A linha 2011 do Idea não tomou só um “tapinha”. Mudou sensivelmente por dentro, por fora e na “alma”. É a primeira reforma que a minivan recebe desde seu lançamento, em 2005, e com isso deve retomar a liderança do segmento, hoje em posse do Meriva – até a primeira quinzena de julho, foram 13.155 unidades comercializadas do Fiat, contra 14.278 emplacamentos do Chevrolet. E o que a nova minivan apresenta para ameaçar o líder?
Por fora, a transformação mais nítida é na frente: mudam para-choque, grade dianteira, capô, para-lama e retrovisores, enquanto os faróis agora são de dupla parábola, maiores e em novo formato. Na traseira, a placa foi parar no para-choque, que foi redesenhado, assim como vidro e tampa do porta-malas. Mas o que o futuro dono de Idea vai querer exibir, veja só, são as lanternas iluminadas por LEDs. Rodas, calotas e maçanetas também têm novo formato.
Por dentro, há novas padronagens e volante redesenhado, além de mudanças efetivas, como novo sistema de ar condicionado, fechadura elétrica do porta-malas e curso do ajuste de altura do banco do motorista 20 mm maior, permitindo melhor ajuste da postura do condutor.
Outra grande novidade são os novos motores, os já conhecidos (em Punto e Palio) E.torQ. Como se vê, as mudanças foram sensíveis, dignas de uma reavaliação do modelo. Blogauto acompanha entre hoje e amanhã a apresentação oficial do modelo, que também se renova com as versões Attractive, Essence e Sporting.