De cópia do Daewoo Matiz para um projeto original: sim, o Chery QQ evoluiu demais nesses 10 anos desde o lançamento da primeira geração, em 2003. Agora a Chery apresentou a segunda geração do subcompacto, que foi flagrada no ano passado ainda.
O projeto lembra de certa forma o Chery S18, mas traz soluções próprias como a maçaneta colada à moldura do vidro traseiro, mas sem ser escondida como em alguns Alfa Romeos. A traseira usa uma solução parecida com a do compatriota JAC J2, não por coincidência, seu rival local, mas o para-choque é dos mais originais dos últimos tempos.
O novo Chery QQ manteve a mesma plataforma do antigo, porém, é maior em comprimento e largura – embora o entre-eixos seja o mesmo. O interior está mais elegante e espaçoso, além de ter perdido o painel de instrumentos digital, substituído por instrumentos analógicos.
A Chery também trocou o motor do modelo por uma unidade 1.0 litro de 3 cilindros de cerca de 69 hp – pouco mais de 70 cavalos de potência. Há opções de câmbio manual e automático, ambos com cinco marchas, mas a Chery fala num futuro CVT também.
Veja também: Chery lança campanha do Celer com o mote “chega de carro pelado”
A venda do novo Chery QQ começará no final deste ano em alguns países como Chile e Rússia. O Brasil, no entanto, deve ver a novidade apenas em 2014, já que os trâmites de importação aqui são geralmente mais burocráticos.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.