Além das carrocerias e do porte, existe outra forma de dividir os automóveis: o viés. Sim, hoje em dia não basta ser um sedã de porte médio para colocá-lo no mesmo balaio de um Honda Civic e um Toyota Corolla. É preciso saber qual sua “pegada”. O Honda e o Toyota explicam bem essa situação. O Civic, como se sabe, resolveu adotar o “viés” esportivo, já o Corolla optou pelo “viés” do conforto.
Não que isso seja um impeditivo para o cliente trocar um pelo outro, mas não se pode criticar a suspensão mais firme do Honda comparada à do Corolla nem vice-versa. É questão de gosto. Feita essa observação, chegamos à conclusão que o novo Nissan Sentra 2014, que a Nissan lançou nas últimas semanas no Brasil, é um carro com viés do Corolla.
Pelo estilo e mecânica do antigo Sentra, a opção da Nissan foi correta. O Sentra nunca teve apelo esportivo e o correto seria investir no conforto e no silêncio. E é nisso que o modelo se destaca. O acabamento melhorou quilômetros em relação ao antigo – materiais de qualidade e bem montados -, reina o silêncio a bordo e o sedã ainda exibe uma lista de equipamentos invejável: ar dual zone, central multimídia, comandos satélites e até teto solar na versão top SL (fotos).
A parte negativa de imitar o Toyota Corolla é que o Nissan Sentra 2014 não tem lá muita personalidade. Se você tirar o volante do carro, dificilmente saberá de que marca estamos falando. No design, ainda falta à Nissan um passinho à frente. O Sentra evoluiu muito nesse sentido, está mais encorpado, mas não é de parar o trânsito.
Da mesma forma que no visual, o motor e o câmbio evoluíram, mas estão aquém da concorrência. O 2.0 flex continua com 140 cv e a transmissão é a CVT que simula marchas, um conjunto confortável mas sem arroubos de desempenho. O problema é que ele cobra no posto – o consumo se mostrou alto em nossa avaliação.
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Em resumo, o novo Nissan Sentra 2014 tem a receita para agradar donos de Corolla porque tem muitos mimos – como chave presencial e câmera de ré -, espaço interno e porta-malas, mas é um japonês que não cobra um extra pela nacionalidade nipônica. O SL, por exemplo, sai por R$ 71.990 enquanto o Toyota Corolla Altis, equivalente a ele, não custa menos que R$ 85 mil. São R$ 13 mil a mais. Resta saber se a Nissan conseguirá manter suas lojas abastecidas já que o modelo continua vindo do México. A geração anterior vivia de aparições e sumiços nas concessionárias, algo nada bom para um veículo que disputa um segmento tão concorrido.
Galeria Nissan Sentra 2014
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