Se há quem paga por que se preocupar com o IPI mais alto? Deve ser o pensamento de algumas marcas importadoras. Veja o caso do novo Azera. O sedã entrou no padrão “escultura fluida”, cresceu e ficou mais sofisticado. Resultado: está até 73% mais caro que o antigo. É isso mesmo.
O antigo, conhecido pelo ótimo custo-benefício, chegou a custar R$ 75 mil oficialmente, mas não duvido se algum leitor publique aqui um comentário garantindo ter obtido um preço mais baixo. Já o novo Azera beira os R$ 130 mil, conforme apurou o iG Carros. Se não tivesse sido descontinuado na Coreia e fosse mais simples de montar, certamente a CAOA o teria “transformado” em nacional como fez com o Tucson.
Como atenuante, há que se lembrar que parte desse acréscimo vem do IPI mais alto e também que o preço do antigo Azera era muito mais baixo do que os concorrentes, a ponto de algumas montadoras acusarem informalmente a Hyundai de “dumping”, quando o preço não cobre os custos de produção.
Ao menos agora a linha da Hyundai está seguindo a lógica: o menor Sonata custa menos que o Azera e não o contrário.