O novo MINI Cooper prepara sua chegada no mercado brasileiro. A montadora britânica lançará a terceira versão do modelo nesta terça-feira, 3. De início, apenas o modelo Cooper estará disponível – o One, de entrada da linha, deverá ser lançado em meados do segundo semestre –, com direito a duas versões, a de entrada e a S, ambas com motores turbo, transmissão automática sequencial de sete velocidades e sistema start/stop, que desliga o propulsor em paradas curtas.
O novo MINI Cooper será equipado com um motor 1.5 litro Turbo a gasolina, capaz de entregar 138 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, que também será usado pela BMW. A versão esportiva S contará com um bloco 2.0 litros de quatro cilindros, que entrega 194 cv e 28,5 kgfm, no lugar do atual 1.6 litro turbo. Ainda na mecânica, outra novidade é a nova plataforma modular UKL1, que será usada também nos futuros lançamentos da MINI e também nos compactos da BMW com tração dianteira, o que inclui o recém-chegado Série 2 Active Tourer.
Além do novo visual e da nova mecânica, o MINI Cooper 2015 ficou maior, com ganho de 9,8 centímetros no comprimento, 4,4 cm na largura, 0,7 cm na altura e 2,8 cm na distância entre-eixos. O porta-malas também cresceu, passando de 160 litros para 210 l. Continuando na parte de dentro, os painéis do carro foram todos redesenhados e agora traz uma central multimídia com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque, que exibe informações do rádio e do navegador GPS.
Entre os equipamentos, há o Driving Assistance, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, aviso de proteção à pedestres e reconhecimentos de placas, além de suspensão adaptativa e modos de condução que alteram o comportamento da direção, motor e suspensão.