O preço, claro, é o da versão S, de entrada, se bem que chamar um utilitário esportivo como Cayenne dessa forma é uma ofensa. A Porsche lançou a nova geração do utilitário esportivo no Brasil, por enquanto, em apenas duas versões – além da S, também temos a Turbo por R$ 555 000.
O Cayenne S ficou R$ 40 mil mais caro que a geração anterior. O motor continua V8, mas com 400 cv de potência e economia de combustível de cerca de 23%. Mas o dono terá de rodar muito para recuperar os R$ 40 mil…
O Turbo passou a ter 500 cv com o mesmo motor V8. O preço, claro, também subiu R$ 56 mil, quase o valor de um sedã médio. Mas a nova geração está mais elegante e esportiva, deixando de lado o jeitão de jipe de luxo.
Agora não é fácil para nós, mortais, pensar que um modelo como esse sai da loja e já perde nada menos que R$ 30 mil (segundo a Fipe, o valor do Cayenne S da geração antiga cai de R$ 333 mil para R$ 303 mil). Um ano depois o preço despenca para R$ 280 mil e três anos mais tarde vale R$ 228 mil. Já o Turbo perde R$ 150 mil nesse mesmo período, algo como 30%, até que uma depreciação razoável se comparada a de um Civic LXS automático (31,4%).
Mas, quem tem dinheiro para comprar um Cayenne certamente não está preocupado com o mercado de carros usados.
Se esse carro perde tanto preço em um ano, então o preço da loja é fictício, é um roubo. Se alguém quiser um novo, então que pechinche muito na loja antes que a pechincha fique com o novo proprietário.