Se existia esperança em alguns estados brasileiros de receber os investimentos da segunda fábrica da Toyota no país, eles acabaram ontem. Reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico nesta quinta-feira diz que a marca japonesa já bateu o martelo: a nova unidade também ficará no estado de São Paulo, assim como a instalação de Indaiatuba.
Até então, diversos estados pleiteavam o investimento, como Paraná e Mato Grosso do Sul. No entanto, como a fábrica será a chave para o crescimento da Toyota no Brasil, o fator proximidade com os fornecedores e o resto da estrutura da empresa pesou mais forte.
A Toyota ainda decide qual cidade receberá a quantia de US$ 1 bilhão para a construção da unidade, mas a região de Sorocaba é a favorita. Além da proximidade com a capital paulista, o relevo plano e a ótima infra-estrutura de transporte, o local está a poucos quilômetros da fábrica de Indaiatuba.
Com as vendas em queda nos Estados Unidos, a Toyota decidiu acelerar seus planos nos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). Com isso, o projeto de uma família de compactos na América Latina teve sinal verde. A intenção é começar a produzir em 2010 um veículo simples na faixa de R$ 30 mil, mas com bom acabamento. Para isso, a nova instalação terá capacidade anual de 200 000 carros, o que é um volume equivalente ao que vende o Palio, 2º colocado no ranking.
Ao contrário do que é falado por parte da imprensa, o veículo será inédito e não uma versão local do Yaris, compacto vendido no hemisfério Norte.
Sensacional. Parabéns a Toyota. Falta agora um conjunto de políticas mais eficientes para que o setor se transforme merecidamente em uma indústria com padrões internacionais, para acabar com a exploração do consumidor brasileiro que paga o dobro que nossos vizinhos Argentinos, por exemplo.
Quero ver preço. No Brasil carro ainda é artigo de luxo e precisamos de mais concorrência par força os preços.
Muito bom, só falta a Adm Públ criar vergonha na cara e incentivar a renovação da frota e reduzir impostos, senão ninguém mais vai conseguir sair de casa com tanto carro velho na Rua, tampouco comprar carro novo com imposto tão lto.
Mas cabe às montadoras criar incentivos também. Em Portugal, por exemplo, a Fiat tem dado descontos de até 5 mil Euros para que seus clientes troquem de carro. Aqui em casa temos 2 Fiat e até hoje nem desconto em revisão e/ou peças tivemos!
otima noticia… pena estar concentrando mais ainda a riqueza em SP…. é f….
Lucas, concordo completamente. Compare também o tamanho do mercado brasileiro com o português. Com certeza não é só impostos que fazem ser tão mais caro adquirir carros no Brasil – os outros países do Mercosul também tem seus impostos, e mesmo carros importados (de fora do Mercosul) custam metade ou menos que aqui. Mesmo com um volume considerável de vendas de carros novos, temos aqui oferta de veículos muito inferiores aos de Argentina e México, por exemplo. VW e GM são as empresas que mais se beneficiam desse nosso mercado ainda fechado, com modelos ultrapassados e ineficientes. Tome por exemplo a S10 ou o Passat. Na Argentina o Passat custa 47 mil Reais – aqui chega por 120 mil Reais.
Tem algo muito errado nessa conta.
Olá boa noite!
A grande verdade é que uma montadopra só vai dar desconto se tiver carro empacado no pátio, vejam a Peugeot por exemplo dando descontos para vender o 206 1/2.
No caso quem teria de se mancar é o governo mesmo, deixando de tributar em até três vezes o aço, dando um incentivo para aquele que compra um carro zero kilometro, porque está ajudando a economia se movimentar.
Mas não é assim!
Quem é que vai sustentar aquele povo lá de Brasilia? Como pagar os carrões, os motoristas, combustível, festinhas, viagens??? Ah bota mais um imposto nos carros….
Um Abraço!
O Especialista
http://www.carroceria.blogspot.com
Nova Postagem: Quanto menos peso melhor…
comentando agora da Toyota….
Que seja bem vinda a nova fabrica para o território de São Paulo!
Um Abraço!
O Especialista
http://www.carroceria.blogspot.com
Nova Postagem: Quanto menos peso melhor…
Pra quem achava o fit feio, a toyota coseguiu, esse e horrivel, doi so de olhar.
ainda está muito caro! Precisa baixar o preço!