E agora, como fará 3ª idade britânica para se locomover sem o aristocrático XJ? Não, o carro não saiu de linha, mas seu espírito sim. Veja aí como ficou o carro mais luxuoso da Jaguar, um sedã moderno e muito ousado.
Talvez assustada pela possibilidade de fechar na época – antes da venda para a Tata – a equipe de design da marca revolucionou o modelo, com teto transparente, vidro traseiro que invade a coluna, logomarca do jaguar saltando imensa na tampa pronunciada do porta-malas. Só a frente ficou pouco original – é a cara do XF.
E quer saber? Nós gostamos. O jeitão de cupê de quatro portas, com suas janelas estreitas, caiu bem e não tem nada a ver com a imagem tradicional do XJ, que nos remete a um veículo que ainda tem calhas nas portas e traseira caída.
Mas é dilema de Tostines: o XJ mudou porque seu público mudou ou seus clientes já não existem mais e ele precisa procurar outro alvo?
Ousado mas muito estranho. A traseira lembra uma mistura de hatch 5 portas com cupê. O entreeixos parece curto demais, pelo menos do ângulo mostrado pelas fotos: o balanço traseiro (distância da roda até o fim do parachoque) ficou muito grande em contraste com o pequeno e esportivo balanço dianteiro. Com a frente do XF, traseira que mistura vários elementos de deign diferentes e a diferença entre os balanços dianteiro e traseiro ficou um carro desarmônico, parece uma adaptação, uma mistura. Lembra até aquelas esquisitices chinesas. E eu não consigo ver um Lord britânico no banco traseiro desse carro. Sei não, mas acho que no desespero de tentar se salvar da falência os designers da Jaguar deram bola fora…
hatches de 5 portas são populares há muitíssimo tempo na Europa e agora as marcas premium resolveram fundir de vez esse estilo com o cenceito da CLS. Tb acho estranho, mas em matéria de carro, conservador somos nós brasileiros!
A frente do carro é o que se salva em termos de design, pois a traseira é uma mistura de Bentley e Maybach.
Nessa nova onda dos fabricantes de criarem sedãs com visual de cupê, apenas poucos conseguem bons resultados. Muita gente idolatra o Mercedes CLS, eu particularmente acho o carro feio, a começar pelos faróis, pelos pequenos vidros laterais….
A Porsche com o Panamera não conseguiu um bom resultado, assim como BMW e o Série 5 Gran Turismo (carro horrível em termos de design) e a Jaguar com esse XJ. Em contrapartida, a Jaguar com o XF conseguiu um belo resultado, a Audi com o futuro A5 Sportback, bem como os possíveis Aston Martin Rapide e a Lamborghini com o Estoque.
SHOOOOOWW jaguar é um excelente carro eu tenho o xkr coupe ano 2008, é muito bom, tem uma grande acabamente tecnologia e motor bom, não se compara com outros superesportivos mas anda bem.
Mais tiozão que nunca.
Ficou fantástico. Deixou de ser sem sal!
Vejam mais de cem fotos dele no link:
http://carscoop.blogspot.com/2009/07/2010-jaguar-…
é a traseira mais bonita do mundo. nem aquela que o Obama e o Sarkozy ficaram olhando ganha.
jaguar é o que há, carro de finissimo trato para quem tem excelente gosto 8)
@Luke
Luke, o ângulo das fotos não ajudaram muito. A foto abaixo pode mudar sua opinião sobre entre eixos e balanços:
http://4.bp.blogspot.com/_FoXyvaPSnVk/SlfqmSJV8YI…
rr09, de fato em novas fotos, a impressão de entreeixos curto demais é menor, mas ainda assim não me parece tão equilibrado. Sem falar num detalhe que ainda não havia percebido: a coluna "c", que parece ser de vidro, na verdade é apenas pintada, para dar efeito de vidro traseiro envolvente. Francamente, isso é coisa de carro popular…