O novo Corolla quase deixou de ser um segredo: campanhas na TV, vídeos de leitores e até caminhões flagrados com unidades camufladas sendo levadas para as concessionárias.
Agora só falta saber os detalhes do novo sedã, que será lançado oficialmente entre amanhã e quarta-feira, dia 26. Mas nós resolvemos não esperar e fomos descobrir algumas novidades para antecipar aqui para vocês.
O novo Corolla é uma espécie de evolução e não uma revolução, como ocorreu com o rival, Civic. Explico: as dimensões externas, por exemplo, são quase as mesmas. A novidade é que ele está mais de 5 cm mais largo. Ou seja, a impressão será que o carro cresceu mais do que na realidade. Ainda assim, ele é menor que seus rivais, sobretudo no entreeixos, onde fica devendo 10 cm ao Civic e ao Vectra.
O porta-mlas, graças à traseira mais alta, agora tem 470 litros contra 437 da geração anterior – ao menos aqui ele sobra perto do Honda.
O motor é o mesmo 1.8 VVTi (além do 1.6, disponível apenas para deficientes) e o câmbio evoluiu, com posiçõs fixas para algumas marchas. Não, a Toyota não disponibilizou um tiptronic, muito menos borboletas atrás do volante. Segundo apuramos com uma fonte na fábrica, esse equipamento não atrai o cliente do Corolla.
Mas, afinal, o que o Corolla traz de bom? Mais equipamentos e conforto. Coisas que eram tabu na marca passam a fazer parte do sedã, como volante com ajuste de profundidade, comandos satélites do rádio e piloto automático na direção, sensores de estacionamento na traseira e até na frente, além de chave com imobilizador integrado.
O painel mistura elementos do Corolla europeu e do norte-americano e está mais bem acabado e com materiais mais nobres. Em resumo, um carro mais elegante e completo, o que, somado à imagem de confiabilidade da marca, vai ser sinônimo de sucesso.
Tanto assim que os preços deverão ser os mais altos da categoria. Fala-se que o novo SEG, top de linha, custará quase R$ 90 000, muito mais que o bem-sucedido Fusion.
Agora resta conferir na quarta-feira se nosso informante falou a verdade.