A Nissan apresentou nesta sexta-feira o novo Nissan Sentra, sedã compacto (médio no Brasil) que briga diretamente com seus conterrâneos Corolla e Civic. Esta é a 7ª geração do modelo, que nunca chegou a incomodar seus dois rivais.
Mas a Nissan pode virar esse jogo agora. Embora o visual diga pouco, o novo Sentra conseguiu crescer e ganhar musculatura enquanto Corolla e Civic andaram definhando. O sedã da Nissan está um pouco maior – porta-malas de 428 litros – e bem mais equipado. Agora há ar dual zone, câmera de ré, controle de tração, acabamento mais esmerado e um ar de “quero ser Altima”, o sedã logo acima dele. A frente, por outro lado, ganhou uma grade igual ao do Versa, mas luzes diurnas de leds. A traseira, essa sim, impressiona pelo porte avantajado.
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Por dentro, o visual está melhor que o atual, mas a Nissan encontrou um jeito de usar os mesmos acionadores dos retrovisores elétricos dos seus antepassados. Na versão americana, existe acabamento imitando madeira e um botão ECO, que lembra o do Civic.
Downsizing
Ponto polêmico diz respeito ao motor. A Nissan resolveu trocar o 2.0 litros de 140 cv (nos EUA) por um 1.8 de 130 cv (mais ou menos). Com isso perdeu 10 cv e 2 quilos de torque, no mínimo, mas ficou mais ecnômico a ponto de beirar o famoso 40 MPG, ou 40 milhas por galão, que é a referência americana de economia – dá uns 17 km por litro, o que lindo até aqui. O câmbio continua o mesmo, um CVT do tipo ame ou odeie.
A pergunta que está no ar é: “quando chega ao Brasil?”. Bem, nem nos EUA a Nissan diz ainda, mas dá para imaginar que o sedã vá começar a ser vendido por lá no início de 2013. Como a fábrica é a mesma, no México, dá para esperar o novo Sentra no Brasil em meados do ano que vem. A montadora japonesa só não o traz se for louca. Apesar das cotas de importação, o Sentra está fazendo um bom papel aqui. É o 6º sedã médio mais vendido em 2012, à frente até dos novíssimos Peugeot 408 e Hyundai Elantra.