Depois de pouco mais de seis anos no mercado, a Renault lançou nesta semana o “novo Logan“, sedã que meio que salvou a marca de uma situação ruim na Europa e em algumas partes do mundo. O modelo foi a maior sacada que a empresa teve nos últimos tempos e parece até que foi sem querer. Para quem não se lembra, ele nasceu para aproveitar o fim da “Cortina de Ferro” no Leste Europeu e serviu como opção para as famílias desses países trocarem seus Ladas e Trabants por um veículo robusto, espaçoso e barato, mais uma vez o BlogAuto acertou este lançamento, veja aqui.
Mal sabia a Renault que o produto da Dacia (a marca romena que o criou) encontraria clientes em diversas partes do mundo. E, assim, ele acabou sendo produzido em outros mercados sempre com bom custo-benefício até que chegou ao Brasil em 2007.
Mas, afinal, por que esses aspectos racionais não falaram mais alto aos ouvidos do consumidor brasileiro? Porque aqui design é primordial, como se sabe. A confirmação disso veio algum tempo depois com o Renault Sandero, um Logan hatch, mas de visual repensado. Resultado? Sucesso. O Sandero hoje vende como modelo de marca grande aqui, embora seja na essência o Logan.
Pois bem, quando chegou a hora de renovar a dupla, a receita estava clara: manter a base mecânica e tornar o Renault Logan atraente. A tarefa ficou mais fácil nas mãos de Laurens Van der Acker, o design-chefe da Renault. Profissional de imenso talento, o holandês praticamente retocou as formas do velho Logan para criar esse carro das fotos.
É impressionante ao vivo. Olhando os dois modelos ao mesmo tempo, dá para perceber que a carroceria teve o capô levemente encurtado para ganhar um para-brisa mais inclinado e curvado. Na traseira, Van der Acker suavizou um dos pontos mais feios do Logan, a caída atrás da porta traseira. É coisa de milímetros mas suficiente para acabar com aquela ponta. Para completar, aplicou-se por fora o atual design da Renault, que é o melhor dela em muitos anos.
Por dentro, outra mudança importante. Agora o Renault Logan 2014 não briga mais com a ergonomia. O painel como um todo está mais elevado e a posição de dirigir, mais natural – antes você mal enxergava alguns botões na parte inferior do console central.
Como era esperado, a marca francesa também equipou o Renault Logan 2014 com vários itens hoje requisitados pelo cliente, entre eles controle de cruzeiro, ar-condicionado automático (mas não digital), sensor de estacionamento, comandos satélites no volante e central multimídia que, aliás, é das mais fáceis de usar do mercado.
Mas as novidades praticamente param por aí porque o Renault Logan 2014 é, na essência, o mesmo carro de antes. As medidas são quase idênticas, o que é positivo em relação ao espaço interno e porta-malas (que continua com 510 litros). No entanto, o Logan continua a ter um acabamento simples, com plásticos mais agradáveis, mas que nem de longe passam a impressão de conforto.
Outro problema: as novidades são opcionais na maioria ou, estão disponíveis apenas a partir da versão intermediária, Renault Logan 2014 Expression (com preço de R$ 33.990 para o 1.0 e R$ 39.440 para o 1.6) . A Authentique (R$ 28.990), de entrada, parece outro carro. Reparem nos dois painéis acima. O de cima é do Dynamique (R$ 42.100), o top, e o debaixo, do Authentique. É muita disparidade.
Sem graça ainda
Uma certa decepção bate também ao dirigir o novo Renault Logan 2014. A parte mecânica é o aspecto que menos evoluiu. A direção, hidráulica, continua pesada, assim como a alavanca do câmbio manual. Exceção é a suspensão que, recalibrada, ficou mais confortável e silenciosa. Mas nem isso torna a direção do sedã agradável. Os motores são velhos conhecidos da Renault, o 1.0 litro 16V e o 1.6 litro com oito válvulas. São bons motores, é verdade (o “popular” respondeu bem nas retomadas), porém, hoje espera-se por blocos leves e de três cilindros.
Outro ponto que esperava mais era o do cuidado com detalhes, mas a Renault não se importou em esconder parafusos e o trilho dos bancos dianteiros, que ficam expostos entre os bancos. Coisa simples que pode ser corrigida.
Em suma, o novo Renault Logan 2014 é velho Logan repensado, ou “Reloaded”. Talvez por isso a Renault não espere muito aumento nas vendas (expectativa de 3,5 mil unidades/mês). O modelo continuará sendo uma alternativa barata para famílias que precisam de espaço e estão saindo dos Clios, Celtas, Palio ou mesmo Sienas e Classics. E também para taxistas e frotistas, como confirmou um executivo da empresa para o BlogAuto.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Mas é fato que agora o Renault Logan 2014 será apenas mais um sedã popular grandão e não mais o patinho feio do mercado. Esse título ele passa com orgulho para o Etios, da Toyota.
Galeria Renault Logan 2014
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
A Renault deveria trazer o novo motor 1.2 Turbo que estreou no Duster lá fora e usá-lo nas versões top deste Logan, em alguma versão do Fluence (abaixo do atual turbo) e no próprio Duster. Este motor conforme informado é bem econômico no "SUV", imaginem no Logan. OK, sonhar não custa nada, ainda.
Sou taxista e tenho um logan 2012. Bonito infelizmente ele não é , porém tem uma suspenssão muito boa ! esta com 73000 km e até agora não fiz alinhamento nem cambagem , só troquei os pneus e olha que rodo no rj, cidade dos buracos. Pontos negativos do carro que a Renault deveria melhorar: rolamento do compressor do ar-condicionado, normalmente começa a roncar com 40000 km , pois rodo direto com o ar ligado. Coifa da caixa de marcha , material vagabundo , toda hora tem que olhar , pois se estiver rasgando e vc pegar uma chuva , já era sua caixa. Oleo que vem na caixa de marcha original é muito fino, com o calor vira água e não lubrifica gerando desgaste da caixa, para os entendidos esta caixa dura em média 200000 km . Puxador das portas traseiras, péssimas , pois para pessoas de idade , não dá pegada para o fechamento da mesma. Fora isso , nada a reclamar!!!!
Tinha as minhas duvidas quanto aos carros da Renault, fiz um test-drive e fiquei satisfeito com o desempenho e a dirigibilidade, apenas o design do carro e acabamento interno são um pouco deficientes, mas o espaço interno do motorista, torque, controle das direções, gostei realmente, mudei minha impressão que tinha dos carros da Renault.
O visual do Logan mudou "da água para o vinho", mas suas motorizações continuam as mesmas. Uma pena.
Como falava minha vó, por fora bela viola, por dentro…
Tive um logan 2010/11, motor 1.6 antigo, de 92/95 cv, que não era ruim. Se o mesmo motor passou por uma recalibragem no final do ano passado, assim como divulgou a imprensa, com 51 alterações mecânicas, passou para 98/106 cv, tornou-se mais leve, mais econômico, com maior torque e potência, é porque melhorou e deixou de ser ultrapassado.
Pense na venda depois, desvalorização maior do mercado…
vc fala de desvalorização,tinha um siena 2012 tetra 1.6 completo de tudo na época comprei por 47990,a dois anos fui em todas fiat de recife meu amigo o que eu consegui foi 28500 e ai,minha esposa tinha um gol 1.6 competo compramos por 39000 a um ano e meio vendi ele por 25500.iai vc falar de desvalorização tenho um logan 2013 automático comprei por 44000, a dois ano.acabei de fazer negocio por uma duster valor do meu logan 32500, ou seja gol siena prisma celta uno palio esses carros todos caiem e muito.
Realmente esta desvalorização ocorre em todas as montadoras.
Melhor perder um pouco mais na revenda e utilizar o carro com satisfação, ao invés de perder um pouco menos e ficar frustrado enquanto estiver com o veículo!
é verdade, concordo com vc.
Acho muito difícil a Renault reverter a imagem de Pé-de-boi (coisa ordinária) dos seus carros, que são feitos com material quebra-queixo, acabamento lixa, campeão dos ruídos, e tinta que sai na água, isso sem falar na maior desvalorização do mercado. Depois de muitos anos oferecendo aqui carros com padrão de qualidade África, apenas preocupada em lucrar mais, a imagem do seu produto é muito ruim, suas concessionárias são péssimas, e o seu custo de manutenção está entre os mais altos. Acabei de jogar o meu fora!!
Renault nunca mais!!
jogou a onde para eu ir buscar
tadinho só voçe acha isto o meu em 4 anos e é só alegria… ww nunca mais
Isso aí garoto
Devem ter mudado o significado de Pé de boi , na minha infancia significava FAZER MAIS QUE O NORMAL , NÃO FUGIA DO TRABALHO QUALQUER QUE FOSSE ELE. servia para pessoas,
animais ,maquinas ou ferramentas.
Meu amigo, creio que você não entenda muito de carro… Vou só citar o exemplo da Fiat, quando ela chegou ao Brasil com o 147 o povo brasileiro não entendia que era um carro mais barato que o fusca e economico, todo mundo criticava e o carro também tinha suas deficiencias como a carroceria que enferrujava facilmente. Foi quando a Fiat lançou em 83 o Uno, um carro que veio para dar aquela reviravolta no mercado, meu pai comprou um em 86 e com garantia contra corrosão da carroceria de 3 anos, ele se apaixonou pelo carro e lembro dizer "VW, será difícil eu voltar pra um…(ele teve fusca, passat e um gol)" mas infelizmente o povo brasileiro ignorante e conservador rejeitou o Uno em seus primeiros anos e além disso o apelidou de "bota ortopédica"…
Tenho um sandero 2009 1.6 completo, quando fui comprar o carro no final de 2011 já havia avaliado seus concorrentes: Gol (não me agradou o espaço interno, capacidade do porta malas, falta de confiança do motor depois de dois amigos meus terem substituído seus motores 1.6); Agile (posição horrível de dirigir com aquele volante descentralizado pois é um absurdo usar a plataforma de um carro que foi desenvolvido no final dos anos 80 que era o antigo corsa, design horroroso e desajeitado); Fiesta (carro que já não vejo muita graça); Corsa Maxx (já obsoleto e saindo de linha, também não me agradava em nada o seu design). O Sandero tinha um design que não empolgava, mas agradava, seu interior e mais espaçoso que a concorrência, seu porta malas ideal para viagens para quem tem uma namorada que adora combinar a roupa com o calçado que esta usando… Custo de manutenção, até hoje só me deu alegria… com 100000km troquei amortecedor, freio correia e esticador gastando um pouco mais do que eu gastei com meu celta (nota, fiz estas trocas no celta com 50000km e depois com 80000… a maior parte das peças comprei pela internet (loja renotech) e os amortecedores e freios foram em loja física mesmo…
Acho que você está muito enganado, por acaso já teve um? Estou com o Logan a 2 anos e ele é maravilhoso. Já comprei o novo. Atualizesse….
kkkkkkkkk acho que é um vendedor de carros de marcas, concorrente,ou é leigo de vez sobre carro a Renault tem seus carros feio sim , o primeiro Clio não agradava por ser um patinho feio, mas sem duvida nenhuma e com toda convicção é muito melhor que o GOL o
carro mais vendido do Brasil!
Cara tu deve ser muiti azarado mesmo. Tive um Logan exp 1.0 2010/2011 e não tenho nenhuma opinião negativa sobre o carro. Acabo de realizar o teste drive do Novo Logan dyn 1.6 2013/2014 e comprei o mesmo. Minha razão na escolha anterior foi precisar de um carro espaçoso que substitui-se minha Adventure Locker (em termo de espaço) por um preço popular. E acertei! Ponto para a Renault que vendeu um carro completamente honesto no que se propôs entregar, espaço, preço e qualidade sim, mesmo que sem luxo. Em sua nova proposta acredito que eles se mantenham honestos, uma vez que o objetivo continua sendo entregar, espaço, preço e qualidade sem luxo mas acrescido de design e um pouco de tecnologia. Honestidade é a grande diferença do Logan, vale muito a pena comprar um. Desde claro que não se sofra do "azar" de nosso amigo "FreeCustomer".
Bom pior que carros da chevrolet, que é tão famosa no brasil não tem, os carros que mais desvalorizam no mercado, gostei do novo logam 1.6, bem melhor que o prisma 1.4, o mais simples acima de 45000, e tem mais opções que o novo siena, o gol continua mesma coisa que chega a irritar, é uma exelente opção o observem nas pesquisas d 2013 qual as montadoras que mais venderam no brasli?
Na verdade o motor 1.0 é 16v de 80cv,enquanto o anterior é de 77cv(passando por 71 mudanças só no motor)
o veículo mudou radicalmente,ficando bem melhor e lindo…vou comprar o meu…e detalhe não sou agiota para comprar pensando na revenda…lembrem-se de Astras,Agilles,Prismas,Omegas,maior Recall do Brasil(VW),Fiats
Enferrujados…NÃO TEM DINHEIRO QUE COMPENSE TANTA DOR DE CABEÇA!!!
tenho um logan 2009 e esta com 110.000km nunca me deu manuteção foi um dos melhores carros que ja tive e com certeza daqui alguns meses estarei comprando esse novo
Tenho um logan 2008 e gosto mto do carro , econômico , espaçoso e confortável pra dirigir.
Quanto a manutenção como todos os carros se vc levar a concessionária é um assalto.
Vou fazer um teste drive no novo se gostar com certeza vou comprar.
Quanto ao preço de revenda, pra mim não importa , não sou revendedor , só preciso do ótimo custo benefico
o que o logan me oferece.
Tenho um Logan 09/10 nao me arrependi de ter comprado quando todos diziam que seria o pior carro que eu teria pra comprar, fiquei super satisfeita. Agora me encantei com o novo modelo 2014, e simplesmente lindo pra serie Logan, porem percebi que o painel não acompanhou as mudanças de fora, não modernizou muito, poderiam ter feito melhor. Mas enfim, vou querer um desses.
Tenho um Logan 2007/08, trata-se de um perfeito para meu uso diário, super econômico, nunca tive problemas com ele, manutenção usual, espaço interno perfeito, porta malas grande, carro é tudo de bom!
Espero que o novo não seja somente bonito e sim bem melhor do que este que na minha opinião já é ótimo.
Renault, bom mesmo só na fórmula 1 !!!
Já tive dois Logans, qdo tive problemas com o primeiro, a Renault resolveu bem rápido, com o segundo não tive problemas, resolvi melhorar o padrão e fui para a chevrolet, comprei um sonic sedã, e me arrependi amargamente, a rede não presta e nunca tem peças de reposição, a Renault pagava até o taxi para eu voltar para casa nas revisões, já penso em voltar para este novo logan (o dinamique parece tem bom custo x benefício)
Tive um logan 2009 e comprei novamente um 2011 e vou trocar pelo novo, não me deu manutenção e anda bem, bom carro, não tenho nada que o desabone, era meio feinho mais o novo compensou os anos que tive os outros, ficou muito bonito, espaçoso e num preço bom….
O novo Logan está com um visual muito bonito e um preço razoável.Infelizmente os preços dos automóveis no Brasil são muito elevados se comparados aos do mercado americano ou europeu.A manutenção também é um assalto praticado por todas as montadoras.Mas se você pretende ficar com um novo veículo por um período máximo de dois ou três anos,o melhor é fazer a manutenção fora da rede autorizada,mesmo "perdendo" a garantia.Dificilmente um carro novo irá apresentar problemas sérios num período tão curto.
Nenhuma montadora cumpre o que promete é só recal eo consumidor que paga o pato sem nenhum respaldo só enganaçao vamos mudar para ver
Simplesmente um TAXI.
obrigado pelas opinião de cada um vou fazer um teste com ele se gosta vou leva.
Tenho um Logan 2010 e dez e pensar numa máquina, nem se comparar com Chevrolet e Volkswagen nada a desejar excelente. Walberth de So Luís –
ma
Quem compra um carro pensando no valor de revenda deveria aplicar o dinheiro no mercado de capitais e com o rendimento andar de táxi.
O que o comprador usuário de carro faz é usado do veículo e depois vender o que sobrou. Se vendeu bem o usado ou se vendeu por pouco, isto é irrelevante.
meu Sandero 2008/09 1.6 que me desculpe mas vou em busca de um novo Logan, afinal ficou muito bonito e com cara do meu Sanderão… parabéns
Eu acho muito engaçado esses bandos de (entendedores) sem noção vir falar que Renault é isso, ou aquilo, já tive palio, strada, corsa e por ultimo comprei um logan em 2009, já rodei 82000 km nele e, só gastei o valor normal das revisões… cara… Falar desses caros é fácil, logan, siena, hb20, focus, voyage… são todos eles, carros de merda, mas lógico que um se sobre sai sobre o outro e, é lógico também, que um, vira com defeito e alguém terá que se fuder…. Então, antes de falar de qualquer um desses carros, vale lembrar que esses que citei acima, não podem ser considerados carros. E para os falastrões de plantão, comprem um carro de verdade, ou seja, um Toyota Corolla, Um Honda Civic ou Um Ford Fusion e parem de falar merda seus pobres achando que são ricos.!!!
Menos metidinho!
cara perfeito o que vc disse…só discordo do Fusion…carro de papel…assim como era o Omega nos anos 90…
Comparar o Logan com civic e toyota? Não tem noção mesmo! No fundo não deve ter nem um logan, siena, hb20, focus, voyage…deve ter uma belina! kkkkk…
Cara, dá para entender o porquê do uso de palavrão: Você não tem a menor intimidade com o idioma; MAS não fique triste, é comum em críticos de carro. "Um se sobre sai sobre o outro", Caramba! Eu acho que em vez de carro você entende mesmo é do que mais fala: "MERDA".
Quem é rico e tem carros bons de verdade não sai se amostrando em blog. Isso é conversinha de quem num tem nem uma bicicleta pra andar!
tenho um renault clio com 150 mil km,,nao me da despesa meu cunhado tem um gran siena com 10 mil ,,e um lixo
Tenho um sandero 2008/2009 só com AR e nunca me deu problema. Próxima semana vou comprar o novo logan sem medo de ser feliz.
OBS: Um amigo de serviço comprou um novo siena e tá reclamando muito da suspensão. Carro é renault.
Estou procurando o melhor modelo pra eu comprar (carro pra família) e ainda não havia pensado no Logan, acho que é pela "má fama" de carro feio e isso não dá mesmo pra negar, o engenheiro que fez o primeiro modelo estava com raiva da mulher, mas esse novo modelo realmente está bem mais atrativo, bonito e pretendo fazer um test com ele…. lembrando que estamos falando de carro do mesmo nível, como: Siena, Voyage, Prisma, Hb20, e outros do mesmo porte,…é isso? esses outros não dá pra comprar, entendo! Mas minha opção pelo Logan seria mesmo pelo preço, e lógico um modelo, que agora dá pra engolir!!!
A despeito de tudo o que falaram do design do antigo Logan,isso é pessoal. Importa pra mim se tem bom espaço interno, bom porta-malas, e é confiável, no meu modo de ver tudo vai bem. Pelos relatos de quem tem ou teve, o carro tem tudo isso. E agora um design mais bonito.
RENAULT VOCE VEIO AO BRASIL FEZ CARROS TECNOLOGICAMENTE AVANÇADOS>
POREM O QUE ADIANTA QUANDO TIVER QUE REVENDER.
ACORDA. OU ABAIXA PREÇO PELA METADE OU VAI PINGAR EM TERRA SECA>
Já tive Palio, Gol, Fox em 2011 comprei um Logan, posso afirmar que foi o melhor caro que tive. manutenção barata, satisfação completa. o lado negativo é a desvalorização na revenda.
Tenho um logan 1.6 2008 e não me arrependo da compra mesmo depois deste tempo. Carro econômico, bom de dirigir, responde bem quando necessário. Futuramente pretendo comprar o novo modelo, ele ficou muito mais bonito.
Achei muito bonito o novo logan…por ser 1.0 sera que anda bem?
Sou taxista e tenho um logan 2011/12. Nunca me encomodei e apesar dos amigos me sugerirem o cobalt acho que vou continuar com a Renault. Esta lindo e e muito confortavel pra mim e meus passageiros.
Cobalt, uma porcaria, bomba de combustível deu pau, com 10 mil km
Já tive um Logan, na primeira versão. Realmente não era o sedan médio mais bonito que já tinha visto. Mas em compensação, tinha um espaço interno, muito bem aproveitado, principalmente para homens acima de 1,80 cm. E a área envidraçada, apresentava ótima visibilidade, manobra-lo? Lembrava-me do velho chevete, dava para estacionar em qualquer lugar, pela fácil manobrabilidade que apresentava. Outro ponto a favor da Renautl é o desempenho em baixa rotação, o que facilita na cidade e no momento de ultrapassagem na estrada. Quanto aos preços altos, todos sabemos que boa parte disso deve-se a carga tributária deste país. O que atinge a todas as marcas, infelizmente. Mas o carro mudou para melhor, só acho que poderiam ter caprichado um pouco mais do painel, o do gran siena e HB20 são mais bonitos. Do mais, espero ter o prazer, quem sabe, de ter outro, neste segmento. Pode ser que a Reanult consiga, se firmar no seu segmento, talvez até fique na 4ª posição, pois a ford, atual 4ª, depois da FIAT, VOLKS e GM só apresenta veículos caros e não tem lá um marketing muito agressivo e um péssimo pós venda. Vamos ver no que vai dar. Quanto ao mané que falou do honda, corola, fusion, compra logo um phanton, rolls royce, jaguar ou a famoso ferrari. São apenas opiniões pessoais de uso. Ai, ai…
boa… kkkk… verdade. Ja que o cara ta cheio da grana, compra uma Lamborghini Veneno…. kkkk… nem deve saber o que é… kkkkk
Tenho um Renault Scenic a três anos e adoro o carro. Não dá dor de cabeça. O problema é que infelizmente muita gente ainda tem a cabeça nos anos 80, 70 e até 60, quando comprava-se carro por consórcio! Daí compra um carro pensando em "garantir o investimento". Ou seja, vai e compra um "belo" carro popular pelado, nacional, sem nenhum conforto e sem nenhum assessório. E ainda fica feliz porque "ganhou" vidro elétrico. Ah…, só nos vidros da frente, porque atrás é na manivela… Esse tipo de pensamento é a alegria das ditas "industrias nacionais"…
Pra mim o maior pecado do Novo Logan é NÃO CONTAR com MEDIDOR DE TEMPERATURA, somente "LUZ ESPIA", este é um item que tem sido suprimido com muita constância e lamentavelmente vem sendo encarado por grande parte da mídia especializada como "NORMAL", pelo custo que o marcador tem e pelo custo que ele pode poupar ao proprietário eu particularmente acho ABSURDO (tanto a retirada como a ausência de críticas a mesma).
eu ja comprei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou no meu 4º renault. Tive dois clio e por último um Logan 2010. Já comprei o novo logan há mais de 10 dias e ainda não chegou. Minha única reclamação é a avaliação que a renault faz do usado, que foi comprado zero direto da fábrica, único dono, e mesmo assim desvalorizam bastante, mas por outro lado todos sabemos que carro não é investimento e o dinheiro que se "perde" na desvalorização é menor do que o tanto que ele nos serve no dia a dia. Fora isso não tenho absolutamente nada a reclamar da renault e especialmente do Logan que é um carro forte, espaçoso e que atende as minhas necessidades diárias.
tenho um 2011modelo2012.sou taxista, o carro não tem dois anos de uso e está com 100mil km,pagei 39.900,está avaliado em 26,900,só troquei peneus,pastilhas de freio,palhetas do limpador.,pastilhas e palhetas uma só vez. . já tive um palhio e um fiesta des de zero e com 60mil tive que trocar tudo. logan o que é desvalorizado, é compensado em não esijr manutenção.estou indo pegar outro. esquesi de mencionar o consumo,entre 18a20kmpl.e com gasolina argentina 23pl.só lamento pelo seu representante,em chapecó.sc. um senhor de idade merecendo o meu respeito, mais não merece,um tratante sem palavra.prometeu carro emplacado sem custos para mim . mentira tive que pagar tudo,quidem com ele é tratante. se não me pagar vou comprar em outra empresa, ta bom seu Valdir.que vergonha o senhor não precisa mais fazer isto,ja é um homem muito rico.
O projeto Logan e Sandero é da empresa Dácia que tem como prioridade cortar gasto para vender barato, como tenho um, posso afirmar que a lata é muito fina, o carro com uma semana de uso fica todo amassado na lateral, acabamento medíocre, até no novo Logan teve economia em tampar os parafusos dos trilhos dos bancos… Vidros elétricos sem iluminação e cambio automático 4v da tecada de 80 desprovidos de iluminação. DH pesada e motor 1.6 8v beberrão, desvalorização acima da média, fora os problemas de vícios mecânicos. Ou seja, a Renault tem que baixar o preço desse carro, “beleza não põe mesa”.
tive um Logan e amei o espaço interno. Sofri um acidente com ele, e o carro eh tao forte que não tivemos nenhum arranhão, se fosse um fiat ou Chevrolet, não estaria aqui para contar. Comprei outro em julho e assim. que terminar de pagar vou querer esse novo. O antigo era feio, mas eu amo o espaço interno e como eu que dirijo o carro, não fico olhando o carro por fora! Pra mim, o importante eh o espaço, conforto, baixa manutenção e e segurança tudo isso o Logan me oferece.
Ja tive Logan 2008, 2011 e agora comprei o 2014. Carro super confiável. Confortável. Econômico. Não visado pra roubo. Porta-malas e espaço interno excelentes. Nunca fiquei na mão, nunca troquei peça. Revisões com preço razoável e rápidas (na Renault Minuto). Na minha opinião é o melhor da categoria, apesar de alguma mancadas de acabamento e dos anteriores serem feinhos. Mas agora o modelo 2014 é lindão e compensou os anos que fiquei com os anteriores mais feios… kkk.
Comprei um Logam a 5meses ano 2013.Fiquei muito chateada cm o vendedor por nao ter me falado do lancamento totalmente modificado.É o meu primeiro carro.
É….melhorou bastante!!!Tenho um SUV(Tucson)e pretendo ter um desses p/ o dia-a-dia,acredito que a Renault vai ter um bom resultado…
Quem fala mal da Renault é pq nunca teve um Renault.. Estou no meu segundo Renault, logan 1.6 2010, ótimo custo beneficio, segurança estabilidade excelente retomada, a industria nacional precisa melhorar muito pra acompanhar a Renault.
Tenho 57 anos, já fui dono de oficina mecânica e duas autopeças, para mim, carro é igual a eletrodomésticos, ao não basta ter nome, tem que ser ótimo, principalmente, no motor, na suspenção, no tempo de reparo das
que se dizem autorizadas e no tempo rápido de reposição de uma peça, o resto é muita
propaganda.
Qual das marcas que não fez ou ainda está para fazer recall ?
Ao comprar seu carro chame o seu mecânico de confiança, ele é a melhor pessoa para fazer estes testes
Acabei de comprar um logan zero do modelo 1.0 expression e estava aqui gostando muito do carro, estava mesmo, pois o carro com apenas 2 dias e meio de uso, acabou de me deixar no prego, acendeu uma luz chamada de luz indicadora de multifuncao, deveria se chamar, luz de se fu… Que danado de definicao eh essa pra uma luz? Que defeito eh esse? E ainda diz no manual que desligue imediatamente o carro e nao volte a ligar e chame o servico imediatamente, chamei e estou aqui com uma previsao de chegada presvista pra da hora que falei mais 2 horas pra frente, ou seja, liguei as 19:07 e eles disseram que iria mandar um mecanico as 21:10 previsao, e se ele nao chegar? Que eh o mais provavel! Digo mais provavel pois eles na hora de vender disseram que qualquer defeito e eu precisasse a assstencia me daria um carro reserva e agora mesmo acabei de saber que carro nem nos meus sonhos… So depois que eles constatarem o defeito e isso so depois de amanha com o parecer da oficina que so vai trabalhar ate meio dia pois eh natal! OBRIGADO RENAULT DO BRASIL PELO PRESENTE DE NATAL QUE VCS ESTAO ME DANDO!
Complicado…
Como anda a situação lincoln?
Meu Logan 2011 sempre foi de bem comigo. Quando precisei usar a garantia (relógio atrasava) eles trocaram todo painel sem custo. A manutenção é cara como todos são, mas tem uma qualidade no atendimento. No geral estou satisfeito e penso em trocar por outro.
Tenho um Logan 2011 e até agora somente as manutenções obrigatórias e gasolina. Se formos ver a desvalorização, o Gol que é uma "coisa ultrapassada" tem desvalorização quase igual ao logan. Corsa e Prisma nem se fala. Estava olhando um Siena para comprar e tive péssimas informações e por isso acabei adquirindo um novo Logan.
Tenho um Sandero 2009 e minha mulher um Logan 2008. O custo das revisões é baixo (pago em média de R$ 300,00 a R$ 500,00). Os veículos são espaçosos e não apresentam defeito. Até agora só gastei com itens de consumo, como pastilhas de freio, correias, filtros e óleo lubrificante. gosto dos dois carro e vou comprar o novo Logan.
Comprei o NOVO LOGAN Expression 1.6 há praticamente 2 meses, na semana de lançamento do modelo.
Meu veículo anterior era um Siena Fire 2008.
Vejo que esse povo fala demais por ficar achando isso ou aquilo, mas a verdade é uma só, como um camarada falou aí… esses carros: Siena, Voyage, HB20, Prisma, Cobalt, Agile, Sandero, Logan… tá tudo no mesmo balaio. Todos eles são meia-boca, uns menos outros mais. Nenhum deles é carro bom pra valer. Para ter um que presta, tipo um Corolla, tem que ter grana, coisa que eu não tenho também. Como sou pobre como a maioria, tenho que ter um desses aí da lista.
Optei pelo Logan por ter feito o test drive e ter gostado bastante, comparando com outros veículos que também fiz o teste (HB20S, Prisma, Gran Siena, Voyage).
Até hoje ele tá beleza, anda bem pra caramba, responde quando pisa. Tem estabilidade, baixo nível de ruídos, robusto, confortável e muuuito espaçoso, além de visual renovado e do kit multimídia opcional que foi instalado. Tá fazendo 11.5km/L na cidade com gasolina. Vejo que com relação ao custo benefício, não perde para os outros. Foi o carro mais completo e barato que encontrei. Ficou na faixa de 41 mil… os outros com o mesmo perfil estavam ficando acima dos 45mil.
Ainda é cedo para dizer determinantemente se o bicho é bom para o nível que foi projetado, mas parece ser.
Tenho um Sandero 2008 (foi o primeiro da minha cidade). Eu esperava ter muitos problemas por comprar um carro logo no lançamento mas a Renault resolveu todos eles sem dificuldades. O carro é confiável, o conjunto motor/suspensão é muito robusto, nunca me deu trabalho. O acabamento é bem espartano, com plásticos que não se encaixam direito e forração que vai caindo com o tempo mas acho que eu compraria esse Logan "bonitinho" que estão lançando. O painel é meio antiquado não? Lembra carros da década de 70…
fis um teste em um logan 2014 o carro é muito bom e comprei um , espero que não demori muito pra chegar ,pois comprei um no dia 11/01/2014 o venedor falo que demora uns 15 dias para chegar.
O novo Logan é simplesmente sensacional, e pra esses babacas que falam em desvalorização, andam de quê? De Gol, Uno. Compre o carro e curta-o. Eu não vivo da venda e compra de veículos. Recomendo o novo Logan. Fiz uma avaliação e comparei com o Voyage, HB20S, Gran Siena, Peugeot 207 e Toyota Ettios, acreditem… o novo Logan é o melhor.
tenho um logan 12/13,já rodei 33.000km é um carro econômico(12,5km/l na cidade), espaçoso e agradável de dirigir. Supre minha necessidades, porém o ar condicionado é pouco eficiente e grita muito quando passo de 100km/h, ainda não tive vontade de trocar, e indico pra qualquer um!
Eu vendi o meu logan 2011 há duas semanas (tive que vender). Comprei um clio para trabalho. Meu logan era o completo – R$42.000,00 e a tabela depois de três anos fala em R$25.000,00 e acabei vendendo por R$20.000,00. (infelizmente tive que vende-lo. Estava super conservado, todas as revisões rigorosamente em dia)
Mas o carro, eu tinha medo de compra-lo e arrepender. Só que foi ao contrário, eu nunca vi um carro tão bom igual ao logan. Ele ficou bonito na última versão e agora está lindo. Futuramente comprarei um outro logan top de linha. Aprendi que carro “pelado” não tem nada haver com a beleza e conforto dos carros completos. A mecânica nunca deu problemas. Quem estiver pensando em comprar um logan não pense duas vezes. Compre-o sem medo. Se for pensar em vende-lo logo aí é besteira. Se quiser aplicar dinheiro compre um terreno. Vou deixar de comprar um cruze da Chevrolet daqui à um ano para comprar este novo logam. Eu tenho 1,93m de altura e sei do que estou falando.
Esse multimidia reproduz videos de um pen drive ?
A minha ideia inicial era comprar um Onix ou UP. A terceira opção era o Voyage. Depois de conhecer todos esses carros, eu fiquei decepcionado com o preço alto. Resolvi conhecer o Logan e acabei comprando o Expression 1.0. O carro é lindo e tem ótimo custo benefício! Estou muito satisfeito! Já vem equipado com direção, ar condicionado, vidros (dianteiros) e travas elétricas, Media Nav, alarme e sensor de estacionamento. O único ponto fraco é a retomada. Nas subidas e com ar condicionado ligado, o carro sofre um pouco… mas acredito que isso acontece com todos os carros 1.0. De qualquer forma, atende bem as minhas necessidades. Ando somente na cidade e a versão 1.0 foi a melhor escolha, porque é mais econômica!
Pra quem anda com o carro sempre cheio e costuma pegar estrada o ideal seria a versão 1.6.
@Rodrigo Soares concordo com vc, é um lixo europeu desovado no Brasil
@Ankaros tu é um otário, compra essa porcaria de 40 mil e vende depois por 20mil se encontrar um trouxa que compre tb…..
Caro Fernando seja mais educado com Ankaros, ele é um consumidor que sabe que há muito tempo que carro é um bem de CONSUMO, já pagamos uma baba por um carro que em um mercado da América latina custa quase a metade que custa aqui e vem completo. Tenho um Logan há 4 anos e a revisão mais cara que paguei foi R$ 900,00 e o carro nunca deu defeito! Fora da revisão só troquei o jogo de pneus. Agora se você ganha bem, pelo menos uns 200mil por ano e pode ter uma carro de mais 60mil sem financiar, vá em frente mas não critique que faz uma opção racional que está ao seu alcance e que traz excelente custo-benefício sem se importar com essa idiotice de designe que só serve para mostrar aos outros, mesmo que para isso tenha que empenhar um rim só para aparecer!
JoseJuela a partir do momento que alguém chama outro de babaca, deve tb ser tratado do mesmo modo, discussão sobre carros é o mesmo de time de futebol ou religião, cada um sabe o que faz e escolhe a merd@ que quer adquirir ok.
Em 2009 comprei o Sandero e já sabia que seria um sucesso de vendas. O problema de desvalorizar não é do carro mas do desconhecimento e mentalidade do consumidor brasileiro. Um Gol com os mesmos itens pagos à parte era bem mais caro na época. Este ano vou trocar o Sandero pelo Logan Dynamique completo e pretendo usurfruí_lo por muitos anos. Carro para mim não é investimento, religião ou time de futebol. É um bem de consumo de uso diário.
Saí de casa para trocar meu Clio por um Fiat Siena, por desencargo de consciência passei na concessionária da Renault e fiz o teste drive neste novo Logan Expression, apesar de não gostar do pós venda da Renault, acabei comprando este novo Logan em abril e por enquanto está sendo um bom carro. Os problemas que encontrei até o momento foram:
– Ruídos/rangidos na suspensão traseira;
– Regulagem manual dos retrovisores externos são restritos, ou seja, você não consegue fazer um bom ajuste o que impede uma regulagem mais apropriada para cada motorista.
– Por conta do Motor 1.0 ser muito fraco, a luz indicadora de troca de marchas não é ideal para esta motorização, pois promove mudanças e reduções de marchas exageradas. Parei de levar em consideração este indicador;
– Lavador/esguicho do parabrisa parou de funcionar;
– Queimou a lâmpada do painel do ar condicionado;
– Acabamento do carpete ao lado da haste de abertura do capô se desprendeu.
Ja estou no 2 logan, e só tenho alegria. Estou pensando em trocar pelo 3, custo e benefico excelente.
Tenho tambem um Honda Fit dizem que é ótimo e que nao quebra, isso é obvio vai fazer uma revisao pra sentir no bolso o que é ter um honda!!! Coisa de maluco de caro!!!! QuAlquer peça uma furtuna!! Sem falar da concessionaria em Niteroi R J, tudo CARO DEMAIS!!!
Carta ao Sr. Guido – Renault
RENAULT VIVIANE FRANCE – BAURU, PROBLEMAS SÉRIOS
Olá bom dia Sr. Guido, eu não gostaria de entrar em contato por este canal com a finalidade de trazer estas informações, mas não consegui resolver de outra forma.
Comprei um Renault Logan AUT 1.6 8v Ano 13/13, da venda 24/05/2013, na concessionária citada acima, em maio de 2013, o qual está com pouco mais de 25 mil km.
Este carro apresentou dezenas de defeitos de fabricação, quero ter o cuidado de mencionar abaixo para que o senhor possa entender melhor o assunto e quem sabe me ajudar a resolver este problema, já que é a minha ultima alternativa.
Os defeitos estão mencionados abaixo.
Revisão dos 10 mil km:
– Barulhos no painel – Estão cada dia piores (sem solução);
– Latas com vibração na traseira (temos barulhos mais fortes e com mais vibração -sem solução);
– Regulagem dos faróis – Não foi realizado.
Revisão dos 20 mil km:
– Marcador de combustível com erro, mostra a informação errada – segundo a empresa foi substituído (sem solução, continua marcando errado);
– Barulhos de rolamento no câmbio, isso ocorre ao reduzir, é possível verificar em viagens longas, a informação que recebi é que normal (sem solução);
– Folga no encosto do banco do motorista e passageiro, fui informado de que é normal. Recebi o retorno de que foi solucionado, na ocasião melhorou durante uns 30 dias, e voltou a ficar muito ruim (sem solução);
– Ventilador do ar condicionado – quando ligamos na velocidade máxima (4), percebemos queda de rotação quando diminuímos a rotação do motor. diagnóstico da oficina = é normal (sem solução);
– Ruído no painel (o mesmo reclamado aos 10 mil km), o diagnóstico da oficina é sempre o mesmo, é tudo normal, o problema continua cada vez pior (sem solução);
– Brulho forte em cima do painel, diagnótico da oficina = é normal (sem solução);
– Trilhos dos bancos (passageiro e motorista) soltos, levei o carro duas vezes e não foi solucionado, eu mesmo apertei (sem solução);
– Pneus com ressonância, defeitos de fábrica, após quase 20 dias ocorreu a troca dos pneus (solucionado);
– após a troca dos pneus o carro foi devolvido desalinhado (volante fora de centro/torto), levei o carro na concessionária, retornei com o carro e aguardei mais de 3 horas (solucionado);
– Barulho de lata solta debaixo do carro, diagnóstico da oficina = é normal (sem solução);
– Escapamento furado, diagnóstico da oficina = é normal no Logan. O barulho não é normal, eu verifiquei em outros carros e tive outro logan 2008, o problema é de fabrica (sem solução);
– o volante apresenta uma trepidação ao manobrar, está ocorrência foi informada no dia 21/03/2013, o problema vem ficando pior, agora ocorre com o carro em movimento. Rodando entre 60 e 80 km/h é possível perceber, ao rodar entre 110 e 140km/h (é claro que não circulo nesta velocidade, apenas estava testando as questões já mencionadas) gera um vibração enorme, tirando totalmente a segurança ao conduzir. A vibração é tão forte que os equipamentos de som, como módulo por exemplo, estão sempre apresentando defeitos (sem solução);
– Barulho na porta do motorista (solucionado);
– Estouro no escape, diagnóstico da oficina = é normal. O problema ficou pior gerando o barulho de escapamento furado (sem solução);
– Console do câmbio trincado, a oficina alegou que o problema foi gerado pela Pop Som na instalação do som, eu mesmo verifiquei o carro após a instalação, não havia nenhum problema (sem solução); **Não vou levar isso em conta, mas é um fato.
– Barulho do freio, diagnóstico = é normal (não sei o que dizer);
– Ruído do lado direito do carro, só é possível identificar em rodovias (sem solução);
– Rangido em baixas velocidades (parcialmente solucionado, após chover ainda ocorre, fui informado de que é normal);
– dia 06/03, já havia reclamado do problema no encosto dos bancos, dia 21/03 também reclamei, melhorou durante uns dias, mas continua com problemas (sem solução)
– Barulho no batente dos amortecedores dianteiros ao passar em pisos irregulares. Fui informado pelo chefe da oficina que ocorreu a troca, mas na ordem de serviço consta como manutenção, o que deve ser de fato, porque o problema voltou (sem solução);
– Rangido na frente do carro (ferro com ferro) – solucionado;
– Barulho na frete na região do som – solucionado.
Questões aos 25 mil km (quilometragem atual):
– tampa do porta malas, irregular apresenta um desnível muito grande em relação a carroceria;
– trepidação na embreagem, em locais planos é possível notar a trepidação, mas em subidas fica muito pior, parece desgaste, está igual aos fuscas velhos;
– vibração no volante está cada dia pior;
– dificuldade no engate da ré e da primeira marcha, principalmente com o carro frio.
Outra observações que são importantes:
Em 31/03 fui cobrado pelo valor de R$ 18,90 refente ao combustível que a concessionária utilizou para revisar o carro, revisão que tinha como objetivo resolver os problemas e defeitos de fabricação.
Sobre os carros reservas: Em alguns casos fui obrigado a utilizar um carro reserva, já que o meu carro ficou na concessionária por mais de 2 semanas, isso gerou o custo de R$ 78,00 refente ao seguro do carro reserva. Na minha opinião isso é um absurdo, pois meu carro tem seguro.
Acredito que não posso e não devo ser responsabilizado pelos danos causados pela Renault. Pago seguro para o meu carro e o carro reserva deve estar segurado, já que não se trata de um sinistro ou algo do tipo, mas sim de uma tentativa de solução de um carro cheio de defeitos de fabricação.
Já desperdicei mais de 30 horas do meu tempo para solucionar problemas que não são de minha responsabilidade, é um descaso muito grande por parte da Renault e da Renault Viviane France.
Já conversamos com o chefe da oficina, o gerente de pós vendas, conversamos mais de 30x no 0800 (que não resolve nada) e por último tivemos contato com o gerente da concessionária Sr. Eder, que foi muito atencioso.
Na realidade todas as pessoas são atenciosas, o que na minha opinião é um estratégia para nos afastar dos canais de reclamação como este, pois do que adianta todo está educação se os problemas não são solucionados.
Não tenho confiança e muito menos segurança ao utilizar o carro, o que deveria ser uma alegria, se tornou um um grande tormento sem solução, graças a Renault.
Em nosso último contato, hoje, dia 25/08/14, a atendente Maíra me informou que é muito difícil conseguir um piloto de testes para verificar os defeitos do carro. E devido a esse fato tive que agendar o passeio para a próxima semana, o que já fiz diversas vezes e que não resolveu nada. Os tais pilotos de teste circulam com meu carro, consomem meu combustível, isso acontece sempre e rodam dezenas de quilómetros, e o prejuízo é sempre nosso, e para piorar cobram dos clientes o custo do combustível (tenho os comprovantes).
E sabem a resposta final?
É normal.
Todos os defeitos de fabricação são normais no Logan.
Está certo isso?
Acredito em seu comentário…. você não teve sorte com o veículo e acredito que não foi passado pela linha de qualidade. O que é fato é ao pós´venda da RENALT que não é BOM. Beveriam trocar o veículo para você.
Muitos falam que logan não presta que é isso e aquilo, tem um babaca que falou que Fusion é carro onde?
Ford fusion É uma baita Aberração uma banheira gigante beberrona e suspenção Ruim e feio que dói , outra aberração é o novo ecoesport , o novo ka com aquela grade boca de tubarão enorme na frente.
ola amigos olha comprei novo logan 2014 olha decepissao geral vcs nao vao agreditar que cm tres meses de uso deu problema na ar condicionado vcs acredita que quebrou a caixa evapoadra agora so espero que arenault me de garantia ja tive varias marcas nunca vi falar desse defeito eum absurdo ,
Um excelente carro, pois quem gosta de qualidade não vai ficar olhando apenas para beleza externa, tenho um logan 2012 a um ano rodo com ele por toda São Paulo e Interior uma média de 4000 km/mês e só faço a manutenção básica e paguei um preço ótimo nele e fora o espaço interno eu carrego material de merchandising e olha cabe coisa viu!!! Estou muito feliz com a compra não penso em trocar tão cedo……Eu recomendo
Meu Logan é um exclusive 14/15 muito completo, espaçoso e com posição excelente para dirigir. Design que me agrada muito, o pessoal que critica a Renault realmente nunca teve um carro destes. É o meu terceiro Renault e muitos ainda estão por vir.
Tenho logan expression 1.6 8v com instabilidade da suspensão dianteira saltando e inseguro ao dirigir, na agencia ficou 5 dias para verificar o problema devolvendo afirmando estar o carro normal. Em análize com mecânicos experientes em renault afirmaram que o carro é anormal verificou se que foi suprimida a barra de estabilização dianteira. Nas curvas e ondulações da pista causa um acentuado rolamento lateral do carro, o que causa desconforto aos passageiros.
Alerto que aos comprarem verifique se existe barra estabilizadora dianteira. Comprei o segundo logan julgando ter o mesmo conforto do 1,6 16v 2007/2008 e estou decepcionado com este novo carro.
O melhor da categoria CUSTO/BENEFÍCIO. Tem sim alguns inconvenientes como exemplo: falta de luminosidade interna (falta luz central interna) ainda no modelo 2015/2016 somente a luz na frente ( detalhe tão pequeno e barato em frente as modificações atuais e não foi feito. Outro detalhe são os trilhos dos bancos dianteiros que ficam expostos. Mas o veículo é excelente tem uma boa autonomia,desempenho e estabilidadae principalmente na estrada, seguro mais em conta e não é tão visado com baixo índice de furto/roubo. UMA BOA COMPRA.
É o primeiro carro Logan que eu tenho , recebi como parte de uma negociação, está com 22.000km e está na garantia, gostaria de saber se é normal , no automatico o no manual até 21 graus ele gela a partiir de 22 graus ele começa a jogar ar quente
Ola galera, tenho uma experiencia incrivel com o renault LOGAN 1.0 16v 2009. Sou taxista, comprei-o zero km, e esta atualmente com 350mil KM e provo pra quem kiser ver, moro em barueri s.p, e fui 5 vezes com esse carrão para recife,(2.800km ida + 2.800km volta + rodo uns 2.500 km por la passeando)com minha esposa e meus 3filhos, ja cheguei a andar com o carro na BR-101 a incriveis 160/170 km por hr, isso tudo sempre com AR-condiconado ligado, ja troquei inumeros jogos de pastilha, (R$40) eu mesmo troco+++ apenas uma troca de embreagem(marca VALEO/original R$400,00 colocada aos 200milkm))
apenas 2 jogos de AMORTECEDOR 4 PEÇAS/cofap(R$ 550,00 colocado)
2 troca de um par 2bandejas/dianetiras completas(R$ 95,00 cada uma na RRaprts/ rua IQUIRIRIM s.p) eu mesmo troquei em casa.
O primeiro kit de correia dentada só troquei aos 120mil km(oficina de um amigo/mecanico de confiança) e estava em tão bom estado q o guardei no porta malas p uma posivel emergencia rsrsrs gastei R$450,00 entre peça(RRparts) e mão de obra.
A segunda troca abusei da sorte mais ainda troquei aos 245mil km gastei o mesmo vlr R$450,00.
e os 4 rolamentos apenas uma unica vez agora aos 260mil km.
4 trocas de vela NGK originais R$85,00(RRparts)
Inumeros filtros de ar, oleo, combustivel, …sou rigoroso nas trocas de óleo é 5mil km sem choro, e tbm só fiz uma unica limpeza de bicos injetores aos 240mil km
5jogos de pneu sempre novos BRIDGESTONE 195/65 r15
3 baterias HELIAR
um alternado novo.
O que flr de um carro desses…..isso é uma obra prima, praticamente só ganhei dinheiro com esse carro e o aposentei do TAXI no dia 15/08/2015 virou carro escolar rsrs minha esposa vendeu um uno vivace e colocou o Logan 2009 pra levar as crianças na escola, buscar e ir trabalhar com ele….. bom e eu!!!!!! comprei um RENAULT LOGAN 2015 DINAMIQUE 1.6 top COMPLETO COM CAMBIO MANUAL e ja esta taxiando nas ruas rsrs e meus clientes estão amando o carro, eu nem falo, sem duvidas na categoria não existe carro melhor que o logan pra quem procura espaço, economia em tds os sentidos e preço…
TENHO UM LOGAN 14/15 DYN. 1.6 – MUITO BOM O CARRO, BOM DE DIRIGIR, DIREÇÃO BEM LEVE, MOTOR POTENTE E AMPLO ESPAÇO INTERNO. ESTÁ COM 8.000 KM E NÃO OCORREU NENHUM PROBLEMA AINDA.
Acho engraçado que a maioria das opiniões negativas foram de pessoas que não tiveram um carro Renault. Quando comprei o Sandero todos falavam que desvalorizava mais que os concorrentes e que dava muito defeito. Pura mentira!!! Nunca tive problemas com o carro e na revenda não perdi mais do que perderia se tivesse um Gol, ou qualquer outro carro do segmento. Resolvi apostar no novo Logan e sem arrependimentos! Direção muito boa, espaço indiscutível e rodo bem com ele! O problema aqui no Brasil é acreditar na mídia manipuladora e continuar nas mesmas escolhas!