A Fiat divulgou nesta quinta-feira os preços da minivan Idea reestilizada. Os valores foram levemente alterados, mas a novidade (boa) é mesmo a inclusão das versões Essence que, sem dúvida, responderão pelo maior volume de vendas. Para quem quer gastar o mínimo, a marca oferece o Idea Attractive com o fraquinho motor 1.4 e preço de R$ 43 590.
Por mais R$ 2 020, o cliente leva para casa o Idea Essence com o motor E.torQ 1.6, mais adequado para quem compra um carro familiar e carrega mais gente e bagagem. Há também a opção Dualogic por R$ 47 720.
Aí acaba o bom senso. Acima disso, a Fiat vende as versões enfeitadas da minivan que, de esportiva, não tem nada. Ainda assim, o Idea Sporting agrada pelo visual até que equilibrado. Tem motor 1.8 16V E.torQ e custa R$ 54 280 (manual) ou R$ 56 390 (Dualogic). Já a parruda versão Adventure tem mais plástico na carroceria que caminhão da Coca-Cola carregado de garrafas PET.
Pelo menos, a Fiat não alterou os preços das versões – R$ 56 300 para o manual e R$ 59 010 para o Dualogic. Agora, pagar esse valor por uma minivan compacta com 380 litros de porta-malas, difícil não é. Com um valor semelhante, é possível levar para casa um Hyundai i30, por exemplo, que tem o mesmo espaço atrás e é bem mais esportivo.
Esquecendo da Sporting e da Adventure, é justo pensar que o Idea pode superar o Meriva, principalmente porque a Chevrolet cobra mais pelo seu modelo e disponibiliza apenas o motor 1.4 nas versões de entrada.
Versões
Fiat Idea Attractive: direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, volante e banco do motorista com regulagem de altura, Follow me home, três encostos de cabeça no banco traseiro, banco traseiro bipartido, comando elétrico de abertura do porta-malas, console no teto, lanternas traseiras com iluminação a LED, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, spoiler, luzes de leitura dianteira e traseira e chave canivete com telecomando.
Fiat Idea Essence: mesmos equipamentos do Attractive, mas opcionais a mais: bancos em couro, apóia-braço para o motorista, banco dianteiro do passageiro dobrável para ampliar o espaço para carga, airbags laterais dianteiros, teto solar Skydome, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e subwoofer.
Fiat Idea Sporting: mesmos equipamentos do Attractive mais ar-condicionado, computador de bordo B, faróis de neblina, rádio CD com MP3, rodas em liga-leve aro 16” (inclusive o estepe), retrovisores externos com acionamento elétrico e apóia-braço central para o motorista.
Fiat Idea Adventure: mesmos equipamentos da versão Sporting mais airbags dianteiros, freios com ABS e os detalhes típicos dela como inclinômetro, rack no teto, faróis de neblina e profundidade e pneus de uso misto, entre outros.
Blogauto! Tenha noção do que publica… Cliente do segmento Idea, Meriva, etc, não compra I30, não podemos comparar desta maneira, pois pois o perfil de comprador Minivan busca um carro com características muito diferentes do I30, como exemplo espaço interno e posição de dirigir, teto alto… Vamos parar de criticar e reconhecer que o carro ficou muito bonito, e sim vai vender e agradar mais que o dinossauro Meriva.
Rafael, tenha noção do que você comenta. Então, se dono de minivan busca espaço interno, posição de dirigir alta para quê visual esportivo ou off-road light? Se você reler o texto notará que critiquei as versões Sporting e Adventure que custam tanto quanto um modelo de porte médio e com que intuito? Nenhum, exceto amenizar o caráter carro de família. Mais uma vez, se você tivesse prestado atenção ao post teria reparado no elogio a versão Essence, que, como disse, venderá muito e deverá bater o Meriva, criticado por você. O exemplo do i30 foi ironia, meu caro, e vamos parar de criticar sem ter lido a matéria inteira.
Abs,
Ricardo Meier
Mentira por mentira prefiro a Meriva, pois se é para mudar mudem por completo, não essa mentira ai em cima, poi a mêcanica 1.4 Gm é melhor que a da Fiat e os preços são equivalente porque design e conforto são equivalentes.
Não perca tempo com esses analfabetos funcionais Ricardo.
Parabéns pelo Blog!
Felizmente a Fiat está acertando na motorização e no visual de seus modelos, com Design voltado para o punto. Em contrapartida, infelizmente, os valores ainda são elevados, pelo menos para mim. Fico no aguardo do novo palio que, pelas imagens mostradas, deve vir com um bom fisual. Parabéns para a Fiat.
Infelizmente é nisso que dá a popularização da internet. Críticos que nada sabem e apenas falam para expressar sua opinião. Nada mais são, como o outro post citou, analfabetos funcionais. Olham apenas a parte e esquecem o todo, firmam-se no texto, que leem de forma equivocada, e esquecem o contexto. Mas liberdade de opinião é isso. Em função disso é fácil entender porque o Brasil é 88º colcoado no ranking de educação da UNESCO.
Caro Ricardo!
Alguma notícia sobre o Uno Sporting? Li em outras publicações que o motor 1.4 deve passar por algumas reformulaçoes e chegar a 85CV. Procede? E o Stilo? fim de vida para ele? Ou é possível ser oferecida uma opção de "entrada" com motorização 1.6 E.Torq? E o Bravo chega quando? Por fim. Alguma notícia sobre a Parati? Ainda será mantida em linha? Bem que a Volks poderia baixar a margem de lucro e oferece-la numa versão mais em conta. Talvez até com motorização 1.4 de qual ela dispõe. Não entendo como o Gol e fox não utilizam esta motorização.
Abraço
@RAFAEL
Falou merda: o i30 tem MAIS espaço interno que a Idea e posição de dirigir é melhor.
Então pela sua análise o comprador que compra minivan procura menos espaço interno e uma posição pior de dirigir? Não faz sentido…
A menos que seja alguém que goste de dirigir de chapéu, aí o teto alta vale a pena!
Mas essas versões de entrada são com Ar Condicionado de série ou opcional? Tem vidros elétricos nas quatro portas ou só na dianteira?
Avocat, atualizei o post com os equipamentos de série de cada versão. Ar e vidros elétricos traseiros são opcionais na Attractive e na Essence.
Abs,
Ricardo Meier
Pessoalmente nunca achei a Idea linda, mas o desenho dela era harmonioso e para um carro da Fiat tava muito bom, agora com essa reestilização ela perdeu toda a beleza que tinha e ficou muito estranha, a frente e a trazeira arredondados não combinam com a lateral com linhas mais retas. Junto com essa reestilização a Fiat poderi trazer o painel da Idea italiana ou o da Lancia Musa
Blogauto disse:
"Pelo menos, a Fiat não alterou os preços das versões – R$ 56 300 para o manual e R$ 59 010 para o Dualogic. Agora, pagar esse valor por uma minivan compacta com 380 litros de porta-malas, difícil não é. "
Por cerca de R$6.000 a mais (R$2 mil e pouquinho a mais no caso da dual-logic) o consumidor tem a disposição o Suzuki SX4, infinitamente superior (em design, equipamentos e tecnologia – motor 2.0 vtec todo de alumínio e com 145cv) e COM TRAÇÃO 4WD!!! Ou se abrir mão um pouquinho de design, espaço interno e equipamentos, pode economizar uns R$5 mil e levar um Jimny por R$53 mil, também com 4×4 de verdade…
Ainda fico me questionando: quem em sã consciência compra esses pseudo off-roads??? Das duas, uma: ou não dá valor ao dinheiro que tem ou é completamente desinformado em termos de opção de compra.
A unica pena eh q com ar, o meriva 1.4 comeca em 47K e o 1.6 em 49K… mas deve estar na mesma faixa de preco das concorrentes… porem por enquanto nao darao descontos como as concorrentes podem dar…
Acho q prefiro muito mais esperar o new Fiesta hatch mesmo xD
ops, escrevi tudo errado ai em cima…
quis dizer q a Idea comeca em 47K com ar condicionado, mas vi q de tabela a Meriva ta a mesma coisa…
Mas reforco q prefiro esperar o new fiesta hatch rs
Não adianta enfeitar que não compro mesmo. Parei de comprar carro zero em 2007 e não volto a comprar enquanto existirem esses preços absurdos e a política: "compre um e pague dois", no quesito à prazo. Adesão total ao protesto de não comprar carro zero!!!
Meu Deus, o carro acaba de ser reestilizado, ficou bonito, novo motor e um GMMANIACO, prefere a meriva e ainda chama de mentira o ideia?!!!!!!!!!!!! esse cara deve trabalhar para a gm americana, pois não é possivel tanta babaquice no comentário!!!!!!! esse tipo de comentário é do cara que possui um agile p/ ele,e compra um classic p/ mulher dele fazer compras no shopping!!!!!!!!
Eu não sei se os leitores do Blogauto tiveram acesso a isso:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/a-mamata-do…
(Na Itália)
Subaru Impreza hatch 1.5 – R$ 44 mil (19 mil Euros)
Fiat Idea 1.3 multijet Diesel – R$ 29 mil (12 mil Euros)
(No Brasil)
Subaru Impreza hatch 1.5 – R$ 63 mil
Fiat Idea Adventure 1.8 – R$ 65 mil
(com equipamentos semelhantes ao Subaru, menos tração awd que não existe no Fiat).
Conclusão: o consumidor brasileiro médio é trouxa mesmo.
@John não precisava nem ir tão longe. Este Idea que custa R$ 65 mil aqui, na ARGENTNA deve sair por uns R$ 40 mil !!!!!
@leandro assino embaixo…
Vlw pessoas, isso aí…vamos lá!!!!!
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digo :
@John não precisava nem ir tão longe. Este Idea que custa R$ 65 mil aqui, na ARGENTNA deve sair por uns R$ 40 mil !!!!!
Exato – o valor do Idea Adventure versão mais completa, na Argentina, é R$ 34 mil.
PARABÉNS PELA SUA COLOCAÇÃO, CONCORDO PLENAMENTE.
analfabeto é vc. o certo é "colocado" e não "colcado", kkkkkkkkkkkk…
hahaha, sei la,minha mae adora essa minivans, acho o idea bonitinho, minha mae tem um,meu pai odeia o carro dela, mas ela vai trocar por um kia soul, porque ela ia comprar a versao nova do idea adv, mas achamos um absurdo o preco pelo painel que o carro apresenta, podiam ter colocado PELO MENOS o painel do punto, sei la, esse painel é ridiculo, sem contar que a versao basica normal do idea, vem sem vidros traseiros!