Pronto, mais um projeto de Chris Bangle foi retocado pelo holandês Adrian von Hooydonk e, nessa primeira impressão, melhorou. Sempre achei a frente do Série 1 tímida e agora o hatch da BMW está mais “visível”. Se bem que estranhei o desalinhamento dos faróis.
Já a traseira ganhou força embora fosse um dos pontos mais interessantes do antigo – copiada que foi pelo i30, da Hyundai. Na lateral, tudo igual, pelo menos olhando rapidamente – a BMW pelo menos quis preservar a identidade com o antigo.
Mas o novo Série 1 é maior: tem 8,5 cm a mais de largura, 3 cm a mais de entreeixos, 360 litros de porta-malas (30 litros a mais) e mais espaço para a cabeça. O painel, claro, ganhou volume e muitos equipamentos e espera-se que não reflita em preços mais salgados.
Ao menos na motorização, há uma evolução interessante. Sai de cena o 2.0 de 136 cv que equipa o 118i vendido aqui e entra o motor 1.6 de injeção direta e turbo, com 170 cv de potência. Na Europa, há o 116i com esse motor mais manso (136 cv), além de outros três motores a diesel. Em matéria de transmissão, câmbio manual de seis marchas ou automático de oito!
Mais para frente pintarão as versões mais fortes como a 128i e 130i com motor 2.0 HPI e 240 cv, o mesmo do X1 xDrive28i. Também as versões 2 portas, cupê e cabrio.