Coerência. Essa é a palavra que pode definir o que foi a premiação, realizada ontem no Credicard Hall (SP), do Carro do Ano da revista Auto Esporte. Na edição passada, me decepcionei ao ver o tecnicamente medíocre Chevrolet Agile levar a taça, fazendo os consumidores acreditarem ser aquela uma escolha indiscutível sob qualquer aspecto. É preciso destacar que esse prêmio é sério, e qualquer escolha duvidosa deve ser creditada à parte dos jurados.
Ocorre que boa parte dos jurados foi limada, ficando apenas gente realmente séria e entendedora do assunto. Num bate papo com amigos jornalistas, ficava claro que os vencedores, em suas respectivas categorias, seriam: Uno, motor Sigma ou o 2.0 TDi da VW; Audi A8, VW Amarok, Kia Sportage ou Hyundai ix35 e Land Rover Discovery 4. Acertamos quase tudo.
A primeira eleição foi a de publicidade: levou o Uno, pela campanha ultra colorida em que vários Unos percorrem caminhos malucos sob a canção infantil do “uni duni te”. Depois veio motor até 2 litros. Levou a taça o Sigma 1.6 16V, fabricado em Taubaté e que equipa o New Fiesta e o Focus. Bateu em gente de peso, como o 2 litros TDI da Amarok e seus 163 cv e o elogiado 1.8 16V E.torQ da Fiat. Novamente, acerto dos jurados, embora não seria injusto se os outros propulsores aqui citados levassem.
Melhor motor acima de 2 litros. Levou o poderoso 5.2 V10 de 532 cv do R8. Aqui, infelizmente, não podemos cravar que a escolha foi correta, já que não andamos em nenhum deles. Apenas acreditamos nos jurados, que o consideraram melhor que o Mercedes 6.3 V8 que equipa o SLS, o 3.6 V6 Pentastar da Cherokee e o V8 Turbodiesel da Range Rover.
Começam as votações dos carros propriamente. A Amarok bateu em Peugeot Hoggar e na Chevrolet Montana e levou a taça. O temor era que a Montana ganhasse.
Outro resultado cantado era o A8 como carro Premium do ano. Ainda que BMW Série 5 e Mercedes SLS AMG sejam espetáculos, o enorme sedã merece. Se vocês o dirigirem um dia, entenderão.
Aí vieram os SUVs, e havia dúvidas de quem ganharia. Levou o Kia Sportage, que superou Hyundai ix35 e BMW X1. Novamente, coerência do jurado. Entre os utilitários Premium, levou o Land Rover Discovery 4, embora muitos acreditassem na vitória do novo Jeep Grand Cherokee.
E finalmente, o novo Uno foi confirmado como Carro do Ano. Justo. Não é um grande carro. Tecnicamente, é um Palio. Mas seu grande valor está em rejuvenescer o segmento de populares, oferecer uma opção diferenciada e divertida.
Nota do blogueiro – como esse texto foi feito pelo Rodrigo Mora, que foi ao evento da Auto Esporte, escrevo aqui embaixo para comentar sobre nossa enquete. O resultado dos leitores do Blogauto até se aproximou do oficial – já o meu só bateu em três quesitos(!). Se motor até 2.0 deu Sigma, os leitores votaram mais no E.torQ (eu, no TDI da Amarok). Já no motor acima de 2.0 litros deu o V10 do R8 (mesmo resultado meu) enquanto a maioria votou no biturbo do Porsche. Em picape, uma unanimidade: todos nós votamos e acertamos a Amarok. Em carro premium deu A8, mesma opinião dos nossos internautas (errei mais uma com o SLS). SUV do ano arrisquei o ix35 pelo fato de ser uma realidade enquanto o Sportage é promessa, mas vocês acertaram com o Kia. SUV Premium deu Discovery 4 enquanto leitores e o blogueiro apostaram no Cayenne. Já o novo Uno foi barbada: todo mundo acertou.