Recentemente, as revistas de automóveis publicaram ilustrações mostrando o Fox, da Volkswagen, com visual retocado, seguindo o novo design da marca. Seria uma reforma de meia idade no modelo, criado para substituir o Lupo na Europa, tarefa que não cumpriu a contento. No entanto, segundo fontes ouvidas pelo BlogAuto, esse novo Fox significaria mais: uma nova geração que usaria a plataforma do PQ-25, a mesma do novo Polo e que tem elementos no Gol.
A hipótese faz sentido por um lado. Se falou que o novo Polo viria para o Brasil, mas o modelo é muito sofisticado para nosso mercado sem falar que, embora seja um bom carro, ele nunca vendeu bem. Segundo nos disse um executivo da Volkswagen, “o Polo foi planejado para vender metade do que vendia o Gol”, na época do seu lançamento, em 2002. Mas nos seus melhores momentos, ele emplacou 10% desse total. Por que a VW repetiria o erro, então?
Um novo Fox, ao contrário, poderia rivalizar com o futuro Viva, da Chevrolet, e dar origem a uma família mais espaçosa e que ocupasse o nicho acima do Gol. É um veículo mais simples e barato também, além de ter potencial de vendas em outros países do continente.
Com isso, a Volks poderia pensar em um hatch médio mais adequado, talvez uma variante barata do Golf VI, fabricada no México, que ocuparia o espaço acima do novo Fox e dando adeus ao bom, mas pouco popular, Polo. A falta de protótipos do Fox antigo com a frente mascarada pode se um sinal que o carro será totalmente novo. Vamos ver.