Agindo como sempre, os japoneses, discretamente, tomam conta dos segmentos de carros em que atuam. Quando seus planos são revelados, geralmente pegam os concorrentes desprevenidos.
Pois bem, o já mais que comentado projeto de um compacto da Toyota no Brasil pode esconder um projeto mais ambicioso do que se imaginava. Muita gente aposta que será um rival para o Fit ou, então, um hatch bem equipado, na faixa de R$ 40 000. Reportagem do jornal Valor Econômico revela, no entanto, que a nova fábrica da Toyota terá capacidade para 200 mil veículos por ano.
É muita coisa. Para vocês terem idéia, a unidade de Betim da Fiat, a maior fábrica do Brasil, produz 700 mil unidades/ano, com quatro linhas de montagem diferentes. A montadora japonesa quer produzir apenas um modelo, inicialmente.
Mesmo que esse volume seja em parte direcionado para a América Latina, estamos falando de pelo menos 12 mil carros vendidos internamente. O Toyota seria o 3º modelo mais vendido do Brasil e certamente não deverá ter versão popular.
Sabe-se que a diretoria da Toyota acelerou o desenvolvimento do compacto, com planos de lançá-lo em 2010. A marca está prestes a decidir o local da nova fábrica e o favorito é o estado do Paraná, num terreno perto das fábricas da Renault e Volkswagen, em São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba.
Com a demanda em queda nos Estados Unidos e ciente da desvantagem para a rival GM na América Latina, a Toyota quer mais do que nunca recuperar o tempo perdido. Melhor para nós…