O novo Cerato 2013 já tem data para chegar. A Kia marcou o lançamento oficial do sedã médio para os dias 8 e 9 de abril. A marca coreana também aproveitará o evento para mostrar o Sorento com frente reestilizada.
A notícia boa sobre o novo Cerato é que o sedã está mais sofisticado e maior. Ou seja, vai brigar diretamente com os sedãs mais vendidos do mercado, o Civic e o Corolla. A ruim é justamente esta mesma novidade. Como cresceu também custará mais – a estimativa é que a versão mais em conta passe de R$ 65 mil se não chegar a R$ 70 mil.
O problema é que o Cerato nadava de braçada numa faixa de preços abaixo dos sedãs japoneses, onde só enfrentava o City e outros sedãs mais apagados como o Linea. Agora a briga será mais difícil mesmo ele estando mais moderno. Seu primo de primeiro grau, o Elantra, é um exemplo disso. Embora bem recomendado lá fora, o Hyundai é figurante no segmento.
Quem decidir levar o novo Cerato para casa terá um carro com praticamente a mesma largura e altura do anterior, mas mais baixo e com entre-eixos 5 cm maior. O porta-malas, no entanto, teria crescido apenas 7 litros, chegando a 422 litros, mas esse dado não é oficial.
A boa notícia é que a Kia não deve repetir o erro da Hyundai ao oferecer o sedã com freios a tambor na traseira. Ao menos nos Estados Unidos o Cerato usa freios a disco nas quatro rodas, como é usual na categoria. Em matéria de motor, o Cerato terá o 1.6 16V flex que hoje equipa vários carros do grupo, inclusive o novo i30. No caso dele, não é um ponto tão ruim afinal mantém o mesmo padrão do anterior com a vantagem do flex.
Veja também: Kia Cadenza ganha linhas do luxuoso Quoris em reestilização
Caso a Kia confirme o projeto de fábrica no Brasil, como é esperado, o Cerato é um dos modelos com maior potencial de vendas aqui. Não seria nada mal.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.