Ícone do site BlogAuto

Novo Toyota nacional será feito em São Paulo

Se existia esperança em alguns estados brasileiros de receber os investimentos da segunda fábrica da Toyota no país, eles acabaram ontem. Reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico nesta quinta-feira diz que a marca japonesa já bateu o martelo: a nova unidade também ficará no estado de São Paulo, assim como a instalação de Indaiatuba.

Até então, diversos estados pleiteavam o investimento, como Paraná e Mato Grosso do Sul. No entanto, como a fábrica será a chave para o crescimento da Toyota no Brasil, o fator proximidade com os fornecedores e o resto da estrutura da empresa pesou mais forte.

A Toyota ainda decide qual cidade receberá a quantia de US$ 1 bilhão para a construção da unidade, mas a região de Sorocaba é a favorita. Além da proximidade com a capital paulista, o relevo plano e a ótima infra-estrutura de transporte, o local está a poucos quilômetros da fábrica de Indaiatuba.

Com as vendas em queda nos Estados Unidos, a Toyota decidiu acelerar seus planos nos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). Com isso, o projeto de uma família de compactos na América Latina teve sinal verde. A intenção é começar a produzir em 2010 um veículo simples na faixa de R$ 30 mil, mas com bom acabamento. Para isso, a nova instalação terá capacidade anual de 200 000 carros, o que é um volume equivalente ao que vende o Palio, 2º colocado no ranking.

Ao contrário do que é falado por parte da imprensa, o veículo será inédito e não uma versão local do Yaris, compacto vendido no hemisfério Norte.

Sair da versão mobile