É, pelo jeito até para a China já estamos perdendo. Enquanto eles adotaram nosso Chevrolet Classic, ex-Corsa Sedan, o modernizaram e agora o estão aposentando, nós iremos receber justamente a versão fora de linha dos chineses. A Chevrolet de lá lançou nesta segunda-feira o novo Sail, um compacto que, se não tem o visual mais belo do mundo, está há anos-luz do velho Sail, que dirá do nosso batido Classic.
Como havíamos mostrado em fotos de segredo, o novo Sail adotou o DNA da Chevrolet com a grade dividida, mas sem o exagero do Agile. O chinês ainda esnoba seu irmão ocidental ao exibir uma janela-espia na base da coluna A, coisa de carro com para-brisa bem inclinado. O perfil da carroceria lembra um notchback – com sua traseira curta.
Na China o novo Sail terá motores 1.2 e 1.4 litro e ABS com EBD e airbags frontais de série. Preço? O equivalente a R$ 15 mil…
Comparado com aquela "coisa" que vendem aqui é lindo… Essa traseira de symbol, bah… Mas vejam o preço do carro, com ABS/EBD, e não duvidem, ar e direção de série. Enquanto lá custa $15 mil, modelos semelhantes com estes equipamentos custam aqui $50 mil, basta ver o preço do Fit e do City, entre outros.
@John
John, a culpa do alto preco de nossos modelos é do governo que cobra mais de 45% em impostos diretos e indiretos. Por isso, caso desejamos modelos mais baratos, devemos eleger um proximo presidente que se comprometa em fazer a reforma tributario que os 8 anos de governo de FHC e 8 ano de Lula nao fizeram…
@kristiang
Concordo, em parte. Os governos mencionados realmente não fizeram nada para melhorar essa situação, que afeta tanto nosso consumidor quanto também a indústria.
Mas está bem claro que, por unidade vendida, as montadoras lucram várias vezes mais aqui do que no resto do mundo – em um sistema que levará ao sucateamento da industria nacional, que já está acontecendo. Quem paga os impostos e o sobre-preço são os consumidores, mas recebemos modelos depenados e obsoletos – o lucro é muito maior do que vender modelos atualizados e de qualidade. No fim haverá uma inversão de valores, e nosso mercado será invadido por modelos importados de qualidade, fabricados na China, México e Argentina. O governo criou um sistema desonesto e sujo, de pirataria contra nosso mercado, em que as montadoras fabricam aqui modelos lixo, em troca de altos benefícios para os veículos importados. Modelo suicida esse.
@John
Concordo contigo John, mas só pra variar, em partes… Eu não acho que irão para o Brasil carros com mais qualidade por preços equivalentes.
Se fosse assim, um Jetta custaria aí o equivalente a Civic ou Corolla, seus concorrentes diretos em diversas partes do mundo, enquanto nesses mesmos países os veículos brasileiro custam bem menos (às vezes a metade) que os mesmos modelos no Brasil.
A reforma tributária no Brasil é quase uma lenda urbana, ao mesmo tempo que mexe com a arrecadação do governo, há vários setores da economia fazendo lobby contra, principalmente montadoras.
Eu não sou adepto de nenhuma teoria conspiratória, mas estou começando a acreditar que mudam-se as cabeças, mas não se mudam os pensamentos: o Brasil foi, é e continuará sendo a única COLÔNIA NORTE-AMERICANA de língua poruguesa. Infelizmente é assim e todos que tentaram mudar isso ou morreram, ou renunciaram ou foram depostos…
O Lula teve ótima intensão, mas como boa marionete que é não teve punho político pra acabar com isso. O FHC, nem preciso comentar. Sarney e Itamar tampouco. Collor foi com muita sede ao pote e acabou deposto, sendo que seu acessor foi assassinado no melhor requinte CIA de ser…
Nossa, viajei legal nesse post, esqueci até de falar do carro. Quem sabe com muita sorte ele não seja a versão sedan do Fragile. Projeto barato ele tem, só falta um pouco de feeling da GMB.
Galera, deixando os impostos, reformas e tal de lado…ainda estou satisfeito com a simples isen;áo do IPI…foi barbaro, já é algo…
Seguinte…afinal…quem é o concorrente direto do Classic?
Os hatch's tem preço meio nivelado…cada um escolhe o que mais gosta…
Mas os sedans? O siena ao meu ver é o único…o projeto já esta pago…mas a Fiat preferiu ficar um um degrau acima, é pouco, mas veja as vendas e verá que eles não querem…enquanto for assim…dalhe classic…(meu recado direto à FIAT).
@Rodrigo
Bem interessante sua colocação – acho que concordamos em tudo: veja, os modelos equivalentes de Civic e Corolla custam o mesmo que o Jetta, basta comparar motorização e equipamentos. E sim, nossos veículos lá fora são vendidos por bem menos que aqui – eu já comentei em posts anteriores sobre o Fiesta sedan que no México é comercializado apenas com motor 1.6, e vem de série com dir. hid. e trio e airbag, e apenas um dos modelos não tem ar – R$ 18 mil – muito menos da metade que o mesmo modelo vendido aqui.
O restante que você comentou é verdade, tenho a mesmo opinião. O decepcionante é ver que esse pessoal que hoje vive pendurado nesse absurdo que virou nosso mercado de automóveis não se dá conta que amanhã estará na rua, sem choro nem manha…
Caros amigos, não culpemos nossas montadoras que sempre "respeitam" os consumidores brasileiros, a culpa deve recair em quem adquire tais modelos, o consumnidor brasileiro é o principal culpado pelas carroças que são constantemente oferecidas no mercado nacional, se o povo do Brasil começar a raciocinar e passar a não ter interesse por quem não tem respeito por ele, pode ser que algum dia conseguigamos nos equiparar a países em desenvolvimento que exigem respeito das montadoras, principalmente a China, e nos sejam oferceidos modelos, por mais simples que sejam, em igualdade com o mundo civilizado! Pensem, reflitam que os únicos que podem modificar essa situação somos nós! Querem andar em um carro menos ruim, recusem produtos desatualizados e absurdamente caros!
O problema disso é que brasileiro adora comprar carro por motivo de se mostrar e quando compra pensa antes de tudo na tal "desvalorização", qual desvaloriza menos. Justamente os que menos desvalorizam, são os dinossauros, seja em qualquer segmento automotivo. Populares são todos antigos, qual é o mais novo? Nenhum! No segmento médio, justamente os mais vendidos são os mais velhos e batidos. E assim por diante.
A grande maioria dos consumidores brasileiros são conservadores ao extremo, tanto que por exemplo a FIAT é justamente apedrejada por "fazer muitas mudanças" nos carros! Se uma montadora consegue vender um carro velho, que já pagou seu investimento, ao mesmo preço de um veículo com projeto novo e moderno, resultando em um lucro muito maior, pq ela vai querer produzir um novo?
Se os modelos jurássicos, como o classic, começarem vender pouco, mas pouquissimo, mesmo a preço baixo, certamente a industria vai mudar o produto. Veja um excelente exemplo: 307. Enquanto o Hatch vendia bem, a Peugeot nem se mexeu com o 308. Bastou o carro despencar de 1.100 unidades em média que vendia para menos de 400 (e ser vendido a preços bem mais baixos) em inicio de 2009, para a Peugeot começar a se mexer com o 308.
Se em todos os veiculos fosse assim, teriamos Golf VI, Astra Europeu, 207 Europeu, Fiesta Europeu e tal, mas enquanto dermos preferencia ao ditado "panela veia é que faz comida boa", estaremos como o Jonh falou, indo para o ralo com o nosso proprio ok e pagando (caro) por isso!
Concordo com o AM, somente nos, consumidores, poderemos mudar esta situação se recursamos a comprar o que nos é empurrado aqui.
Tamanha falta de consideração o que as montadoras fazem, modelos desatualizados e sem a menor preocupação com a segurança do brasileiro, enquanto os carros que exportam são 100% melhores dos que os que compramos aqui. Se ficarmos um mês sem compramos carros zero e de quebra não aceitarmos mais o que a industria automobilistica nos oferece?
O que aconteceria com os preços dos carros?
O brasileiro é o unico povo que preocupa mais com acessorios do que com a segurança, haja vista ainda não termos carros com air bag de serie.
Acho boba a arrogância do site com a China. Ora, é o maior mercado do mundo. Assim, é claro que é muito mais importante que o brasileiro.
O CONSUMIDOR CHINÊS NÃO É BOBO,É MAIS INFORMADO E BEM MAIS EXIGENTE QUE O BRASILEIRO.PODEM SE PREPARAR PARA VER TODO O REFUGO DA GM VIR PARAR EM NOSSO MERCADO.SÓ A CONSCIENTIZAÇÃO DOS COMPRADORES DE CARRO NO BRASIL PODE MUDAR ISSO!
O novo classic nacional não seria o mesmo modelo da argentina???
mais uma vez a gm mostra aos brasileros a importancia que eles tem: fragile, celta s-10 vectra gt e agora o sail antigo aqui!!!!…….. excelentes carros para dominar o mercado brasileiro e o mundo!!!! parabens aqui seguira o caminho dos eua, pode ter certeza.
Eu achei uma notícia bastante interessante a respeito desse modelo:
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201001121409_RED_78668082&idtel=
Tirem suas conclusões.
Na verdade, os "gringos" da GMerda brasileira foram lá pra pedir mais dinheiro pra aumentar a participação dos lucros em investimento para os novos modelos derivados da família Fragile, coforme abaixo:
http://bizarricesautomotivas.blogspot.com/2010/01…
Pra que Aveo RS se teremos Chevette GT 2011???
poxa por quanto deve custa esse carro,to ancioso
cara, o novo classic é velho,,,,,brasileiro é muit otario, gm ri da nossa cara….pagando 30 mil naquele treco com frente de celta q vais sair de linha…..quauuquauququauauauquau!!!!! EU QUERO ESSE SAIL CARAMBA! NOVO CLASSIC VELHO É O k…
É por isso que eu sempre digo "TUDO SE COPIA NADA SE CRIA" é identico com a traseira do symbol!
Cagado e cuspido!