A “decolagem” da linha laranja explica tudo que representa a chegada do novo Uno ao mercado. O gráfico acima mostra a participação nas vendas de todos os compactos oferecidos no Brasil, inclusive os que não têm versão popular. Como se vê, o Gol teve um revés sério no mês passado, caindo para 21,3% e vendo seu antigo rival se aproximar com 18,3% de participação.
O resultado foi mais significativo ainda por ampliar a liderança da Fiat no ano, que agora acumula cerca de 341 mil emplacamentos contra 313 mil da Volkswagen. Além da queda do Gol, a VW também amargou um mês sem vendas da SpaceFox, que acaba de mudar.
Mas o sucesso do Uno não é devido apenas ao embate com o Gol. O irmão Palio também sofreu muito com a chegada do modelo de formas arredondas e retangulares. De uma participação de 16% em novembro, o Palio despencou para 9,6% em junho, abaixo do Celta e do Fox que, aliás é o único modelo, com exceção do Uno, a ter uma curva ascendente nos últimos meses.
Será que o Uno passará o Gol? É difícil. A Volkswagen certamente agirá para não facilitar a vida do Fiat, mas isso pode ocorrer em algum momento.
O interessante é que, apesar do avanço, a soma de Uno e Palio é menor que a soma de Gol e Fox, assim como ocorria há cerca de seis meses, quando o mercado ainda não acusava mudanças mais drásticas.