A Citroën começou a produzir a versão hatch 5 portas do C4 ontem, na Argentina. A planta já fabrica o C4 Pallas enquanto o C4 Picasso e o C4 VTR são importados da França. A previsão é que o modelo passe a ser vendido em novembro no país vizinho e em março de 2009 no Brasil.
O grupo PSA, dono da Citroën e da Peugeot, planeja produzir 22 000 unidades por ano do C4 hatch, uma média de 1 800 carros por mês. Certamente, deveremos absorver ao menos 1 000 unidades aqui, se o mercado continuar aquecido.
Se o C4 hatch atingir esse patamar, ficará abaixo do Vectra GT, que vende cerca de 1 450 carros por mês, e nem ameaçará os líderes hoje, Astra, Stilo e Golf, que emplacam em torno de 2 000 exemplares.
Pois é fabrica na Argentina pra vender aqui!
PRIMEIRO, concordo com o colega, pois assim como faz a Toyota, está fazendo a PSA e vai fazer a VW: investir na Argentina (ou no México – pensem no futuro Golf), para vender aqui.
SEGUNDO, além do carro já chegar defasado; em motores, o que é mais importante na minha opinião, e no visual, o mais barato de se fazer, incluindo-se aí a desculpa dada a um blog argentino de que esta atualização superficial e não estrutural atrasaria ainda mais o lançamento do modelo e, falando em atraso, exatamente por ser lançado já com visual de 4 anos e provavelmente algo em torno de metade disso do período ideal para chegar aqui, ainda por cima SÓ EM MARÇO que se prevê que o carro chegue ao Brasil. Só pode ser piada (de mal gosto).
Pois é…enquando nosso impostos forem do jeito que são, seremos pouco competitivos e vamos perder fábricas para nosso país vizinho….
É igulazinho ao atual Focus Hatch! Como é lançamento, a "imprensa especializada" fala em design moderno e atraente. Ridículo.
Eu fui ao Salão do Automóvel de São Paulo de 2004 e lá estava apresentado um C4 hatch 4 portas, afirmaram que o carro, então recém-lançado na europa, chegaria ao Brasil no início do ano seguinte… foram adiando, adiando e eis que a promessa se cumpre, mais de dois salões depois e com quatro anos de atraso! A mim me parece ser transferência de ferramental já ocioso na Europa, pois lá o carro não é mais novidade, já deve estar vendendo menos e uma reforma deve estar próxima. Assim, mandam o ferramental usado para um país em desenvolvimento para continuar produzindo sem fazer grandes investimentos.
Luke, já fizeram uma reforma no C4 vendido na europa, bem pequena, uma atualização como a que foi feita novo C3 que só se nota se alguém mostrar ( quase um jogo dos 7 erros ). O absurdo é que a versão vendida aqui não estará alinhada com o modelo europeu.
Se o C4 Pallas vende mais de 1500 carros por mês, a Citroen realmente acha que um modelo mais barato venderá apenas 1000 ? Isso é jogada só para depois anunciar que "estamos vendendo acima das expectativas".
Não compraria. Sou mais o Focus – quando a Ford fizer o imenso favor de tornar o motor Flex.
Não sei Marco, já que o público Brasileiro prefere Sedans a Hatchs.
Quanto a falta da atualização é fogo… Comprar um carro que saiu de linha na europa como lançamento… Aposto que chegará como linha 2009/2010.
Tanto o focus como o c4 hatch europeus já estão se despedindo desses modelos que ainda nem chegaram por aqui.
Realmente.. para uma produção pequena agora já é mais do que certo que ela nao va trazer a frente do modelo europeu.. Fico bastante chateado!!! Quero o EUROPEU…
http://www.citroen.com/NR/rdonlyres/E3458C2D-A9ED…
A diferença externa básica entre o C4 hatch europeu e o a ser produzido na Argentina restringe-se apenas ao pára-choque dianteiro e a rodas com desenhos diferentes. Se o veículo começar a ser vendido na Argentina e no Brasil sem essa atualização que chega a ser tão simples em termos de mudanças e custos, fará até vergonha para a Citroën.
Realmente, a Citröen não era de amarrar ninharinha. Quanto ao C4 Picasso 5 lugares, ele vai vir para o Brasil ano que vêm, finalmente…
Belo carro! E de fato será diferente do europeu (não sei porque), porém a modificação, como já foi escrito acima, é bem pequena e restrita a um pequeno facelift na frente (basicamente para-choque), ou seja, obviamente não trata-se de transferência de ferramental e etc. Mas sinceramente pouco me importa ter o carro exatamente como o europeu, se ele tem as qualidades do Pallas, sobretudo interior "de primeiro mundo", um belíssimo design exterior e itens de segurança, não imagino um hatch nessa faixa para batê-lo (talvez o novo focus, que parece ser outro excelente carro). Infelizmente por aqui, com essa "escravidão" a certas marcas, certamente se o C4 tivesse um emblema da VW ou GM estariam chovendo elogios. Vida que segue no "nosso mundinho"… espero que chegue também com o motor 1.6 flex (utilizado no 307) e com preço mais acessível do que o previsto para o Focus. Mais uma vez… belo carro!!!
Mico a vista…..
Concordo plenamente com o Sergio. Nunca havia postado em sites como este ( apesar de lê-los com frequência). Não postava simplesmente porque percebo uma total servilidade às marcas mais antigas no Brasil. Se a Volkwagen colocar sua logomarca em uma carroça de feno, vai vender como água. Já tive carros de todas as marcas vendidas no país, cada uma tem as sua particularidades para o bem e para o mal. já tive um Vectra que era um ótimo carro; direção leve, mecânica confiável, estilo bonito e péssima qualidade do acabamento. Tive um Tempra completíssimo, (bancos elétricos, retrovisor fotocrômico, couro, disqueteira para 6 cds (em 1993) e um motor de ótimo desempenho quando não estava na oficina (quebrou 3 vezes!!).
Tive um Ecosport que era ótimo para fugir dos buracos da cidade ( nunca sequer raspei o fundo) mas que aos 40.000 km já tinha trocado embreagem, e caixa de direção. Tive também um honda civic (modelo antigo) em que nada quebrou. (em 4 anos de uso troquei apenas uma bucha da suspensão traseira em uma revisão), porém, era um carro sem graça, diferente do atual que é lindo mas tem um porta malas que beira o ridículo de tão pequeno.
Troquei-o por um corolla que tem as mesmas qualidade do Civic e que hoje não é tão bonito quanto o Honda porém tem porta malas de carro de verdade. O citroen pallas certamente não tem a confiabilidade mecânica de honda e toyota,(quase nehuma marca no mundo tem) porém é honesto ao oferecer pelo mesmo preço um carro de porte superior, com maior nível de equipamentos,porta malas gigante, estilo fabuloso (claro que não é tão bonito à olhos acostumados a gol, palio, celta e outras coisas comuns aos Brasileiros). Quando a Renault chegou ao Brasil, oferecia air bag duplo em todos os seus carros, inclusive os 1.0 minha namorada (hoje esposa), comprou em 2002, um Clio 1.0 16v, com air bag e ar condicionado,pelo mesmo preço de um gol básico,. quase ningúem comprava pois segundo pesquisas da marca não interessava air bag aos brasileiros. resultado; tiraram o air bag. ( o carro nunca deu qualquer problema).
Portanto se nossos carros não recebem as mesmas atualizações dos modelos Europeus isso deve-se aos consumidores daqui que compram carros caros e pelados simplesmente porque se ousarem comprar um veiculo um pouco diferente do normal, certamente serão ridicularizados pelos amigos ou familiares que o acusarão de ter feito uma má compra. ou seja, são pessoas que repetem como papagaios as opiniões dos outros. Nossos carros não tem ar condicionado num país de temperaturas quase insuportáveis. Não tem direção hidráulica ,ABS ou air bags porque nós não os consideramos importantes. basta -nos um motor potente e um visual bacana. Em qualquer lugar do mundo carros pequenos são carros baratos para quem quer se locomover com algum conforto. aqui queremos que e palios andem como carrões. pegamos gols e celtas e os tunamos (enfeitamos) como ridículas árvores de natal com motores anêmicos de um litro. carro barato é pra locomoção, se vc quer correr procure um carro melhor, mais potente com freios melhores, se quer correr muito, compre outra categoria superior. se gosta de tranquilidade e pouca manutenção vá de honda ou toyota se quer beleza, estilo e espaço, escolha o pallas. ou seja; cada um na sua até porque já não existem mais as enormes diferenças entre um ou outro carro. Abram suas cabeças e aceitem as novidades até mesmo para que nossa indústria se sinta obrigada a melhorar. Porque você, ao conhecer outros carros, se tornará um consumidor melhor informado e por conseguinte mais exigente. ( o que será péssimo para as montadoras e ótimo para a sua vida).
quem tem o C4 VTR 3portas está ferrado! vai perder muuuuuuito na desvalorizacao. ele foi lancado a 77mil em 2006 e atualmente dao 40mil na troca…olha o pepino ai!
em 14/01/09 desenbarcaram no porto do rio algumas unidades do c4 hacht e do c4 picasso, o navio possuia bandeira francesa, será que essa primeira remessa será da frança?
todas as remessas do C4 picasso virão da europa, ele será importado de lá, da mesma forma para o C4 VTR (hatch de 3 portas). já o hatch 5 portas será fabricado na argentina e a primeira remessa a venda será certamente de lá.
Comprei um C4 hatch exclusive 2.0, é o melhor carro que ja vi da categoria,.. Focus nao me agradou..
@Ramon
Ramon vc. esta com o carro ainda? Esta gostando? Ele é economico? Relate os pros e os contras para mim e para outros que estao interessados em compra-lo tb. Obrigado.
Comprei um c4 hatch ha pouco mais de um mês e estou muito satisfeito. O carro é lindo por dentro e por fora, além de muito confortável. Antes dele tinha um fox 1.6 e, até o momento, com pouco mais de 2000 km rodados, o consumo de ambos estão empatados. Tanto no fox quanto no c4 faço 12 km/l na estrada e 7 km/l na cidade, abastecido com gasolina. Não senti diferença alguma em relação ao consumo, e dizem que depois que o motor é amaciado, após os 3000 km, o consumo melhora.
Comprei um C4 Hatch 1.6 Flex, o carro é show de bola eu era fanatico por golf mas depois que dirigi o c4 não troco ele mais o carro tem um acabamento lindo, o ABS dele é coisa de cinema, estabilidade perfeita e conforto nem se fala, estou fazendo 9.5km/l na cidade e 14km/l na estrada, estou muito satisfeito!
@Bruno
Bruno,
Estou prestes a adquirir um carro deste, apaixonei quando vi na consecionária. porém minha dúvida é quanto ao consumo, pois já vi comentários, inclusive no programa VRUM que o consumo deste carro é alto e este é o motivo pelo qual vou trocar meu carro. Este consumo que vc está fazendo é com álcool ou gasolina? o seu percurso é sempre plano ou vc enfrenta morros? Obrigado.
@Bruno
Bruno, este consumo que vc está tendo com o seu carro seria com álcool ou gasolina? Conheci o carro na concessionária e apaixonei! Mas vi comentários de que ele é muito gastador. E o desempenho, é bom? Ele sobe morros com facilidade? Obrigado.
Acabei de comprar o C4 1.6 , nao peguei o carro ainda ,mas e impressionante. Como li varios artigos ja vi que so vou saber do consumo quando pegar o carro pois cada um fala uma coisa diferente.
E claro que depende de muitos fatores como forma de dirigir e rotina de itinerario.Ja li alguns que falam que ele faz 6km/l e outros 8.5 a 9.5 km/l.
Adquiri o carro e acho que existem muitas informações que não são verdadeiras.Acho que na verdade o C4 é um carro completíssimo e com acabamento de primeira. Nem se compara com os carros das marcas mais conhecidas e olhe que eu pesquisei bastante. Acho que quem valoriza o carro somos nós compradores e não vendedores de outras marcas que querem vender seu "peixe" acabando com os carros que estão se destacando no mercado.Não devemos acreditar em tudo que dizem.Eu apaixonei no carro.Espero que a aceitação do carro seja cada dia maior.
Prezados "entendidos em automóveis", antets de pixar o que vcs nem de longe conhecem, leiam um pouquinho, visitem os sites da Citroën aquí e na França, … O C4, seja o hatch, seja o Pallas, dá de 10 a zero nos VW, GM, Fiat e demais carroças que vcs estão acostumados a comprar… vão se instruir vão….