A revista Car acabou com as dúvidas a respeito da nova geração do Civic ao publicar fotos quase sem disfarces do modelo 2012 rodando no Oriente Médio. Como se vê, a Honda não foi boba e manteve uma certa coerência com o atual, mas a impressão é que foi uma troca seis por meia dúzia.
Claro, baseando-se pelas duas imagens que não são tão nítidas assim. Mas alguns detalhes são passíveis de análise. Na frente, por exemplo, o capô ficou mais largo e os faróis agora estão “subindo” pelas laterais – o atual é reto. Dá para ver que as janelas-espia estão maiores e os retrovisores, mais para trás. Tudo isso pode significar que a Honda realmente redesenhou o Civic para ser um carro mais leve e compacto por fora, mas mantendo o espaço interno do atual.
Se foi isso mesmo, a boa surpresa será o desempenho e economia, dois fatores importantes para seus consumidores, ainda mais que falam num motor 2.0 nessa geração.
A traseira do novo Civic é a maior novidade, no entanto. Saem as lanternas largas e que invadem a tampa do porta-malas e entram conjuntos triangulares menores. A curva da traseira também deixa de existir e ganha um visual que lembra o Prius, da Toyota – um pequeno aerofólio completa o conjunto. Para finalizar, as laterais ganham frisos discretos ante a ausência deles hoje.
Confesso que não gostei do que vi. Prefiro esperar as fotos oficiais para chegar à uma conclusão, mas imaginei algo novo e ousado. Pelo menos o painel em dois níveis continua, segundo testemunhas. A verdade é que numa época de recuperação das montadoras, dificilmente a Honda arriscaria como fez em 2006. Espero que ela compense com um carro realmente econômico (o de hoje não é), potente e bem equipado, coisa que a marca japonesa não costuma fazer ou, quando o faz, cobra absurdos. Vamos ver.