A revista Car acabou com as dúvidas a respeito da nova geração do Civic ao publicar fotos quase sem disfarces do modelo 2012 rodando no Oriente Médio. Como se vê, a Honda não foi boba e manteve uma certa coerência com o atual, mas a impressão é que foi uma troca seis por meia dúzia.
Claro, baseando-se pelas duas imagens que não são tão nítidas assim. Mas alguns detalhes são passíveis de análise. Na frente, por exemplo, o capô ficou mais largo e os faróis agora estão “subindo” pelas laterais – o atual é reto. Dá para ver que as janelas-espia estão maiores e os retrovisores, mais para trás. Tudo isso pode significar que a Honda realmente redesenhou o Civic para ser um carro mais leve e compacto por fora, mas mantendo o espaço interno do atual.
Se foi isso mesmo, a boa surpresa será o desempenho e economia, dois fatores importantes para seus consumidores, ainda mais que falam num motor 2.0 nessa geração.
A traseira do novo Civic é a maior novidade, no entanto. Saem as lanternas largas e que invadem a tampa do porta-malas e entram conjuntos triangulares menores. A curva da traseira também deixa de existir e ganha um visual que lembra o Prius, da Toyota – um pequeno aerofólio completa o conjunto. Para finalizar, as laterais ganham frisos discretos ante a ausência deles hoje.
Confesso que não gostei do que vi. Prefiro esperar as fotos oficiais para chegar à uma conclusão, mas imaginei algo novo e ousado. Pelo menos o painel em dois níveis continua, segundo testemunhas. A verdade é que numa época de recuperação das montadoras, dificilmente a Honda arriscaria como fez em 2006. Espero que ela compense com um carro realmente econômico (o de hoje não é), potente e bem equipado, coisa que a marca japonesa não costuma fazer ou, quando o faz, cobra absurdos. Vamos ver.
Não chega a surpreender que a próxima geração do Civic seja apenas uma continuidade ou releitura da atual, em termos de estilo.
É tradição das rivais Honda e Toyota alternar entre ousadia e evolução de estilo de duas em duas gerações, sendo que a Honda o faz nas gerações pares e a Toyota nas ímpares. Isso aconteceu com o Civic nessa geração, e com o Toyota na penúltima.
Com um estilo mais conservador, o novo Civic vai depender de preço e equipamentos para retomar a liderança do segmento, que está e ficará cada vez mais acirrado, com os futuros lançamentos do novo Jetta, Cruze, Hyundai Sonata, Hyundai Elantra, Kia Optima e Magentis.
Que design mais sem graça!
Há um vídeo desse novo Civic em Dubai:
http://www.youtube.com/watch?v=aDffgtjd7Sc
Achei muito fraco. O Kia Optima tem tudo pra deitar e rolar agora…
De tanta frustração que as imagens causaram, em outros fóruns chegaram a comentar que não seria o novo Civic e sim o novo City.
Concordo que diante desta possibilidade (de ser o novo Civic), os Coreanos com belos desenhos, agradecem.
Meus Deus, que coisa feia. Vocês viram o vídeo? Cruzes. Parece a interpretação de uma montadora chinesa sobre atual geração do Honda Civic. Sou fã e proprietário de um Civic 08 e aguardava o lançamento da nova versão para trocar. Não mais.
Pelas proporções gerais e principalmente pelo desenho das portas quando o carro é visto de lado, me parece que o novo Civic é na verdade uma reforma do anterior, não uma geração inteiramente nova. Olhando ainda para as portas, vejam que o recorte da porta traseira agora é nitidamente afetado pela caixa de roda, no atual Civic não é. Isso pode significar menor distância entre eixos. E o porta-malas parece ser ainda menor que o atual.
Nossa, pelas fotos um adulto com mais de 1,80m sentado no banco traseiro vai sofrer ainda mais que a geração atual, haja visto o perfil mais arredondado do teto.
Quanto à economia, tive um New Civic no período em que morei no México e posso afirmar que foi um dos carros mais econômicos que já dirigi. Médias de 15 km/l na gasolina com ar condicionado ligado eram praticamente rotineiras… Não sei aqui no Brasil com essa gasolina batizada e o álcool se ele chega a fazer essa média.
Mas uma coisa é engraçada: enquanto lá fora os carros da Honda são opções mais econômicas frente aos de outras marcas (como GM, Ford e VW) aqui é justamente o contrário: o preço do carro é mais alto que o de seus concorrentes diretos,o valor da manutenção (embora menos frequente) é bem alto também e os carros nem oferecem tanto equipamento ou status assim… Coisa de país provinciano, onde se paga caro pela marca achando que se está fazendo um excelente negócio. Por isso que as montadoras deitam e rolam. O Brasil deixou de ser colônia há quase 200 anos e o brasileiro continua com a mentalidade de colônia ainda… Vai entender!
É a cara do City(parece o mesmo carro……….
Agora ou a honda baixa o preço do civic ou vão vender menos que o vectra kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Aqui estão mais imagens em melhor resolução:
http://www.carmiddleeast.com/article-1-2079-2012_…
Reparem que o carro ainda está camuflado com um tecido similar à pintura. Ainda não dá pra bater o martelo nesta volumetria.
Parece que a Car and Driver acertou a projeção da traseira
http://www.blogauto.com.br/car-driver-garante-nov…
Mesmo com camuflagem, se este for realmente o novo civic, percebe-se que não haverá uma revolução no desenho, ao contrário, buscou um desenho mais conservador (provavelmente apoiado naquelas pesquisas de mercado que muitas vezes resultam em verdadeiros desastres). Nota-se também o fato do carro sofrer uma "simplificação" para diminuir custos (ou seja, foi "chinezado") e certamente visando aumentar os lucros da empresa (oferecer menos pelo mesmo preço), ENGANANDO ASSIM O CONSUMIDOR que paga mais e leva menos. Essa tática foi adotada no JETTA também. Lamentável uma empresa cometer tal ato em claro desrespeito ao consumidor (engando-o, fazendo acreditar levar um produto melhor). Vamos confirmar isso brevemente. Cabe ao consumidor dar a resposta.
Cara, quero parabenizar a Honda, pois deve ter sido muito dificil conseguir estragar o Civic, eu esperava algo mais interessante, algo extraordinário e vejo essa coisa feia, putz… se a honda lançar isso vai perder mercado e vai perder feio… o Elantra esta dando de 10 a 1 para o Civic.