É fato que a Ford está demorando para lançar a nova geração do EcoSport. Mas enquanto o novo modelo não chega às revendas da marca, detalhes vão surgindo. Desta vez, através de uma tabela do Inmetro – que aferiu o consumo de combustível do automóvel –, foram reveladas versões e o motor de menor cilindrada do utilitário-esportivo.
De acordo com dados divulgados pelo instituto, o novo Ford EcoSport será oferecido nas versões S, SE, Freestyle e Titanium. O motor 1.6 será o Sigma de 16 válvulas capaz de render 115 cv e 16,2 kgfm, já encontrado no New Fiesta, por exemplo, modelo que emprestou a plataforma e outros componentes ao SUV compacto. Já o bloco 2.0 litro deverá ser o Duratec.
Com esse propulsor, o EcoSport 2013 apresentou médias de 7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada com etanol e 10,2 km/l no ciclo urbano e 12,2 km/l no ciclo rodoviário com gasolina, sempre com câmbio manual de cinco velocidades e utilizando o ar-condicionado. Com isso, o modelo obteve classificação A de consumo no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem)– a primeira geração do carro obteve nota mínima C.
Materia: "Com esse propulsor, o EcoSport 2013 apresentou médias de 7 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 8,4 km/l no ciclo urbano e 12,2 km/l no ciclo rodoviário com gasolina"
ESTA ERRADO! Veja a tabela direito.
ETANOL: CIDADE – 7 / ESTRADA – 8,4
GASOLINA: CIDADE – 10,2 / ESTRADA – 12,2.
Versão Titanium com motor 1.6 de 115cv? Estranho. E as médias de consumo só evidenciam o engodo que é a tecnologia flex. E, como pode um motor 1.6 que alcança no máximo 12 km/l, com gasolina e em ciclo rodoviário, tirar nota A? A crítica não é a Ford em sim, e sim aos critérios baixíssimos de avaliação.
O consumo ruim na estrada é por conta do PORTE do carro, não do motor FLEX.