Volkswagen Jetta 2012

O Hairton Ponciano, da Autoesporte, definiu bem: o novo Jetta aspirado é o Bora e o Jetta turbo, o Jetta verdadeiro. Ou, como dissemos no título, o irmão pobre e o irmão rico. A Volkswagen apresenta hoje à imprensa o sedã renovado e a primeira constatação é que a montadora alemã não aprendeu todas as lições que precisava.

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Mesmo sem atuar para valer no segmento de sedãs médios desde os bons tempos do Santana, a VW continua com a típica soberba: cobra mais, oferece menos, “disponibiliza” vários itens como opcionais e, pasmém, dá um ano de garantia apenas, como se seus produtos fossem perfeitos.

Uma pena principalmente porque os alemães querem ser os maiores do mundo e parte dessa estratégia equivocada é repetida nos EUA, por exemplo. Sim, andar com o velho motor 2.0 8V não é só problema dos brasileiros.

Portanto, se…

…você comprar o Jetta 2.0 8V Comfortline:

1 – vai levar um carro com apenas 120 cv e consumo não tão baixo, segundo as revistas especializadas;
2 – terá ar manual, quatro airbags, sensor de estacionamento, computador de bordo, rodas de liga 16, entre outros;
3 – não terá sensor crepuscular nem de chuva, bancos de couro, piloto automático, comandos satélites no volante, ESP, entre outros;
4 –  terá um acabamento simples, mas câmbio sequencial de cinco marchas;
5 – desempenho modesto e garantia de ano contra três dos rivais;
6 – tela touch-screen, mas que não tem GPS integrado, ainda;
7 – Suspensão por eixo de torção, mais simples, e direção hidráulica.

E vai pagar mais do que Fluence, 408 e quase o mesmo que o Corolla e o Civic.

…você comprar o Jetta TSi Highline:

1 – vai levar um carro extremamente potente, com 200 cv e um câmbio que é só elogios;
2- terá ar dual zone digital, paddle-shifts, couro, ESP, sistema de som com oito alto-falantes,etc;
3 – tudo o que falta no Comfortline acima;
4 – acabamento em couro e teto solar elétrico;
5 – desempenho soberbo: 238 km/h de máxima e 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos;
6- suspensão multilink, mais moderna, e direção eletro-hidráulica.

E vai pagar caro: R$ 89.520 além de, nesse caso, mirar em outro público e concorrentes.

Dá para chamar as duas versões de um mesmo carro? Para mim, não. A diferença é da água para o vinho.

Ao meu ver, caberia aí uma versão intermediária, com um motor de 150 cv e mais equipamentos. Aí  o Comfortline poderia – e deveria – custar menos para figurar ali na casa dos R$ 60 mil.

Se o Jetta fosse brasileiro, como Corolla e Civic, dáva até para engolir o argumento dos custos de produção e dos impostos mais altos. Mas ele é mexicano, assim como o maior e mais equipado Fusion e o mais barato Sentra.

Não é à toa que o sedã da Volkswagen comeu poeira dos rivais nos comparativos da revista Carro, Autoesporte e Quatro Rodas.