R$ 42 503
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime I-Motion +ar,trio, alarme,I-System – R$ 43 305