Para agradar a mercados tão diferentes, algumas marcas causam um nó na cabeça dos jornalistas. Basta lembrar o caso dos “Santanas” chineses ou da dupla Jetta/Bora, que tem nomes invertidos no Brasil e no México. Agora a Renault resolveu fazer sua parte nessa confusão, com o Renault Logan.
Veja também: Renault Fluence fica “apimentado” em versão GT
A marca francesa mostrou o “novo” Symbol na Turquia no Salão de Istambul. Symbol, não, Logan. Pois o sedã das fotos que vocês vêem aqui é o Dacia Logan de 2ª geração, mas com DNA Renault. Ou seja, é esse o novo Renault Logan brasileiro, que deve começar a ser produzido no final de 2013 no Paraná.
Confuso, não? Culpa das estratégias locais. Na Turquia, chamá-lo de Symbol não é um problema, mas aqui sim. Como nosso país aceita bem modelos ultrapassados, é provável que o Symbol “original” (um Clio Sedan recauchutado) siga em frente, talvez recebendo o mesmo tratamento do “novo” Clio 2. Ou, então, morra, já que o Logan promete melhorar sua lista de equipamentos.
O fato é que a briga entre sedãs compactos bombados será cada vez maior e nem Renault Logan e muito menos Renault Symbol hoje vendidos aqui têm condição de encarar essas novidades.
Renault Logan
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.