Para agradar a mercados tão diferentes, algumas marcas causam um nó na cabeça dos jornalistas. Basta lembrar o caso dos “Santanas” chineses ou da dupla Jetta/Bora, que tem nomes invertidos no Brasil e no México. Agora a Renault resolveu fazer sua parte nessa confusão, com o Renault Logan.
Veja também: Renault Fluence fica “apimentado” em versão GT
A marca francesa mostrou o “novo” Symbol na Turquia no Salão de Istambul. Symbol, não, Logan. Pois o sedã das fotos que vocês vêem aqui é o Dacia Logan de 2ª geração, mas com DNA Renault. Ou seja, é esse o novo Renault Logan brasileiro, que deve começar a ser produzido no final de 2013 no Paraná.
Confuso, não? Culpa das estratégias locais. Na Turquia, chamá-lo de Symbol não é um problema, mas aqui sim. Como nosso país aceita bem modelos ultrapassados, é provável que o Symbol “original” (um Clio Sedan recauchutado) siga em frente, talvez recebendo o mesmo tratamento do “novo” Clio 2. Ou, então, morra, já que o Logan promete melhorar sua lista de equipamentos.
O fato é que a briga entre sedãs compactos bombados será cada vez maior e nem Renault Logan e muito menos Renault Symbol hoje vendidos aqui têm condição de encarar essas novidades.
Renault Logan
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.
Com esse novo padrão visual e as super vendas da Nova Ecosport em Outubro/12, será que a Renault não "deixará escapar" nenhuma foto de um futuro facelift do Duster também? Se não der uma boa melhorada no carro, coitado de quem comprou! rs
Caro Ricardo:
Vcs estão cortando meus posts com críticas ao "cabresto" que é imposto aos brasileiros pela Anfavea, que continua obrigando-nos a aceitar carros ultrapassados, inseguros e caríssimos.
Sobre a reportagem, complemento: na Turquia, o mesmo Symbol daqui também é vendido lá. Por enquanto, porque ao que tudo indica um substituirá o outro.
Talvez o "último dos moicanos" dentre os ultrapassados, pois, diferentemente do que ocorre no Brasil (com exceção do Fluence) , TODOS os demais veículos da Renault turca estão up-to-date com o restante da Europa.
Se quiser conferir, basta acessar o site: http://www.renault.com.tr
Agradeço se deixar passar este post.