Apesar das tentativas, não conseguimos conexão para transmitir a coletiva do Fox ao vivo. Como faremos o test-drive à tarde, aproveitamos para bater um papo com os executivos da Volkswagen. Antes de mais nada, li alguns comentários de leitores contestando a afirmação de que o Fox é “novo”.
Compreendo a indignação de vocês, mas esse assunto é extremamente complicado. Afinal, o que podemos chamar de novo hoje em dia? Um projeto como o do Agile, que tem carroceria nova, mas componentes e plataformas de outros veículos mais antigos? Ou um carro que é um facelift, muito bem feito, por sinal, de um produto idealizado em 2003? Ou, então, um sedã de design original, mas feito de maneira mais simples e para países mais pobres como é o City, da Honda?
Veja que podemos passar horas analisando cada produto e suas nuances a fim de determinar qual o grau de novidade de determinado carro. Acho que esse assunto, aliás, merece até um post à parte para trocarmos ideais sobre esse conceito. Infelizmente, o Brasil é um mercado pouco valorizado pelas montadoras no sentido de respeito ao consumidor. Culpa delas, do governo, de nós mesmos?
Enfim, voltando ao lançamento do “Fox renovado”, a Volks tentou no explicar a estratégia das mudanças e o que pretende com ele. Primeiramente, é importante dizer que as versões anteriores acabaram. Nada mais de Route, Sunrise, Plus e cia. Agora existem apenas duas versões reais – Basis e Prime. No meio delas está o módulo Trend e as versões com motor 1.6 pode receber o câmbio ASG, automatizado, e ganham a logomarca I-Motion.
Ou seja, dá para criar até 10 combinações, conforme vocês verão abaixo. Para ter a versão com 2 portas, o cliente poderá comprar apenas o motor 1.0 e a Volks garante que há demanda para ele.
Itens de série? São poucos, infelizmente. Direção hidráulica e a chave canivete. Há, sim, o painel com quatro mostradores é padrão – apenas o I-System é opcional. Os faróis do carro, que imitam um olho, tem parabola simples e dupla, mas é difícil notar a diferença. Basicamente, o duplo traz luz de direção na parte inferior – no simples, ele é ocupado pela luz de lanterna. O friso lateral no Prime tem acabamento cromado.
O módulo Trend traz faróis duplos, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, preparação para som, para-sóis iluminados e revestimento exclusivo. Aliás, a Volks preparou revestimento específicos para cada versão. A Prime, por exemplo, tem perspontos vermelhos e detalhes em tecido Jacquard.
Mas e o Fox mudou de segmento? Pelo que a VW dá a entender, não. Ele continua com a mesma proposta. Um carro com caráter familiar, jovem, mas com um visual mais masculino. Perguntamos se haveria confronto com o Polo já que há detalhes que são superiores ao hatch, mas Fabrício Biondo, gerente de marketing, garantiu que não: “o público sabe que o Polo é um compacto premium, mais sofisticado”.
Uma coisa reafirmamos: o Fox faz o bom estilo do Gol parecer um tanto “vazio”. Eis aí umproblema. O Gol incorpora o DNA anterior da marca, visto no Passat CC e no Tiguan. Já o Fox trouxe a nova identidade global, introduzida pelo Scirocco e repetida no Golf e no Polo europeu.
“Novo”, “novíssimo”, “renovado”, talvez não haja um adjetivo adequado, mas é fato que o Fox é um carro muito melhor que o anterior. Vamos para o test-drive e mais tarde voltamos com nossas impressões e para saber se todas as mudanças melhoraram o carro na prática. Abaixo, os preços e duas configurações mais equipadas. Curiosidade: a versão básica ficou R$ 3 mais barata que a anterior. Já o Fox 1.6 Prime, que entra no lugar do Route, está R$ 120 mais cara.
Volkswagen Fox 1.0 2p Basis – R$ 29 990
Volkswagen Fox 1.0 4p Basis – R$ 31 830
Volkswagen Fox 1.0 2p Trend – R$ 30 610
Volkswagen Fox 1.0 4p Trend – R$ 33 440
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis – R$ 34 800
Volkswagen Fox 1.6 4p Trend – R$ 36 477
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime – R$ 36 930
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis I-Motion – R$ 37 290
Volkswagen Fox 1.6 4p Trend I-Motion – R$ 37 967
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime I-Motion – R$ 39 400
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis +ar,trio, alarme,I-System – R$ 39 104
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime +ar,trio, alarme,I-System – R$ 40 705
Volkswagen Fox 1.6 4p Basis I-Motion +ar,trio, alarme,I-System – R$ 42 503
Volkswagen Fox 1.6 4p Prime I-Motion +ar,trio, alarme,I-System – R$ 43 305
Bom este post.
Putz, que alívio! com esses preços fica garantido o novo Polo no Brasil.
Ah, o Fox finalmente se tornou um veículo maduro e com isso vai tomar conta do segmento, o Agile não ser páreo.
Sera que esta pintando o GOLF G VI ?
Confesso q o carro ficou bem bonito,entretanto,se colocado itens como ar,dh e trio,o carro se torna caro perante a concorrência,vide agile,q por 39 mil sai mto mais completo.Eu particularmente acho o agile mais bonito q o fox,e com um custo beneficio mto melhor,por isso,q entre agile e fox,fico com o agile sem sombra de duvidas!
Concordo que essa mania de chamar todo face-lift de "novo" é exagero e esse carro deveria atender apenas pelo nome de Fox 2010 (ou 2011?).
De qualquer jeito, é dos melhores face-lifts que o mercado viu ultimamente: não alterou-se apenas a grade ou a cor da máscara dos faróis, mas também todo o design frontal e o interior (este último detalhe vem sendo esquecidos nos últimos casos no país). Tapinha na traseira e pronto, temos um carro refrescado na metade da sua vida útil. Não há nada de mal nisso: toda marca faz isso, inclusive no primeiro mundo.
Pena apenas não termos ganho motores mais modernos, mas aí era pedir demais para um carro feito para nosso mercado pouco exigente…
Sera que vem com motor ou com pipoca ?
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Leandro Pi :
Pena apenas não termos ganho motores mais modernos, mas aí era pedir demais para um carro feito para nosso mercado pouco exigente…
Prezado Leandro, não que o nosso consumidor não seja exigente, muito pelo contrário – as montadoras é que são porcas. O brasileiro, se puder, empenha um braço e uma perna para comprar "o carro" – muitas vezes mais que o europeu ou o americano. O que o consumidor realmente não sabe fazer é se informar – nosso mercado é muito mal informado e boa parcela da culpa é de nossa imprensa, que vive de defender os interesses desse cartel que aí está, ao invés de mostrar e comparar enfaticamente o que há lá fora com o que se entrega aqui e por quanto.
Não conheço muito de carro e estou preste a comprar o meu. Tenho interesse no FOX, pelo design, e essas mudanças no seu interior, muito me agradaram e ele ganhou uns pontinhos com isso. Mas confesso que fiquei intrigada com esse comentário acima sobre o motor do mesmo. Poderiam me esclarecer um pouco mais sobre as desvantagens desse carro?
Essa é para vocês da Blogauto investigar:
Observei no site da VW que o Polo teve uma queda de preços. Inclusive vários opcionais agora são de série sem alterar o valor final do carro, como o som com USB, mp3, bluetooth no Sportline dentre outros.
O que isso será que significa?!? Será que o VW percebeu que o Polo estava muito caro? Será que o Polo vai sair de linha com a chegada do NovoFox? Ou será que o Polo Europeu está vindo para o Brasil?!?!
Um abraço a todos e parabéns ao Blogauto pelo excelente trabalho.
Olá pessoal! Fui visitar uma revendedora da VW para saber quanto sairia o FOX 1.6 I-Motion. Ele ja começa com 39800,00. depois começa amontagem dos opcionais: Kit ar condicionado-alarme -trava elétrica nas 4 portas 3855,00;som MP3 c/ Bluetooth 1000,00; rodas liga leve aro 15 600,00; air-bar e freios ABS 2850,00. No final das contas , o vendedor fechou a conta em 49600,00. Será que vale a penapara um carro que só tem de novidade mesmo o cambio automatizado, que não é essa coisas todas, já que dizem que ele dá muito tranco na mudança de marcha. Acho que tô fora dessa fria, para enrolar os que acreditam tanto na marca VW.
Só uma perguntinha:
O motor 1.0 do novo fox é o mesmo que está dando problemas na linha 2009?
Abraços.
Galera,eu tenho pena dos compraram um fox;pois ao dobrar toda e quaquer esquina vão se deparar com um todo poderoso AGILE.SINTO MUITO GM É MORAL; SÓ COMPRA QUEM TEM.