O Hairton Ponciano, da Autoesporte, definiu bem: o novo Jetta aspirado é o Bora e o Jetta turbo, o Jetta verdadeiro. Ou, como dissemos no título, o irmão pobre e o irmão rico. A Volkswagen apresenta hoje à imprensa o sedã renovado e a primeira constatação é que a montadora alemã não aprendeu todas as lições que precisava.
Mesmo sem atuar para valer no segmento de sedãs médios desde os bons tempos do Santana, a VW continua com a típica soberba: cobra mais, oferece menos, “disponibiliza” vários itens como opcionais e, pasmém, dá um ano de garantia apenas, como se seus produtos fossem perfeitos.
Uma pena principalmente porque os alemães querem ser os maiores do mundo e parte dessa estratégia equivocada é repetida nos EUA, por exemplo. Sim, andar com o velho motor 2.0 8V não é só problema dos brasileiros.
Portanto, se…
…você comprar o Jetta 2.0 8V Comfortline:
1 – vai levar um carro com apenas 120 cv e consumo não tão baixo, segundo as revistas especializadas;
2 – terá ar manual, quatro airbags, sensor de estacionamento, computador de bordo, rodas de liga 16, entre outros;
3 – não terá sensor crepuscular nem de chuva, bancos de couro, piloto automático, comandos satélites no volante, ESP, entre outros;
4 – terá um acabamento simples, mas câmbio sequencial de cinco marchas;
5 – desempenho modesto e garantia de ano contra três dos rivais;
6 – tela touch-screen, mas que não tem GPS integrado, ainda;
7 – Suspensão por eixo de torção, mais simples, e direção hidráulica.
E vai pagar mais do que Fluence, 408 e quase o mesmo que o Corolla e o Civic.
…você comprar o Jetta TSi Highline:
1 – vai levar um carro extremamente potente, com 200 cv e um câmbio que é só elogios;
2- terá ar dual zone digital, paddle-shifts, couro, ESP, sistema de som com oito alto-falantes,etc;
3 – tudo o que falta no Comfortline acima;
4 – acabamento em couro e teto solar elétrico;
5 – desempenho soberbo: 238 km/h de máxima e 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos;
6- suspensão multilink, mais moderna, e direção eletro-hidráulica.
E vai pagar caro: R$ 89.520 além de, nesse caso, mirar em outro público e concorrentes.
Dá para chamar as duas versões de um mesmo carro? Para mim, não. A diferença é da água para o vinho.
Ao meu ver, caberia aí uma versão intermediária, com um motor de 150 cv e mais equipamentos. Aí o Comfortline poderia – e deveria – custar menos para figurar ali na casa dos R$ 60 mil.
Se o Jetta fosse brasileiro, como Corolla e Civic, dáva até para engolir o argumento dos custos de produção e dos impostos mais altos. Mas ele é mexicano, assim como o maior e mais equipado Fusion e o mais barato Sentra.
Não é à toa que o sedã da Volkswagen comeu poeira dos rivais nos comparativos da revista Carro, Autoesporte e Quatro Rodas.
Perto do Jetta, o Corolla não é tão caro.
Exelente as conparações feitas. A VW vai continuar comendo poeira.
Me parece o Comfortline mais completo que os concorrentes, ao menos estão presentes mais itens de segurança que são os mais importantes.
O problema é que os concorrentes Civic e Corolla (os líderes) são pornograficamente caríssimos.
Acho que precisamos tomar cuidado com as tabelas de preços: Honda e Toyota são mais caros na tabela do que na hora de assinar o cheque, enquanto o cara-de-sapo Fluence na tabela é barato, na prática está com 120 dias de prazo de entrega e consequente ágio.
Já o 408, enquanto tiver câmbio de 4 marchas, será sempre uma opção pior que qualquer outro do segmente. Infelizmente, pois adorei seu interior.
Custava a VW colocar o farol com superfície elipsoidal do Jetta Variant de topo nesse carro ?
Se esse motor turbo tiver o mesmo problema de formação de borra que tinha os motores do Passat, os clientes podem se preprarar para colocar as mãos ao alto, pelo menos uns R$ 10 mil para resolver.
Ainda que esse motor seja usado nos Audis sem apresentar problemas, eu tenho minhas dúvidas quando usado em um VW, para quem errou na especificação do óleo do seu carro mais vendido (e mais vendido do Brasil), pode se esperar tudo.
Sobre o 2.0 aspirado, eu pensava que ao menos ele tivesse sua potência aumentada de alguma forma. A VW assim como os outros fabricantes, só vivem fazendo pouco caso do consumidor brasileiro.
A Peugeot (como citado pelo leandro Pi) lançar o 408 com aquele câmbio de 4 marchas tão criticado é só mais uma prova do descaso.
Na verdade, o que a AE informou é a mais pura verdade! No México, o 'nosso' Bora atual sempre foi chamado de Jetta e vice-versa. Ou seja, 'seiláporque' a VW, quando trouxe inicialmente o Bora (derivado do Golf) para o Brasil, lá pelos idos de 90 e picos, 'pensou' que o nome Jetta não pegaria e renomeou o seu produto como 'Bora'.
Mais recentemente, o verdadeiro Bora (bonitão e encorpado com um motorzão de 150 cv, nada a ver com Golf), chegou ao Brasil e, pasmem, adotou o nome do outro irmão menor. Houve uma inversão de nomes e agora eles querem nos empurrar essa geração Golf sedan.
Ricardo Junior
esse tal farol da Jetta Variant é XENON!
@Ricardo Júnior
O problema da borra do óleo, gratificantemente, ficou no 1.8T. O 2.o TFSI já está há quase 3 anos no Brasil e não há relatos significativos sobre o problema.
O detalhe (posso falar pq já tive 2 VW com o 1.8T) é que ele não dava problema algum se vc executasse uma simples tarefa: trocar o óleo a cada 5 mil Km.
O problema maior era que o camarada ficava sabendo desse problema de óleo no 1.8T e ia comprar no posto o óelo mais caro. Daí o frentista falava "ih, doutor, esse é óelo de 15 mil km". Adivinha o que acontecia?
@avocat
Eu sei !
Mas me parece que o Jetta sedã não terá nem essa opção.
Uma pergunta , corolla civic e focus tem 4 airbags? nao, e tem na entrada de gama Abs? Corolla nao, e tem cambio sequencial de 5 ? nao, e tem tela touch screen? nao, entao acho que a nota e critica demais e sim fundamentos. Os brasileros estao mal predispostos a Vw e acham que todos os produtos sao as porcarias que sao feitas no Brasil por VW e as coisas nao sao asim. Na Argentina Vw e lider e Fiat 4 ta, e os producos de origem mexico tem varios corpos de ventagem vs mercosur em calidad e segurança , e isso e para todas as marcas.
O TITULO DEVERIA SER NOVOSANTANA.
E A VW deveria chamar o carro de New Santama, motor é o mesmo. O resto é plastica.
A VW DEVERIA CHAMAR DE NEW.SANTANA, e o titulo da reportagem deveria ser VW Re-Lança o Novo Santana, motor é igual ao irmão extinto de 25 anos atrás.
cade os comentÁRIOS???
A VW precisa abrir os olhos… Vai chegar o dia que o Gol não será mais sonho de consumo dos Brasileiros ,ingênuos diga-se se passagem, e aí será difícil reverter a situação. Ora, onde já se viu cobrar mais de 60 mil em um carro grande e pesado com 120cv? e com cara de Fox? A renault parece ter acordado com o Fluence, A GM tá vindo com o Cruze. Mas todas atrasadas pois a Toyota já faturou tudo com o seu Corollinha…
Realmente o new santana fará sucesso, pq o velho jetta, é um audi com simbolo da vw, e como o negocio é lucrar e muito, nada mais justo do que "santanear " um dos melhores medios que já tivemos em nosso mercado!!! imagine quando vier o gol reestilizado?!! VW, tô fora!
@Denium
Merece pelo deboche com o qual ela trata o povo aqui.
Liga não… o próprio mercado vai "regular" o preço do comfortline…
estrangeira. Este blog não possui vínculos com nenhuma publicação.
22.3.11
A verdade sobre o novo Jetta
O notícias automotivas conseguiu um material excelente sobre o lançamento do novo Jetta. E resolveu as dúvidas apresentando as versões do carro: Comfortline e Highline. A elas:
Comfortline
A Comfortline dá pra resumir em duas palavras: novo Bora. O sedã deixou de ser importado do México e será substituído pela versão de entrada do novo Jetta, por um valor que deve rondar a faixa de R$ 60 mil. A própria VW elege como concorrentes desde o Linea LX (53 mil) até o Corolla Gli (65 mil).
E o carro é novo Bora pois mantém aspectos importantes do antecessor: opção pelo câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6, como agora, e também suspensão traseira por eixo de torção e o veteraníssimo 2.0 Flex com risíveis 120 cv e um funcionamento mais áspero do que esfregar uma lixa industrial diretamente no seu olho.
O eixo de torção é ainda comum nessa faixa de preço, já que somente Civic e Focus deram o passo evolutivo e saíram da idade da pedra. O problema principal aqui será a calibração: pode ficar na medida, como no Golf 4, ou muito dura, como no Fox.
O fato de você oferecer um carro de 15 a 20 mil mais barato, como será o novo Jetta em relação ao antigo, NÃO É DESCULPA para fazer essa bobagem construtiva e oferecer uma versão com eixo de torção. Quão grande é o trabalho logístico de ter o mesmo carro com duas suspensões traseiras diferentes? Quem foi o estagnário brilhante que teve essa ideia idiota? Este eixo de torção mostra o compromisso da Volkswagen com o que há de mais tacanho na indústria.
Os problemas não acabam aí, pois a versão vem de série com ar-condicionado manual (ou automático sem visor digital, se for o mesmo modelo Climatic do Polo), retrovisor interno manual (o Focus GLX tem eletrocrômico) e a conhecida queda de qualidade no acabamento em relação à versão anterior.
No entanto, de longe o principal problema do Jetta Comfortline é o motor. É uma unidade que tem duas qualidades: torque máximo em baixíssima rotação (2500 rpm) e flexibilidade em combustível. E uma série de defeitos: é extremamente áspera e ruidosa, não gosta de altos giros, não entrega potência de verdade em nenhuma rotação, e ainda por cima bebe mais combustível do que deveria. É um motor velho, ultrapassado, que deveria ser descontinuado e não lançado num carro novo. Vai sofrer, e muito, para puxar os 1300 kg do novo Jetta.
A VW tinha tudo para fazer do novo Jetta um carrão e se deixou levar por bobagens. Com a revolta posta de lado, existem bons pontos: quatro airbags de série (frontais e laterais), sensores de estacionamenro dianteiro e traseiro, controle de tração e estabilidade, bloqueio de diferencial (como se um carro de 120 cv precisasse disso tudo), porta-luvas refrigerado, rádio com 6 falantes, bluetooth e entradas auxiliar e USB, e volante em couro. E a versão pode receber teto solar, corrigindo um erro crasso do Focus que obriga quem curte teto solar a comprar a versão Titanium.
Highline
A Highline pode ser considerada a sucessora do Jetta, de verdade. O pacote de equipamentos é bem mais atrativo, com ar bi-zone, bancos ajustáveis em oito regulagens (manuais), piloto automático, retrovisor fotocrômico, iluminação na área dos pés dos ocupantes da frente, sensor de chuva e luminosidade e controle do câmbio no volante.
Agora, é na ficha técnica que o Highline ganha muitos pontos, em primeiro lugar ao usar o 2.0 TSFI do Passat, um motor excelente, suave e de alto torque em baixas rotações (mas que não tem o ronco inesquecível do 2.5 aspirado atual). O câmbio é o DSG de dupla empreagem, utilizado pela primeira vez num carro dessa categoria. E a suspensão traseira é multilink, propícia para um comportamento exemplar.
A lista de concorrentes do Jetta Highline inclui Civic EXS, Corolla Altis e, fundamentalmente, Fusion 2.5, mas não o V6. A expectativa de preço é, portanto, na faixa de R$ 85 mil, pouco mais caro que o Jetta atual.
Ignorando tudo que a VW poderia ter feito no Jetta de entrada e não fez, se encararmos o carro como o sucessor do Bora, é fato que ele traz equipamentos e espaço interno que o predecessor não tinha, embora não evolua na motorização, aspecto crítico.
Já o Jetta Highline ganha em motorização do antecessor, empata em equipamentos e perde (feio) em acabamento. Um sucessor adequado.
Mais uma vez, uma montadora perde a chance de oferecer um carro para trucidar a concorrência, como a Ford fez com o Fusion. O novo Jetta será um bom carro, mas não terá a aura de excelência do anterior.
Fonte Mr4
A VW matou o JETTA com espingarda de dois canos!Colocou no mercado um Jetta com motor ridículo de 120cv ultrapassado, inferior ao da concorrência e matou o JETTA top por almentar o preço em CR$ 10.000, piorar o nivel de acabamento,a concorrência agradece!BMW serie 3 318i chegando aí por CR$100.000, MERCEDES CLASSE C chegando reestilizada vai baixar o preço da atual para (105.000 a 112.000) pra desovar estoque,olha que estou falando das melhores marcas do planeta.Pagar CR$90.000, num JETTA (mesmo com um espetacular conjunto mecânico no 2.0 TSI)não vale isso, ainda mais como opcional teto,bancos elétricos.ACORDA VW DO BRASIL!Esperem para ver esses preços baixarem logo,quando passar a novidade de lançamento.JETTA 2.0 TSI vai chegar tranquilamente no preço mis justo entre ( CR$ 80.000 a CR$ 84.000 )ESPEREM!
Preço 2,5 x maior no Brasil do que nos Eua – cujo custo de fabricação é o mesmo, já que o fabricante enquanto País é o México para os dois destinos.
Nos Eua a versão S -mais simples- possui preço de US$15,995 até 17,095, algo em R$27,000. O motor é o mesmo 2.0 c/ 8 válvulas de 115 hp. Já a garantia são de 3 anos e segundo eu li o vendido no Brasil terá 1 ano de garantia, porém não sei se está correto a informação sobre apenas 1 ano no Brasil.
Se a Hyundai pegasse 20% da sua verba anual destinada para publicidade e baixasse um pouquinho mais o preço dos seus veículos quebrava GM e VW. As margens da VW são tão elevadas no Brasil que a turma do marketing deve dar risada ao ler os nossos comentários nos blogs e nas redes sociais. Há 10 anos não compro VW de raiva, já tive 6 novos GMs (que apesar de também serem atrasados) respeitam um pouco mais o nosso dinheiro.
Respeito a opinião de todos. Porém acho que veículo é momento e gosto pessoal. Tive um honda 2012 mecânico, logo depois um corolla automático 2014 e por último um umilde jetta 2.0 mecânico 2012. O incrível é que com todas as críticas é o que mais gostei e que estou curtindo. Antes de dar opiniões sobre potência do veículo devemos usar no dia a dia. Conclusão jetta 2.0 de 120 é um bom veiculo e por sinal muito bem acabado