Está ficando legal dirigir carros compactos, enfim. Se antes sofríamos em comparar desembaçadores traseiros ou quem era menos lento na subida, agora tudo mudou. Start-Stop, câmbio de dupla embreagem e até ESP, quem diria, passaram a entrar no cardápio da categoria mais populosa do mercado, com nada menos que 60% das vendas.
Em outras palavras, estamos vendo o fim da era dos peladões, aqueles modelos velhos e que traziam apenas o básico a ponto de muitas marcas encherem a lista de equipamentos com itens como ‘motor, pneu e chave’, como se eles fossem um ‘plus a mais’. E quem diz isso com todas as palavras é a Ford, toda orgulhosa do novo Ka 2015, agora uma família com pai (hatch) e mãe (sedã).
Para ela, não há mais como atrair o consumidor até as lojas com versões peladas que não existem na prática. O cliente já sabe o que procura e, de acordo com a Ford, quer carro com ao menos ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida.
Nesse quesito, a marca preparou o novo Ford Ka 2015 para agradar em todos os sentidos. Até usou aquele famoso gráfico de ‘teia de aranha’, que os homens de marketing destacam onde seu produto é melhor. Para os executivos da montadora, o Ka é melhor, ou na pior das hipóteses, igual aos concorrentes mais preparados. Será? Veja o que BlogAuto achou do Ka 2015 hatch e Ka+ em alguns aspectos:
Visual
Por que o Ford Ka 2015 nasceu assim, mais quadradão que o belo New Fiesta? Para oferecer mais espaço interno que seu irmão efetivamente maior. O carro é mais vertical e com interior bem mais espaçoso, mas isso, claro, atrapalha do lado de fora. O novo Ka 2015 não é tão bem resolvido quanto um Hyundai HB20, mas está anos-luz de um Toyota Etios. Ou seja, agrada o suficiente, sobretudo o hatch. O sedã sofre do mal dos compactos de três volumes. Tem uma porção traseira imensa por causa do porta-malas, mas entreeixos igual o do hatch, além de rodas pequenas. Não é uma combinação muito feliz, mas ninguém aqui nesse segmento sobra nesse aspecto.
Espaço interno
Só não chega aos pés do Renault Sandero/Logan, claro, tanto que a Ford ‘esqueceu’ de colocá-los na apresentação. Mas é bem confortável, com bom espaço para as pernas atrás e uma posição de dirigir bem ergonômica. Ponto negativo é o descanso do pé esquerdo, que esbarra no pedal de embreagem. Ele é alto por dentro e suficientemente largo para levar cinco pessoas. O porta-malas está na média e é bom lembrar que a Ford optou pelo estepe de emergência, mais fino e que ajuda a abrir espaço para as malas.
Equipamentos
Direção elétrica, ar-condicionado potente, vidros com acionamento elétrico, conexão com celular desde a versão SE, abertura elétrica da tampa do porta-malas são alguns dos itens legais do Ford Ka 2015. Ainda há o Sync por um punhado de reais a mais e o ESP, rodas maiores, faróis de neblina e caprichos no acabamento como conteúdo da SEL.
Mas nem tudo são flores. Ajuste de altura do banco e computador de bordo deveriam existir desde o básico. E ajuste de retrovisores só mesmo no dedão. O item foi deixado de lado pela Ford. Outros queridinhos do público como sensor de estacionamento e central multimídia viraram acessórios para ajudar as concessionárias a faturar um extra.
A Ford inventou um suporte para smartphones que fica na tampa superior do console, uma ideia que não é original, mas é prática desde que o motorista queira expôr seu celular a meliantes.
Acabamento
Para a felicidade de quem trocará um Fiesta Rocam por um Ford Ka 2015, o interior está bem mais agradável que seu antecessor na linha de produção baiana. A Ford soube desenvolver plásticos com texturas agradáveis, bancos de dimensões ideias e algumas comodidades como uma base emborrachada no meio do console para manter o celular preso. Há diversos porta-copos pelo carro e um volante com empunhadura muito boa. Os botões têm manuseio também agradável, sobretudo o que regula os faróis. Enquanto o Ka 2015 hatch usa de um plástico prata o sedã escolheu o manjado “Piano Black” que na Ford foi rebatizado de “Proteus Black”, seja lá o que isso signifique.
Pecadinhos? Sim, existem. No interior da tampa do porta-malas, o cabo que aciona a trava elétrica está exposto e no caminho das malas. Os bancos traseiros são simples e sem nenhuma ergonomia, sem falar na ausência da divisão mesmo no SEL. O cluster também lembra o de carros chineses, com uma iluminação meio apagada.
Surpresas? Sim. Maçanetas de carro médio, ajuste de altura do cinto (já aposentados por outras montadoras) e o sistema pantográfico de abertura do porta-malas, que não atrapalha a entrada e saída das malas.
Desempenho
No teste de lançamento não dá para tirar conclusões sobre consumo, que a Ford diz ser o melhor da categoria. Isso fica para um segundo contato. Mas o Ford Ka 2015 tem dirigibilidade coerente, com marchas bem escalonadas, seja no 1.0 litro de 3 cilindros ou no 1.5 litro de quatro cilindros. Mas o desempenho não parece ser muito diferente em ambos os casos. As retomadas foram apenas razoáveis no caso do sedã 1.5 com quatro pessoas. A direção, embora elétrica, tem um peso maior do que o esperado. O carro, é verdade, tinha pouquíssimos quilômetros rodados e muitos problemas de montagem.
Preço
Começa em R$ 35 mil e pode chegar a R$ 45 mil no hatch 1.5 litro. No sedã, o intervalo está entre R$ 38 mil e R$ 47,5 mil (veja tabela abaixo). A diferença entre hatch e sedã é pequena, de R$ 2.500 com os mesmíssimos equipamentos. Já para sair do 1.0 3 cilindros de 85 cv e migrar para o 1.5 de 110 cv o custo é proibitivo. São R$ 5 mil para ter um pouco mais de disposição e certamente um gasto maior de combustível. Está claro que a Ford quer empurrar o Ka popular e deixar o 1.5 como opção apenas para quem foge de motores mil.
Veja também: Uno 2015 terá Start-Stop e interior novo
Em suma, a impressão é de ser um compacto prático de guiar e com bons itens para agradar essa clientela agora mais exigente e que não quer mais ver carro pelado pela frente. Deve ajudar a Ford a descolar dos rivais Renault e Hyundai, mas não o suficiente para aproximá-la do trio Fiat, GM e Volks. Na verdade, o que a Ford quer mesmo é atuar no mesmo papel dos coreanos e seu HB20, o maior rival do Ka 2015, e que vende tudo que produz. Quem não sonha com isso?
Preços e versões do Ford Ka 2015
Hatch
- Ka 1.0 SE – R$ 35.390
- Ka 1.0 SE Plus – R$ 37.390
- Ka 1.0 SEL – R$ 39.990
- Ka 1.5 SE – R$ 40.390
- Ka 1.5 SE Plus – R$ 42.390
- Ka 1.5 SEL – R$ 44.990
Sedã
- Ka+ 1.0 SE – R$ 37.890
- Ka+ 1.0 SE Plus – R$ 39.890
- Ka+ 1.0 SEL – R$ 42.490
- Ka+ 1.5 SE – R$ 42.890
- Ka+ 1.5 SE Plus – R$ 44.890
- Ka+ 1.5 SEL – R$ 47.490
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