Se existia esperança em alguns estados brasileiros de receber os investimentos da segunda fábrica da Toyota no país, eles acabaram ontem. Reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico nesta quinta-feira diz que a marca japonesa já bateu o martelo: a nova unidade também ficará no estado de São Paulo, assim como a instalação de Indaiatuba.
Até então, diversos estados pleiteavam o investimento, como Paraná e Mato Grosso do Sul. No entanto, como a fábrica será a chave para o crescimento da Toyota no Brasil, o fator proximidade com os fornecedores e o resto da estrutura da empresa pesou mais forte.
A Toyota ainda decide qual cidade receberá a quantia de US$ 1 bilhão para a construção da unidade, mas a região de Sorocaba é a favorita. Além da proximidade com a capital paulista, o relevo plano e a ótima infra-estrutura de transporte, o local está a poucos quilômetros da fábrica de Indaiatuba.
Com as vendas em queda nos Estados Unidos, a Toyota decidiu acelerar seus planos nos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). Com isso, o projeto de uma família de compactos na América Latina teve sinal verde. A intenção é começar a produzir em 2010 um veículo simples na faixa de R$ 30 mil, mas com bom acabamento. Para isso, a nova instalação terá capacidade anual de 200 000 carros, o que é um volume equivalente ao que vende o Palio, 2º colocado no ranking.
Ao contrário do que é falado por parte da imprensa, o veículo será inédito e não uma versão local do Yaris, compacto vendido no hemisfério Norte.