Foram longos sete anos até que a Toyota lançasse no Brasil a 4ª geração do RAV4, seu utilitário esportivo de porte médio, mas a espera valeu a pena. O RAV4 2013 é bem mais atraente que o anterior, dispensou o “dispensável” estepe traseiro e o melhor, agora conta com motor 2.0 na versão de entrada que custa menos de R$ 100 mil, mais exatamente, R$ 96.900. Só faltou mesmo ser flex como seu rival CR-V.
Mas isso é um detalhe que talvez não pese tanto assim, afinal a Toyota acredita que venderá 800 unidades por mês, um volume parecido com do Hyundai ix35, Mitsubishi ASX e o Kia Sportage, os mais vendidos da categoria – o CR-V é uma incógnita já que as cotas de importação do México pesam contra ele.
O motor 2.0 litros ajuda no preço por pagar menos IPI, mas é mais fraco que o da concorrência. Já o 2.5 litros, que entrou no lugar do 2.4 litros antigo, tem 179 cv e um torque de quase 24 kgfm. Estranhamente, a Toyota decidiu oferecer dois tipos de transmissão no novo RAV4 2013. Com motor 2.5, o câmbio é automático de 6 marchas e com 2.0 litros, um inédito CVT, de 7 velocidades “modulares”, ou seja, virtuais já que nesse tipo de transmissão elas são infinitas.
Se avançou no exterior, o interior do Toyota RAV4 2013 ainda ficou aquém do que se vê no mercado. Linhas retas e mostradores sem identidade matam um pouco do charme do veículo, que é todo preto na versão vendida aqui. Pelo menos a Toyota agora oferece mimos que não costumar ter como comandos satélites no volante, Bluetooth, rádio com tela sensível ao toque, aquecedor dos bancos dianteiros e ar condicionado dual zone – há também chaves que abrem o carro por presença, sensor de estacionamento, câmera de ré e teto solar, esta na versão top.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Se o novo RAV4 não irá revolucionar o segmento ao menos agora poderá concorrer em pé de igualdade com seus rivais atuais, coisa que o antigo já mostrava dificuldades. Vamos torcer para que o próximo RAV4 não leve mais seis anos para surgir.
Galeria Toyota RAV4 2013
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.