Se já era um dos importados com melhor custo-benefício do mercado, o novo Golf agora também é mais acessível. A Volkswagen decidiu lançar a versão Comfortline no Brasil com preço inicial de R$ 66.990 na versão manual – há também o DSG, automático, por R$ 73.990.
O Golf Comfortline é, portanto, R$ 3.370 mais barato que o Highline, o que é pouco até. Para conseguir isso, a Volks tirou equipamento do modelo, é claro. Numa rápida análise, notamos que o Golf mais barato deixa de trazer sensores de chuva e crepuscular, retrovisor eletrocrômico, piloto automático, volante multifunção e terá rodas aro 16 de desenho exclusivo. O ar-condicionado passa a ser do modelo “Climatic”, analógico, e não digital como o Climatronic do Highline.
A mudança mais marcante, no entanto, serão os faróis e lanternas, que não terão LEDs – xenônio no caso do primeiro. Com isso, o Golf Comfortline será facilmente diferenciado do Highline à noite.
Todos esses itens e outros mais estão disponíveis como opcionais, o que os torna um tanto dispensáveis – é mais lógico levar o Highline, que os têm de série e que desvalorizam menos na hora da revenda.
Mas por que a Volkswagen decidiu lançar uma versão mais barata do novo Golf ainda com o modelo vindo da Alemanha? Pode ter a ver com a forte concorrência do novo Focus, que retomou a liderança entre os hatches médios. Mas também pode significar uma estratégia para ganhar tempo enquanto a versão nacional não chega ao mercado, no ano que vem.
Ah, sim, a versão DSG, se mantiver a diferença do Highline, custará em torno de R$ 73.990.